Chegando bem ao Cristo Redentor?

Uma análise da qualidade do Trem do Corcovado (RJ) pelo método TOURQUAL

Autores

  • Daiane Estácio da Silva Tavares
  • Laissa Pacheco dos Santos
  • Tiago Savi Mondo

DOI:

https://doi.org/10.21680/2357-8211.2022v10n3ID26133

Resumo

O avanço da tecnologia permitiu a facilitação do acesso às informações sobre serviços turísticos por meio da internet com base no compartilhamento de experiências individuais. Uma vez que as opiniões de consumidores anteriores de certo serviço são publicadas nas plataformas online, tornam-se uma importante fonte de análise para futuros usuários, comprometendo ou não sua escolha sobre o consumo. Nesse sentido, a presente pesquisa tem por objetivo analisar a percepção da qualidade do serviço do Trem do Corcovado, um dos pontos turísticos mais notáveis do país. Com uma abordagem qualitativa e quantitativa, o estudo foi realizado por meio do método TOURQUAL, cujos dados foram coletados com base na análise de conteúdo gerado por usuários (CGU) nas plataformas TripAdvisor e Google, com recorte temporal de janeiro de 2019 a maio de 2021. Conclui-se, com um alcance de 319 comentários analisados, que o Trem do Corcovado obteve uma nota média de 4,22 segundo a avaliação dos visitantes, na qual destaca-se os indicadores de Estética, Atendimento e Preço, dentro das categorias do TOURQUAL.

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Publicado

25-08-2022

Como Citar

ESTÁCIO DA SILVA TAVARES, D.; PACHECO DOS SANTOS, L.; MONDO, T. S. Chegando bem ao Cristo Redentor? : Uma análise da qualidade do Trem do Corcovado (RJ) pelo método TOURQUAL. Revista de Turismo Contemporâneo, [S. l.], v. 10, n. 3, 2022. DOI: 10.21680/2357-8211.2022v10n3ID26133. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/turismocontemporaneo/article/view/26133. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos