Ensino Profissional na nova capital mineira (1909-1927)

marcadores republicanos de secularização e Estado laico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/2596-0113.2019v2n0ID17351

Palavras-chave:

Secularização, Ensino Profissional, Estado Laico

Resumo

A pesquisa teve como objetivo compreender a possível relação entre secularização, Estado e Ensino Profissional. No procedimento metodológico, procurou articular dialeticamente as dimensões local, estadual e nacional a respeito do ensino profissional. As fontes incluíram jornais, legislação educacional e mensagens de governadores. A análise e resultados sinalizam que a religiosização da vida terrena engendrou táticas eficazes para se contrapor à estratégia do poder terreno que se pensava laico. O Estado estabeleceu um decreto que propôs mudar a roda da fortuna e, mesmo mudar o destino dos desgraçados na terra. Está em processo a secularização, uma referência cultural para compreender a educação, pobreza, marginalidade e trabalho a partir do mundo do trabalho.

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Biografia do Autor

Betânia de Oliveira Laterza Ribeiro, Universidade Federal de Uberlândia

Professora do Instituto de Ciências Humanas do Pontal, Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, Brasil.

José Carlos Souza Araujo, Universidade Federal de Uberlândia

Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade de Uberaba, Uberaba, e da Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, Brasil.

Carlos Eduardo Bao, Universidade Federal de Santa Catarina

Departamento de Sociologia e Ciência Política, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Brasil.

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Publicado

11-04-2019

Como Citar

Ribeiro, B. de O. L., Silva, E. F. da, Araujo, J. C. S., & Bao, C. E. (2019). Ensino Profissional na nova capital mineira (1909-1927): marcadores republicanos de secularização e Estado laico. History of Education in Latin America - HistELA, 2, e17351. https://doi.org/10.21680/2596-0113.2019v2n0ID17351

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Artigos