Imaginário coletivo e memes nas redes sociais digitais:

o caso da Escola da Depressão

Autores

  • Raphael Alves Silva Universidade Federal Rural de Pernambuco/Fundação Joaquim Nabuco http://orcid.org/0000-0003-4550-8767
  • Flavia Mendes de Andrade e Peres Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2018v56n50ID14459

Palavras-chave:

Escola, Redes sociais, Memes, Imaginário coletivo

Resumo

O presente trabalho busca compreender a articulação entre a constituição de um imaginário coletivo sobre a escola e sua materialização no gênero discursivo “meme”, nas redes sociais digitais. Trata-se de um estudo orientado pela etnografia virtual, com base em um corpus analítico situado na página do Facebook Escola da Depressão. Entre janeiro e março de 2017, foram realizadas imersões no espaço virtual com o objetivo de observar as práticas de uso e analisar os memes, publicados na página em foco. O panorama estudado indica que suas manifestações discursivas realçam, quase sempre, uma visão pessimista sobre a escola, a qual não é percebida como espaço para manifestação de valores igualitários e liberdade de pensamento. Com base na perspectiva dos estudantes, essas materialidades enunciam situações que caracterizam, ressignificam e criticam o cotidiano escolar com o uso do humor; deslegitimam o papel educacional e transformador da escola, mas não apresentam propostas para possíveis rupturas com o modelo imposto.

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Biografia do Autor

Raphael Alves Silva, Universidade Federal Rural de Pernambuco/Fundação Joaquim Nabuco

Mestre em Educação, Culturas e Identidades no Programa da Universidade Federal Rural de Pernambuco em Parceria com a Fundação Joaquim Nabuco. Pós-Graduado em Linguística Aplicada ao Ensino, pela Faculdade Frassinetti do Recife (Fafire). Tem Graduação em Licenciatura em Letras e em Ciências Econômicas, pela Universidade Federal Rural de Pernambuco. Atua como professor nas áreas de Língua Portuguesa, Produção Textual e Educação. Organizou eventos na área de Literatura e Educação e desenvolve pesquisas sob os paradigmas transdisciplinares, analisando historicamente como os discursos sobre a escola foram e são construídos, percebendo também os processos de subjetivação e os imaginários dos agentes que dela fazem parte.

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Publicado

11-12-2018

Como Citar

Silva, R. A., & Peres, F. M. de A. e. (2018). Imaginário coletivo e memes nas redes sociais digitais:: o caso da Escola da Depressão. Revista Educação Em Questão, 56(50). https://doi.org/10.21680/1981-1802.2018v56n50ID14459

Edição

Seção

Artigos