Análise de impressos no Brasil Império
a circulação do ensino universal de Jacotot na pedagogia e homeopatia
DOI:
https://doi.org/10.21680/2596-0113.2019v2n0ID17289Palavras-chave:
Jacotot, Sciencia, Império, Métodos, LeituraResumo
Esse trabalho visa compreender o Ensino Universal apresentado na Filosofia Panecástica do francês Joseph Jacotot (1770-1840) a partir da análise de diferentes impressos brasileiros no século XIX. A análise será fundamentada em autores como Boto (2012; 2016; 2017), Boto & Albuquerque (2016, 2017), Rancière (2015) e Raisky (2012). No trabalho com as fontes, serão utilizados documentos avulsos da instrução pública (1855-1857), relatórios da Instrução Pública (1850-1860), periódico SCIENCIA, dentre outros. Conflitos, tensões, acordos, discriminações, satisfações, disputas e rejeições engendraram-se à história desses intelectuais.
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