A presença/ausência da produção marxiana e de Manacorda nos currículos de pedagogia das universidades federais
DOI:
https://doi.org/10.21680/2596-0113.2019v2n0ID17199Palabras clave:
Pedagogia, Universidades Federais, Fundamentos da Educação, Manacorda, MarxResumen
Este artigo objetiva analisar a presença e ausência dos textos de Marx e Manacorda nos cursos de pedagogia de universidades federais. Assim, procura desvelar as orientações epistemológicas presentes na área de fundamentos da educação. Para realização do trabalho foram analisados os projetos político pedagógicos e a bibliografia disponibilizadas nos endereços eletrônicos das instituições. Tendo como princípio norteador o referencial teórico marxista, foram utilizados os seguintes autores: Gramsci (1982), Manacorda (1996, 2007), Marx (1984, 2007), Frigotto (2003), entre outros. A ausência de uma epistemologia alicerçada no materialismo histórico e dialético explica-se pela hegemonia material da burguesia que se traduz em um modelo de formação de professores que esvazia o conhecimento.
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