A presença/ausência da produção marxiana e de Manacorda nos currículos de pedagogia das universidades federais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/2596-0113.2019v2n0ID17199

Palavras-chave:

Pedagogia, Universidades Federais, Fundamentos da Educação, Manacorda, Marx

Resumo

Este artigo objetiva analisar a presença e ausência dos textos de Marx e Manacorda nos cursos de pedagogia de universidades federais. Assim, procura desvelar as orientações epistemológicas presentes na área de fundamentos da educação. Para realização do trabalho foram analisados os projetos político pedagógicos e a bibliografia disponibilizadas nos endereços eletrônicos das instituições. Tendo como princípio norteador o referencial teórico marxista, foram utilizados os seguintes autores: Gramsci (1982), Manacorda (1996, 2007), Marx (1984, 2007), Frigotto (2003), entre outros. A ausência de uma epistemologia alicerçada no materialismo histórico e dialético explica-se pela hegemonia material da burguesia que se traduz em um modelo de formação de professores que esvazia o conhecimento. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Albornoz, S. (2004). O que é trabalho. São Paulo: Brasiliense.

Brasil (1998). Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos: Apresentação dos temas transversais. Brasília: MEC/SEF, 1998.

Facci, M. G. D. (2004). Valorização ou esvaziamento do trabalho do professor? um estudo crítico-comparativo da teoria do professor reflexivo, do construtivismo e da psicologia vigotskiana. Campinas, SP: Autores Associados.

Ferretti, C. J., Zibas, D. M. L., Madeira, F. R., & Franco, M. L. P. B. (Org.). (1994). Novas tecnologias, trabalho e educação: Um debate multidisciplinar (3ª edição). Petrópolis, RJ: Vozes.

Frigotto, G. Educação e a crise do capitalismo real (5a edição). São Paulo: Cortez, 2003.

Gramsci, A. (1982). Os intelectuais e a organização da cultura (C.N. Coutinho, Trad. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira.

Manacorda, M. A. (1996). História da educação: Da Antiguidade aos nossos dias. São Paulo: Cortez, 1996.

Manacorda, M. A. (1991). Marx e a pedagogia moderna. Campinas: Autores Associados.

Manacorda, M. A. (2013). O Princípio educativo em Gramsci: americanismo e conformismo. Campinas: Alínea, 2013.

Marx, K., & Engels, F. (1984). A ideologia alemã. São Paulo: Hucitec.

Marx, K., & Engels, F. (2007). A ideologia alemã. São Paulo: Boitempo.

Netto Paulo, J. (1998) Prólogo: elementos para uma leitura crítica do Manifesto Comunista. In: K. Marx, Manifesto do Partido Comunista. São Paulo: Cortez.

Nosella, P., & Buffa, E. (2005). As pesquisas sobre instituições escolares: O método dialético marxista de investigação. Eccos Revista Científica, 7 (2), 351-368.

Saviani, D. (2007). Prefácio. In M. A. Manacorda, Marx e a pedagogia moderna. Campinas: Autores Associados.

Saviani, D. Transformações do capitalismo, do mundo do trabalho e da educação. In: J.C. Lombardi et al. (Orgs.), Capitalismo, trabalho e educação (3a edição). Campinas, São Paulo; Autores Associados.

Fundação Universidade Federal da Grande Dourados (2018). Projeto Político Pedagógico de Pedagogia. Recuperado de http://files.ufgd.edu.br/arquivos/arquivos/78/COGRAD/Resolu%C3%A7%C3%A3o%20CEPEC%20235-2018%20altera%20PPC%20Pedagogia.pdf

Universidade Federal do Amazônas. Projeto Político Pedagógico (s.d). Recuperado de http://faced.ufam.edu.br/images/stories/arquivos/projeto%20pedagogico%20de%20pedagogia.pdf

Universidade Federal do Ceará Faculdade de Educação Curso de Pedagogia (2008). Projeto Político Pedagógico. Recuperado de http://www.faced.ufc.br/wp-content/uploads/2018/09/pp-pedagogia-1.pdf

Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (2012). Projeto Político Pedagógico de Pedagogia. Recuperado de http://media.ufvjm.edu.br/content/uploads/sites/18/2014/09/Pedagogia-Projeto-Pedag%C3%B3gico.pdf

Downloads

Publicado

24-03-2019

Como Citar

Gomes, M. A. de O. (2019). A presença/ausência da produção marxiana e de Manacorda nos currículos de pedagogia das universidades federais. History of Education in Latin America - HistELA, 2, e17199. https://doi.org/10.21680/2596-0113.2019v2n0ID17199

Edição

Seção

Artigos