A qualidade de serviços em atrativos turísticos de Florianópolis à luz da teoria do turismo de experiência

Autores

  • Tiago Savi Mondo Instituto Federal de Santa Catarina
  • Mariana Carla Talini Instituto Federal de Santa Catarina
  • Gabriela Gonçalves Silveira Fiates Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.21680/2357-8211.2016v4n2ID8302

Resumo

A experiência que o turista tem no destino começou a ser estudada com maior ênfase na última década. Ao considerar que a percepção de qualidade do serviço turístico por parte do turista leva em conta sua experiência no destino, esta pesquisa objetiva analisar esta relação (qualidade percebida x experiência) a partir da percepção de turistas de Florianópolis. O estudo é caracterizado como quantitativo, descritivo e do tipo estudo de campo. O instrumento utilizado para a coleta de dados foi o questionário, baseado no modelo TOURQUAL, criado e validado por Mondo (2014). A amostra do estudo é considerada probabilística e compreendeu 476 turistas de Florianópolis. Os principais resultados indicam que, com relação a importância do indicador para a qualidade, estética (beleza) e evasão (fuga da rotina) aparecem a frente de entretenimento e aprendizado. Na real avaliação da qualidade, os turistas indicaram que Estética, evasão e aprendizado são indicadores que estão em um nível de bom a excelente nos atrativos de Florianópolis, enquanto o Aprendizado está em um nível de mediano a bom.

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Biografia do Autor

Tiago Savi Mondo, Instituto Federal de Santa Catarina

Bacharel em Turismo e Hotelaria

Bacharel em Educação Física

Especialista em Gestão de Projetos

Mestre em Administração 

Doutor em Administração

Pós Doutorado em andamento na UFPR

Mariana Carla Talini, Instituto Federal de Santa Catarina

Acadêmica do Curso Superior de Tecnologia em Hotelaria

Gabriela Gonçalves Silveira Fiates, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutorado em Engenharia de Produção. Professora de Administração da UFSC.

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Publicado

30-12-2016

Como Citar

MONDO, T. S.; TALINI, M. C.; FIATES, G. G. S. A qualidade de serviços em atrativos turísticos de Florianópolis à luz da teoria do turismo de experiência. Revista de Turismo Contemporâneo, [S. l.], v. 4, n. 2, 2016. DOI: 10.21680/2357-8211.2016v4n2ID8302. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/turismocontemporaneo/article/view/8302. Acesso em: 30 jun. 2024.

Edição

Seção

Artigos