A expansão do ensino primário rural na região de Birigui - Noroeste Paulista – Brasil (1920-1960)
DOI:
https://doi.org/10.21680/2596-0113.2019v2n0ID17200Palabras clave:
Imigração, Colonização, Escolas rurais, Brasil, Noroeste PaulistaResumen
Este estudo compreende a atividade educativa formal desenvolvida pelo governos municipal e estadual na zona rural do município de Birigui/SP, entre 1920 a 1960, levando em consideração os antecedentes de colonização e imigração. O objetivo consiste em apontar algumas notas sobre o desenvolvimento da escola primária rural no município de Birigui/SP, por meio da localização, reunião e analise de fontes documentais. Para a analise desse objeto de estudo, procedeu-se à utilização tanto de indicadores do tipo quantitativo, como qualitativos. O ensino primário rural no Brasil segundo Ávila e Souza (2013) na década de 1940 foi concebido para instruir, civilizar, moralizar, higienizar e nacionalizar, tendo por objetivo fixar o homem no campo para segurança nacional, daí o expressivo número de escolas rurais, inclusive em Birigui/SP.
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