CAMINHO FORMATIVO DE PROFISSIONAIS DO CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL

ROMPENDO MUROS, CONSTRUINDO HISTÓRIAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1984-3879.2025v25n01ID36961

Palavras-chave:

Narrativas de profissionais, Centro psicossocial, Abordagem biográfica, Inclusão social, Saúde mentais

Resumo

Este artigo tem como objetivo compreender como as atividades dos profissionais do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) contribuem para a formação dos seus usuários na perspectiva da autonomia e da inclusão social, através das memórias, dos relatos e das histórias de vida. É uma pesquisa de abordagem qualitativa, ancorada na pesquisa (auto)biográfica como método de investigação por meio de narrativas de profissionais do centro psicossocial. Os resultados vêm confirmar, através da atuação dos profissionais do CAPS como esse trabalho contribuiu para a formação dos seus usuários na perspectiva da autonomia e da inclusão social, pois oportunizou a (auto)formação destes sujeitos, na perspectiva de desenvolver um novo olhar de si e com o outro e sobre as pessoas que sofrem de transtornos mentais e que são excluídos dos espaços sociais. Posto isso, é necessário desenvolver uma prática de forma crítica, sensata, ética, humana, considerando as diferentes potencialidades e propondo um olhar crítico sobre a realidade social que vislumbre o que se prospecta para o futuro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Evangelista Lima, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (POSEDUC), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Graduação Licenciatura e Bacharelado em Psicologia pela Universidade Federal da Paraíba (1981). Curso de Especialização em Psicologia e Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1990). Tem licenciatura Plena em Pedagogia com Habilitação em Supervisão Escolar pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.. Tem experiência na área de Saúde Mental, Psicologia Hospitalar e Ambulatorial e de Centro de Atenção Psicossocial - CAPS. Curso de Formação em Psicologia Hospitalar. Palestrante em instituições sobre Violência Escolar, Violência Intra familiar, Motivação no Ambiente de Trabalho, Inclusão Social e Escolar, Transtorno do Espectro Autista (TEA). É professor Adjunto IV da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte(Mossoró). É membro Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Memória, (Auto) Biografia e Inclusão (GEPEMABI). É Psicólogo da Secretaria de Saúde Pública do Estado do Rio Grande do Norte (SESAP), atuando no Hemocentro de Mossoró/RN. Desenvolve pesquisas na área da inclusão com a metodologia da pesquisa (auto) biográfica.

Ana Lúcia Oliveira Aguiar, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Pós-Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará (UFC) na linha de pesquisa Movimentos Sociais, Educação Popular e Escola. Doutorado em Sociologia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e Mestrado em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Graduada e Licenciatura em História pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Tem Especialização em Inclusão pela Rede Municipal de Educação de Mossoró/RN, Curso da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), de Intérprete de LIBRAS, pela UERN e Curso de LEDOR, este pela CESGRANRIO, Curso de Legendagem para Surdos e Ensurdecidos, pela UFRN, Curso de Audiodescrição pela UFRN, Curso de Orientação e Mobilidade. Atualmente é professora Adjunta IV da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Foi bolsista de produtividade da UERN, membro dos Grupos de Pesquisa em Educação, Memória, (Auto) Biografia e Inclusão (GEPEMABI) da UERN e membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em História da Educação do Ceará (GEPHEC), da Universidade Federal do Ceará. É professora do Programa de Pós-Graduação, Mestrado em Educação, da UERN e representante da Linha de Pesquisa Práticas Educativas, Cultura, Diversidade e Inclusão, no Programa de Pós Graduação em Educação/POSEDUC, vinculada ao Programa Interinstitucional de Doutorado em Ciências da Saúde (DINTER), Universidade Federal do Rio Grande do Norte e Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, como co-orientadora. É Diretora da Diretoria de Políticas e Ações Inclusivas (DAIN), membro Titular da Comissão de Extensão da Pró-Reitoria de Extensão da UERN, membro representando a Diretoria de Políticas e Ações Inclusivas (DAIN), da Junta Multiprofissional da UERN. Bolsista de Produtividade da UERN. Coordena pesquisas de Iniciação Científica (PIBIC) e de Inovação Tecnológica (PIBIT) sobre a perspectiva (auto) biográfica da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte com apoio do CNPq, pesquisas sobre Deficiência Auditiva, Deficiência Física, Deficiência Visual e Deficiência Intelectual financiadas pela UERN e pelo CNPq, respectivamente. Coordenou pesquisa com apoio da Fundação de Pesquisa do Estado do Rio Grande do Norte (FAPERN). Parecerista Ad Hoc junto à Comissão Permanente de Pesquisa (CPP) da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte e Membro Titular da Câmara de Pesquisa e Pós-Graduação, da UERN. Reúne experiência em pesquisas e extensão com populações camponesas, migrantes, Povos do Mar, Povos do Campo, Quilombolas, Caiçaras, em projetos Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Trabalho com a Metodologia da História Oral e (Auto) Biografia.

Stenio de Brito Fernandes, Secretaria de Estado da Educação e da Cultura do estado do Rio Grande do Norte– SEEC/RN

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação (POSEDUC) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) (2018), e relaciona-se à linha de pesquisa Práticas Educativas, Cultura, Diversidade e Inclusão. Especialista em Mídia na Educação pelo Núcleo de Educação a Distância (NEAD/UERN) (2015). Especialista em História do Brasil República pela UERN (2005), possui graduação em Geografia pela UERN (1999). Atualmente é professor estatutário no município de Porto do Mangue/RN (2003), no Ensino Fundamental II na Escola Municipal Francisca Serafim de Souza e concursado do Estado do Rio Grande do Norte (RN) (2006), com disciplinas de geografia no Ensino Fundamental II e Educação de Jovens e Adultos (EJA) na Escola Estadual Jerônimo Vingt Rosado Maia. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Memória (Auto) Biográfica e Inclusão (GEPEMABI/UERN). Participo do Projeto de Pesquisa em andamento da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPEG/UERN), intitulado: Ascensão Social por meio dos estudos de estudantes de origem popular: da Educação Básica até a Universidade. Faço parte do Projeto de Extensão, intitulado: Histórias de Vida em Música, Teatro e Desenho: Vozes Silenciadas. Ação desenvolvida pela Diretoria de Políticas e Ações Inclusivas (DAIN/UERN) e Pró-Reitoria de Extensão (PROEX/UERN). Tem experiência na área de Educação no Ensino Fundamental II e EJA no Ensino de Geografia, Educação Inclusiva e Narrativas (auto) Biográficas.

 

Referências

DELORY-MOMBERG, Christine. A condição biográfica: ensaios sobre a narrativa de si na modernidade avançada. Natal: EDUFRN, 2012.

FREIRE, Paulo. Conscientização: Teoria e Prática da Liberdade: uma introdução

ao pensamento de Paulo Freire. São Paulo: Cortez & Moraes, 1979.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 48ª: ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra. 1996.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 58. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2014.

GOFFMAN. Erving. Estigma. Rio de Janeiro: Guanabara, 1981.

HALBWACHS, Maurice. A memória Coletiva. Edições Vértice. Editora Revista dos Tribunais. São Paulo. 1990.

JOSSO, Marie-Christine. Experiências de vida e formação. Natal: EDUFRN; São Paulo: Paulus, 2010.

JOSSO, Marie-Christine. Da formação do sujeito ... ao sujeito da formação. In: NOVOA, Antônio; FINGER, Mathias (Org.). O método (auto)biográfico e a formação. Natal: EDUFRN; São Paulo: Paulus, 2010.

MOSQUERA, Juan José Mouriño e STOBÄUS, Claus Dieter. Reflexões sobre autoconhecimento e autorrealização com enfoque na psicologia positiva. In: ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto (Org.). (Auto)biografia e formação humana. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2010.

POLLAK, Michel. Memória, Esquecimento, Silêncio. Estudos Históricos. Rio de Janeiro, vol 2, n. 3. 1989, p. 3-15. Disponível em: https://www.uel.br/cch/cdph/arqtxt/Memoria_esquecimento_silencio.pdf. Acesso em: 15 jan. 2024

SANCHES, Roberto. O saber da narração: Paul Ricoer e Marie-Christine Josso. In: ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto (Org.). (Auto)biografia e formação humana. Natal, EDUFRN; São Paulo: Paulus, 2010.

SILVA, Ana Tereza Reis da. Ecoformação: reflexões para uma pedagogia ambiental, a partir de Rousseau, Morin e Pineau Desenvolvimento e Meio Ambiente, n. 18, p. 95-104, jul./dez. 2008. Editora UFPR. Disponível em: file:///C:/Users/Aleksandra/Downloads/13428-44692-1-PB%20(1).pdf. Acesso em: 10 maio de 2024.

Downloads

Publicado

05-08-2025

Como Citar

LIMA, José Evangelista; OLIVEIRA AGUIAR, Ana Lúcia; DE BRITO FERNANDES, Stenio. CAMINHO FORMATIVO DE PROFISSIONAIS DO CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL: ROMPENDO MUROS, CONSTRUINDO HISTÓRIAS. Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação, [S. l.], v. 25, n. 01, p. SM12, 2025. DOI: 10.21680/1984-3879.2025v25n01ID36961. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/36961. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

Seção

Dossiê: Interface Saúde Mental e Educação: Tecendo Saberes Interdisciplinares

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.