TRABALHO INFANTIL: GRAVE VIOLAÇÃO AOS DIREITOS HUMANOS

Autores

  • Marta Teixeira de Souza Moura Universidade Federal do Amazonas - UFAM
  • Dr Juliano Ralo Universidade Federal do Amazonas - UFAM
  • Dr Thiago Galeão Universidade Federal do Amazonas - UFAM

DOI:

https://doi.org/10.21680/1982-310X.2022v15n2ID35631

Resumo

O artigo tem como objeto a exploração da mão de obra de menores. Objetiva-se, analisar as suas principais tendências expostas nos últimos dez anos incluindo o período pandêmico da Covid-19. O procedimento metodológico aplicado neste estudo fez uso de revisão bibliográfica. A coleta de dados foi feita através de livros de caráter jurídico, sociológicos, monografias, leis e legislações que tratam do tema abordado. Ao final pretende-se fomentar reflexões acerca do trabalho infantil, demonstrando sucintamente as formas mais resistentes de trabalho infantil no Estado do Amazonas, como: o doméstico e o informal urbano. Conhecer os aspectos legais do trabalho infantil no ordenamento jurídico brasileiro. Descrever sobrea as piores formas de trabalho infantil e seus prejuízos na vida dos menores. Demonstrar a atuação dos responsáveis em garantir a efetivação desses direitos, tais como: do Estado por meio de seus órgãos públicos; da família, da sociedade; da comunidade; e do Sistema de Garantias de Direitos. Estimular a elaboração e promoção de ações de prevenção e erradicação dessa grave violação aos direitos humanos de crianças e adolescentes. Todavia, estudos apontam que, houve uma estagnação, pela primeira vez nos últimos 20 anos, na redução do trabalho infantil. Apesar disso, diversos países, inclusive o Brasil, assumem o compromisso de eliminar todas as formas de trabalho infantil até 2025

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dr Juliano Ralo, Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Doutor em Direito Civil pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Vice-Coordenador e Professor Permanente do Programa de Mestrado em Constitucionalismo e Direitos da Amazônia da Universidade Federal do Amazonas – UFAM; Professor Adjunto da Graduação da Faculdade de Direito da UFAM; Líder do Grupo de Pesquisa Direito Civil Contemporâneo na Amazônia pela FD-UFAM; Coordenador do Curso de Direito da Universidade Nilton Lins; Professor Adjunto da Faculdade Martha Falcão; Membro da Rede de Direito Civil Contemporâneo; Coordenador Pedagógico da Escola Superior da Magistratura do Estado do Amazonas; Associado ao Instituto de Direito Privado; Associado ao Instituto Brasileiro de Estudos de Responsabilidade Civil – IBERC; Associado do Instituto Brasileiro de Direito de Consumidor – BRASILCON.

Dr Thiago Galeão, Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Pós-Doutor e Doutor em Direito pela Universidade de Brasília - UNB. Professor Adjunto da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Amazonas. Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal do Amazonas (PPGDIR-UFAM). Advogado.

Downloads

Publicado

22-03-2024

Como Citar

TEIXEIRA DE SOUZA MOURA, M.; RALO MONTEIRO, J.; AUGUSTO GALEÃO DE AZEVEDO, T. . TRABALHO INFANTIL: GRAVE VIOLAÇÃO AOS DIREITOS HUMANOS. Revista Digital Constituição e Garantia de Direitos, [S. l.], v. 15, n. 2, 2024. DOI: 10.21680/1982-310X.2022v15n2ID35631. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/constituicaoegarantiadedireitos/article/view/35631. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

27ª EDIÇÃO

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)