SEQUÊNCIAS DE ENSINO COM ENFOQUE SOCIOCIENTÍFICO NA INTERFACE COM AS CORRENTES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1984-3879.2024v24n1ID34426

Palavras-chave:

Interação social, Questões controversas;, Teoria Pedagógica

Resumo

Objetivou-se analisar sob a perspectiva vygotskyana as macrotendências político-pedagógicas-ideológicas da educação ambiental, identificadas em sequências de ensino constituídas em um curso de formação docente fundamentadas na abordagem de Questões Sociocientíficas (QSC). Ao final da formação solicitou-se a elaboração de sequências de ensino, obtendo-se 21 propostas didáticas que foram analisadas para enquadramento das correntes político-pedagógicas de Educação Ambiental. Verificou-se a predominância do viés pragmática (14 sequências), críticas (4 sequências), conservacionistas (2 sequências), uma não foi possível encontrar elementos suficientes para o enquadramento. Esse resultado decorre do processo de construção da identidade e desenvolvimento sócio-histórico, ao qual os professores foram submetidos ao longo do seu desenvolvimento cognitivo. Por isso recomenda-se, que as formações pedagógicas, que pretendem subsidiar a preparação para o trabalho docente com o uso de QSC, carecem de uma base teórica de vertente crítica, como possibilidade de enfrentamento das ideologias reducionistas, tecnicistas e positivistas desse universo educativo.

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Biografia do Autor

Aleson da Silva Fonseca, Doutorando em Educação para a Ciência/Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

Atualmente, estou fazendo doutorado em Educação para a Ciência, na Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", trabalhando com uma linha de pesquisa voltada para uma abordagem metodológica das Questões Sociocientíficas no campo de estudo do CTSA. É Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Atuou como professor efetivo de Ciências Biológicas da E.E. do Ensino Fundamental e Médio Professor Francisco Silva do Nascimento, em João Câmara/RN.

Ivaneide Alves Soares da Costa, Docente lotada no Departamento de Microbiologia e Parasitologia/ Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Possui graduação em Ciências Biológicas Licenciatura, Especialização em Aquicultura e mestrado em Bioecologia Aquática pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte-RN. Possui Doutorado em Ciências pela Universidade Federal de São Carlos-SP e Pós-doutorado pela UFRJ-RJ. Atua como Professora Associada da Universidade Federal do Rio Grande do Norte desde de 2008. Atuou como coordenadora do PIBID Subprojeto Biologia de 2009 a 2018, e atualmente está como coordenadora voluntária. Leciona disciplinas de Instrumentação para o ensino de Ciências e Biologia, Educação ambiental, Alterações ambientais, Microbiologia Geral e ambiental na modalidade presencial e a distância, para a graduação de Biologia e Temas atuais em Ciências da Vida, Conceitos biológicos: dificuldades e estratégias de aprendizagens e Docência no ensino superior no Programa de pós-graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática-PPGECNM, do Centro de Ciências Exatas e da Terra/UFRN e no Programa de pós-graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente-PRODEMA/RN, do Centro de Biociências/UFRN. Coordena e colabora em projetos de pesquisa em ensino e de extensão na área de Educação ambiental e em saúde, Divulgação científica e Formação de professores, atuando principalmente nos seguintes temas: a abordagem do Ensino por Investigação (Inquiry Based Science Education),estratégias de ensino e aprendizagem, elaboração e validação de unidades de ensino. Atuou como professora de Ciências e Biologia na rede pública e particular de ensino básico no Rio Grande do Norte no período de setembro 1987 a dezembro 2008.

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Publicado

16-02-2024

Como Citar

FONSECA, A. da S.; COSTA, I. A. S. da . SEQUÊNCIAS DE ENSINO COM ENFOQUE SOCIOCIENTÍFICO NA INTERFACE COM AS CORRENTES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL . Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação, [S. l.], v. 24, n. 1, p. RE01, 2024. DOI: 10.21680/1984-3879.2024v24n1ID34426. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/34426. Acesso em: 21 nov. 2024.