Analysis of prints in Brazil empire
the circulation the universal teaching of the Jacotot in pedagogy and homeopathy
DOI:
https://doi.org/10.21680/2596-0113.2019v2n0ID17289Keywords:
Jacotot, Sciencia, Methods, Empire, ReadingAbstract
This work aims to understand the Universal Education presented in the Philosophy Panecastica of the French Joseph Jacotot (1770-1840) from the analysis of different Brazilian printed in the 19th century. The analysis will be based on authors such as Boto (2012, 2016, 2017), Boto & Albuquerque (2016, 2017), Rancière (2015) and Raisky (2012). In the work with the sources, will be used documents of the public instruction (1855-1857), reports of the Public Instruction (1850-1860), periodical Sciencia, among others. Conflicts, tensions, agreements, discriminations, satisfactions, disputes and rejections were engendered in the history of these intellectuals.
Downloads
References
Batista, A. A. G., Galvão & Oliveira, A. M. (2009). Livros escolares de leitura no Brasil: Elementos para uma história. Campinas: Mercado de Letras.
Boto, C. (2012). A escola primária como rito de passagem: Ler, escrever, contar e se comportar. Imprensa da Universidade de Coimbra.
Boto, C., & Albuquerque, S. L. (2018). Entre idas e vindas: vicissitudes do método Castilho no Brasil do século XIX. História da Educação, 22(56), 16-37.
Castelo Branco, F. (1977). Castilho tenta difundir o seu método de leitura no Brasil. Revista da Faculdade de Educação USP. 3(1), 32-45.
Galhardo, J. E. R. (1928). História da homeopatia no Brasil. In Livro do I Congresso Brasileiro de Homeopatia. Rio de Janeiro: Associação Paulista de Homeopa.
Murasse, C. M. (2008). O Auxiliador da Indústria Nacional e Educação. Congresso Brasileiro da História da Educação, Aracaju, 5.
Perella, C. S. S. A. (2011). Joseph Jacotot: Contribuição para a reflexão acerca do conselho de escola (Comunicação Oral Associação Nacional de Política e Administração da Educação).
Raisky, C. (2012). Joseph Jacotot: Le pédagogue paradoxal. Dijon: Editions Raison et Passions.
Rancière, J. (2015). O mestre ignorante: Cinco lições sobre a emancipação intelectual (3ª ed., Lílian do Vale, Trad.). Belo Horizonte: Autêntica Editora.
Sciencia (1847a, setembro), 1(3). Recuperado de http://memoria.bn.br/DocReader/docreader.aspx?bib=730076&pesq
Sciencia (1847b, novembro), 1(5). Recuperado de http://memoria.bn.br/DocReader/docreader.aspx?bib=730076&pesq
Sciencia (1848a, maio), 2(16). Recuperado de http://memoria.bn.br/DocReader/docreader.aspx?bib=730076&pesq
Sciencia (1848b, junho), 2(21). Recuperado de http://memoria.bn.br/DocReader/docreader.aspx?bib=730076&pesq
Sciencia. Recuperado de http://memoria.bn.br/DocReader/docreader.aspx?bib=730076&pesq
Vojniak, F. O império das primeiras letras: Uma história da institucionalização da cartilha de alfabetização no século XIX. Curitiba: Editora Prismas, 2014.
Zicman, R. B. (1985). História através da imprensa: Algumas considerações metodológicas. In História e historiografia: Contribuições e Debates. São Paulo: EDUC.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons — Attribution 4.0 International — CC BY 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.