A presença/ausência da produção marxiana e de Manacorda nos currículos de pedagogia das universidades federais
DOI:
https://doi.org/10.21680/2596-0113.2019v2n0ID17199Palavras-chave:
Pedagogia, Universidades Federais, Fundamentos da Educação, Manacorda, MarxResumo
Este artigo objetiva analisar a presença e ausência dos textos de Marx e Manacorda nos cursos de pedagogia de universidades federais. Assim, procura desvelar as orientações epistemológicas presentes na área de fundamentos da educação. Para realização do trabalho foram analisados os projetos político pedagógicos e a bibliografia disponibilizadas nos endereços eletrônicos das instituições. Tendo como princípio norteador o referencial teórico marxista, foram utilizados os seguintes autores: Gramsci (1982), Manacorda (1996, 2007), Marx (1984, 2007), Frigotto (2003), entre outros. A ausência de uma epistemologia alicerçada no materialismo histórico e dialético explica-se pela hegemonia material da burguesia que se traduz em um modelo de formação de professores que esvazia o conhecimento.
Downloads
Referências
Albornoz, S. (2004). O que é trabalho. São Paulo: Brasiliense.
Brasil (1998). Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos: Apresentação dos temas transversais. Brasília: MEC/SEF, 1998.
Facci, M. G. D. (2004). Valorização ou esvaziamento do trabalho do professor? um estudo crítico-comparativo da teoria do professor reflexivo, do construtivismo e da psicologia vigotskiana. Campinas, SP: Autores Associados.
Ferretti, C. J., Zibas, D. M. L., Madeira, F. R., & Franco, M. L. P. B. (Org.). (1994). Novas tecnologias, trabalho e educação: Um debate multidisciplinar (3ª edição). Petrópolis, RJ: Vozes.
Frigotto, G. Educação e a crise do capitalismo real (5a edição). São Paulo: Cortez, 2003.
Gramsci, A. (1982). Os intelectuais e a organização da cultura (C.N. Coutinho, Trad. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira.
Manacorda, M. A. (1996). História da educação: Da Antiguidade aos nossos dias. São Paulo: Cortez, 1996.
Manacorda, M. A. (1991). Marx e a pedagogia moderna. Campinas: Autores Associados.
Manacorda, M. A. (2013). O Princípio educativo em Gramsci: americanismo e conformismo. Campinas: Alínea, 2013.
Marx, K., & Engels, F. (1984). A ideologia alemã. São Paulo: Hucitec.
Marx, K., & Engels, F. (2007). A ideologia alemã. São Paulo: Boitempo.
Netto Paulo, J. (1998) Prólogo: elementos para uma leitura crítica do Manifesto Comunista. In: K. Marx, Manifesto do Partido Comunista. São Paulo: Cortez.
Nosella, P., & Buffa, E. (2005). As pesquisas sobre instituições escolares: O método dialético marxista de investigação. Eccos Revista Científica, 7 (2), 351-368.
Saviani, D. (2007). Prefácio. In M. A. Manacorda, Marx e a pedagogia moderna. Campinas: Autores Associados.
Saviani, D. Transformações do capitalismo, do mundo do trabalho e da educação. In: J.C. Lombardi et al. (Orgs.), Capitalismo, trabalho e educação (3a edição). Campinas, São Paulo; Autores Associados.
Fundação Universidade Federal da Grande Dourados (2018). Projeto Político Pedagógico de Pedagogia. Recuperado de http://files.ufgd.edu.br/arquivos/arquivos/78/COGRAD/Resolu%C3%A7%C3%A3o%20CEPEC%20235-2018%20altera%20PPC%20Pedagogia.pdf
Universidade Federal do Amazônas. Projeto Político Pedagógico (s.d). Recuperado de http://faced.ufam.edu.br/images/stories/arquivos/projeto%20pedagogico%20de%20pedagogia.pdf
Universidade Federal do Ceará Faculdade de Educação Curso de Pedagogia (2008). Projeto Político Pedagógico. Recuperado de http://www.faced.ufc.br/wp-content/uploads/2018/09/pp-pedagogia-1.pdf
Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (2012). Projeto Político Pedagógico de Pedagogia. Recuperado de http://media.ufvjm.edu.br/content/uploads/sites/18/2014/09/Pedagogia-Projeto-Pedag%C3%B3gico.pdf
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons — Attribution 4.0 International — CC BY 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.