Projeto de ensino para 6º e 7º anos: desenvolvendo a automaticidade na decodificação em estudantes PcD

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1517-7874.2023v25n3ID32193

Resumo

O ensino remoto em decorrência da pandemia de Covid-19 fez agravar várias etapas no processo de ensino-aprendizagem, o que pôde ser comprovado ao se detectar dificuldades de leitura em estudantes dos anos finais do ensino fundamental. Este trabalho é fruto do projeto “Letramento em português: entre leituras e escritas” desenvolvido no 2º semestre letivo de 2022, no Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Sergipe (CODAP-UFS), com estudantes do 6º e 7º ano que apresentaram desempenho em leitura incompatível com a série em curso, identificado em avaliações diagnósticas de fluência em leitura oral e compreensão leitora. Como referencial, contou com resultados de avaliação diagnóstica de leitura feita nesse contexto escolar (MACHADO, 2018; MACHADO; FREITAG, 2019; MACHADO; SANTOS; CRUZ, 2019; MACHADO; SANTOS, 2022) e que apontou novos desafios para o docente trabalhar a competência leitora no contexto coletivo, dando atenção individualizada aos estudantes com desempenho mais comprometido.  O objetivo deste projeto é promover oficinas no turno oposto ao das aulas regulares para desenvolver as habilidades de leitura e escrita. Participaram 21 estudantes, organizados em dois grupos, acompanhados por graduandos de Letras. Apresentam-se aqui os resultados do Grupo 1 que atendeu quatro estudantes caracterizados como pessoas com deficiência (PcD), para desenvolver a automaticidade na decodificação. O material didático das oficinas foi construído coletivamente de forma a desenvolver prática de leitura em voz alta e de escrita, tomando o texto como elemento norteador do planejamento e atendendo a objetivos bem definidos, organizados por ordem de complexidade cognitiva de objetivos de aprendizagem (MACHADO; BISPO, 2019). Como forma de apresentar os resultados do projeto à comunidade escolar, foi realizado um evento de culminância com apresentação de trabalhos produzidos nas oficinas.     

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alessandra Pereira Gomes Machado, Universidade Federal de Sergipe

Doutora em Educação (PPGED/UFS) e professora do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Sergipe (CODAP/UFS). Desenvolve pesquisa sobre avaliação diagnóstica de leitura com foco em fluência em leitura oral e compreensão leitora. Atua na formação de professores como supervisora de estágio e no Programa Residência Pedagógica (PRP).

Isabel de Fátima Rodrigues Silva, Universidade Federal de Sergipe

Especialista em Gestão Cultural, professora do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Sergipe. Desenvolve projetos de ensino e extensão. Atua na formação de professores como supervisora de estágio e no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à docência (PIBID).

Geisla Maria Marcelly Alcântara Santos, Universidade Federal de Sergipe

Graduanda do curso de Letras Português e Francês da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Participa do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID); do Programa Institucional de Bolsas em Iniciação Científica (PIBIC), com o tema de pesquisa: Avaliação diagnóstica de leitura; no projeto de extensão Letramento em Português: entre leituras e escritas.

Yasmine Grazielle da Cruz , Universidade Federal de Sergipe

Graduanda do curso de Letras Português e Francês da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Possui participação no Programa Residência Pedagógica (PRP); no Programa Institucional de Bolsas em Iniciação Científica (PIBIC), com o tema de pesquisa: Recursos para o ensino-aprendizagem de Português como Língua Estrangeira (PLE) ou Adicional (PLA); no projeto de extensão Letramento em Português: entre leituras e escritas e em variados estágios não-obrigatórios.

Downloads

Publicado

05-10-2023

Como Citar

PEREIRA GOMES MACHADO, A.; DE FÁTIMA RODRIGUES SILVA, I.; ALCÂNTARA SANTOS, G. M. M.; DA CRUZ , Y. G. . Projeto de ensino para 6º e 7º anos: desenvolvendo a automaticidade na decodificação em estudantes PcD. Revista do GELNE, [S. l.], v. 25, n. 3, p. e32193, 2023. DOI: 10.21680/1517-7874.2023v25n3ID32193. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/32193. Acesso em: 24 jul. 2024.

Edição

Seção

Edição Especial 2023 - Linguagens sem fronteiras no mundo pós-pandêmico - Trabalhos selecionados da 29ª Jornada do GELNE