José Álvares de Azevedo e a circulação de ideias sobre a educação de cegos no Brasil no século XIX

Autores

  • Jammerson Yuri da Silva Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Arthur Cassio de Oliveira Vieira Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Olivia Morais de Medeiros Neta Universidade Federal do Rio Grande do Norte https://orcid.org/0000-0002-4217-2914

DOI:

https://doi.org/10.21680/2596-0113.2024v7n1ID38788

Palavras-chave:

História da educação, Instituições, Intelectual, Sistema Braille

Resumo

Este artigo investiga as conexões entre instituições, intelectuais e práticas educacionais voltadas para a educação de pessoas cegas no Brasil no século XIX, com foco na atuação de José Álvares de Azevedo. A análise considera a circulação de ideias entre o Brasil e a França, mediada pela formação de Álvares no Institut National des Jeunes Aveugles de Paris e sua introdução do Sistema Braille no Brasil. Adota-se como referencial teórico a História Cultural, com base em autores como Jean-François Sirinelli, Peter Burke e Justino Magalhães, para compreender as redes de sociabilidade e o papel dos intelectuais na adaptação de modelos pedagógicos ao contexto brasileiro. A pesquisa destaca o Imperial Instituto dos Meninos Cegos como um marco da educação inclusiva, representando a adaptação local de práticas globais. A partir de fontes documentais variadas, conclui-se que a difusão do Braille e a articulação de ideias e práticas educacionais refletiram um movimento de modernização social e de inclusão, cujos impactos reverberam até os dias atuais.

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Referências

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Imperial Instituto dos Meninos Cegos - Rio de Janeiro

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Publicado

27-12-2024

Como Citar

Silva, J. Y. da, Vieira, A. C. de O. ., & Medeiros Neta, O. M. de. (2024). José Álvares de Azevedo e a circulação de ideias sobre a educação de cegos no Brasil no século XIX. History of Education in Latin America - HistELA, 7(1), e38788. https://doi.org/10.21680/2596-0113.2024v7n1ID38788

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