TRABALHO INFANTIL: GRAVE VIOLAÇÃO AOS DIREITOS HUMANOS
DOI:
https://doi.org/10.21680/1982-310X.2022v15n2ID35631Resumo
O artigo tem como objeto a exploração da mão de obra de menores. Objetiva-se, analisar as suas principais tendências expostas nos últimos dez anos incluindo o período pandêmico da Covid-19. O procedimento metodológico aplicado neste estudo fez uso de revisão bibliográfica. A coleta de dados foi feita através de livros de caráter jurídico, sociológicos, monografias, leis e legislações que tratam do tema abordado. Ao final pretende-se fomentar reflexões acerca do trabalho infantil, demonstrando sucintamente as formas mais resistentes de trabalho infantil no Estado do Amazonas, como: o doméstico e o informal urbano. Conhecer os aspectos legais do trabalho infantil no ordenamento jurídico brasileiro. Descrever sobrea as piores formas de trabalho infantil e seus prejuízos na vida dos menores. Demonstrar a atuação dos responsáveis em garantir a efetivação desses direitos, tais como: do Estado por meio de seus órgãos públicos; da família, da sociedade; da comunidade; e do Sistema de Garantias de Direitos. Estimular a elaboração e promoção de ações de prevenção e erradicação dessa grave violação aos direitos humanos de crianças e adolescentes. Todavia, estudos apontam que, houve uma estagnação, pela primeira vez nos últimos 20 anos, na redução do trabalho infantil. Apesar disso, diversos países, inclusive o Brasil, assumem o compromisso de eliminar todas as formas de trabalho infantil até 2025
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Digital Constituição e Garantia de Direitos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores mantêm os direitos autorais pelo seu artigo. Entretanto, repassam direitos de primeira publicação à revista. Em contrapartida, a revista pode transferir os direitos autorais, permitindo uso do artigo para fins não- comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para outras bases de dados ou meios de publicação.