A expansão do ensino primário rural na região de Birigui - Noroeste Paulista – Brasil (1920-1960)
DOI:
https://doi.org/10.21680/2596-0113.2019v2n0ID17200Palavras-chave:
Imigração, Colonização, Escolas rurais, Brasil, Noroeste PaulistaResumo
Este estudo compreende a atividade educativa formal desenvolvida pelo governos municipal e estadual na zona rural do município de Birigui/SP, entre 1920 a 1960, levando em consideração os antecedentes de colonização e imigração. O objetivo consiste em apontar algumas notas sobre o desenvolvimento da escola primária rural no município de Birigui/SP, por meio da localização, reunião e analise de fontes documentais. Para a analise desse objeto de estudo, procedeu-se à utilização tanto de indicadores do tipo quantitativo, como qualitativos. O ensino primário rural no Brasil segundo Ávila e Souza (2013) na década de 1940 foi concebido para instruir, civilizar, moralizar, higienizar e nacionalizar, tendo por objetivo fixar o homem no campo para segurança nacional, daí o expressivo número de escolas rurais, inclusive em Birigui/SP.
Downloads
Referências
Ávila, V. P. S. (2013). História do ensino primário rural no estado de São Paulo e Santa Catarina (1921 – 1952): Uma abordagem comparada. Araraquara, 2013. Tese (Doutorado em Educação Escolar) – Faculdade de Ciências e Letras, Universidade Estadual Paulista, Araraquara.
Bigélli, I. F. S., & Serra, Á. E. O percurso de uma alfabetizadora: formação e profissão. Revista ACOALFAplp, 5(9), 134-56. Recuperado de http://www.revistas.usp.br/reaa/article/view/11571.
Birigui. (1948). Birigui em sua 1ª concentração rural. Birigui: Gráfica Novos Rumos.
Camargo, A. P. R. (2010). Povoar o hinterland: o ensino rural como fronteira entre estatística e educação na trajetória de Teixeira de Freitas. Revista Brasileira de História da Educação, 23, 133-167.
Carramaschi, E. (1948). O problema do ensino primário na zona rural. In: BIRIGUI. Birigui em sua 1ª concentração rural. Birigui, SP: Gráfica Novos Rumos. p.94-95.
Cerecedo, A. C., Los Rios, J. A. G., & Fernández, C. E. (2011). Campesinos y escolares la construcción de la escuela em el campo latinoamericano: siglos XIX y XX. México: Miguel Angel Porrúa: El Colegio Mexiquense.
Elias, N. (1997). Os alemães: a luta pelo poder e a evolução do habitus nos séculos XIX e XX. Rio de Janeiro: Jorge Zahar.
Ercilla, A. M., & pinheiro, B. (Org.). (1928). O estado de São Paulo: zona noroeste. São Paulo: Propaganda Pan-americana.
Freitas, S. M. (1999). E chegaram os imigrantes... (o café e a imigração em São Paulo) (2ª ed.) São Paulo: edição da autora.
Lionetti, L., Civera, A., & Werle, F. O. C. (2013). Sujetos, comunidades rurales y culturas escolares em América Latina. Rosario: Prohistoria Ediciones.
Mendonça, S. R (2011). Imperialismo, educácion rural y dualidad pedagógica em Brasil, 1946-1951. In A. C. Cerecedo.; J. A. G. Los Rios, & C. E. Fernández, C. E. Campesinos y escolares la construcción de la escuela em el campo latinoamericano – siglos XIX y XX. México: Miguel Angel Porrúa; El Colegio Mexiquense.
Minicucci, V. (1948). 1° Congresso rural de Birigui: escolas para a zona rural. In Birigui. Birigui em sua 1ª concentração rural (69-72). Birigui: Gráfica Novos Rumos.
Moreira, A. C. (2008). História do café no Brasil. (1ª ed.) São Paulo: Magna Editora Cultural.
Os Municípios. (1939). A revista que o Brasil lê. São Paulo.
Pereira, M. A. F. Radiografia de la educación rural paulista (1936). In L. Lionetti, A. Civera, & F. O. C. Werle. Sujetos, comunidades rurales y culturas escolares em América Latina. Rosario: Prohistoria Ediciones; El Colegio Mexiquense; El Colegio de Michoacán.
Pisani, S. (1937). Lo Stato di San Paolo nell Cinquantenario dell´Immgrarione. São Paulo.
Rémond, R. (Org.). (2003). Por uma história política (2ª ed.). Rio de Janeiro: FGV.
Serra, Á. E. (2007). A formação do professor alfabetizador em Birigui/SP (1961/1976). Araraquara: Junqueira & Marin.
Serra, Á. E., & Biancolin, R. A. (2011). Coleção Birigui Cem Anos (Fasc. 4). Araçatuba: Folha da Região.
Serra, Á. E. (2014a). A influência da imigração italiana nas escolas de Birigui – São Paulo – Brasil. In J. M. H. DÍAZ. Influencias italianas em la educación española e iberoamericana. Salamanca: Fahrenhouse.
Serra, Á. E. (2014b). La expansion de las escuelas primarias rurales de Birigui/SP en el contexto de la Segunda Guerra Mundial. Anais da International Standing Conference for The History of Education, Londres, Inglaterra, 36.
Souza, R. F., & Ávila, V. P. S. (2013a). As disputas em torno do ensino primário rural (São Paulo, 1931-1947). (no prelo)
Souza, R. F., & Ávila, V. P. S. (2013b). Para uma genealogia da escola primária rural: entre o espaço e a configuração pedagógica (São Paulo, 1889 – 1947). Anais do Congresso Brasileiro de História Ddaa Educação, Cuiabá, Brasil, 7.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons — Attribution 4.0 International — CC BY 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.