Reputação online como instrumento para melhoria de serviços: um estudo na hotelaria de Garopaba e Imbituba – Santa Catarina
Resumo
A internet representa hoje uma das principais ferramentas de pesquisa de mercado que os consumidores utilizam. Dentro do contexto turístico, por ser um serviço, os aspectos tangíveis são pontos fundamentais na análise e escolha do que consumir. Outro ponto relevante são os depoimentos que turistas inserem na internet sobre sua experiência em determinada viagem ou meio de hospedagem (MH). O conteúdo gerado pelos turistas já constrói a reputação online do MH. Assim, o objetivo desta pesquisa é analisar a reputação online de MHs de Garopaba e Imbituba com base nos preceitos da qualidade de serviços. O estudo é considerado aplicado, descritivo-exploratório e quantitativo. A amostra é composta por todos os comentários feitos por turistas no site www.tripadvisor.com, que tinham como sujeitos comentados os MHs de Garopaba e Imbituba. A coleta de dados aconteceu nos meses de Março e Abril de 2013. Foram analisados 325 comentários. Os dados foram analisados utilizando-se o Software SPSS 17 e para análise de textos T-LAB 4.1. Os principais resultados indicam que existe predominância de comentários positivos em ambos os municípios. Verificaram-se também a ocorrência de comentários nos idiomas português, inglês, alemão e espanhol o que demonstra certa internacionalização dos destinos. E as principais palavras ligadas aos comentários foram de sentido positivo como boa, excelente, praia, pousada. Ao final, percebe-se que os MHs de Imbituba possuem uma melhor reputação online que os de Garopaba, tendo grandes possibilidades de análise de mercado e melhoria dos serviços a pesquisa da reputação online.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).