Interpretes do passado e do presente: a arte de historiadores da educação e arquivistas

Autores

  • Diana Vidal IEB/FE USP
  • José Cláudio Sooma Silva Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.21680/2596-0113.2020v3n0ID20951

Palavras-chave:

Keywords: Historiography, History of Education, Archives, Materiality

Resumo

Conferir sentido aos tempos pretéritos não é uma tarefa exclusiva de historiadores. É um ato constitutivo das artes de escritores, curadores de exposições, diretores de documentários, roteiristas e cenógrafos, reencenadores. Mas não apenas, é também um elemento integrante da prática de historiadores da educação e arquivistas, de sujeitos que ao longo da vida colecionam registros, do exercício da educação patrimonial por parte de professores e de organizadores de museus escolares. Circunscrevendo a discussão ao ofício de historiadores da educação e arquivistas, estruturamos o artigo em duas partes. A primeira parte se concentra na narrativa historiográfica em educação, tomando um exemplo da história brasileira da educação. A segunda trata de algumas das dimensões presentes nos atos de arquivamento, concentrando-se particularmente na materialidade dos documentos.

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Biografia do Autor

Diana Vidal, IEB/FE USP

Universidade de São Paulo

José Cláudio Sooma Silva, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil

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Publicado

19-05-2020

Como Citar

Vidal, D. G., & Silva, J. C. S. . (2020). Interpretes do passado e do presente: a arte de historiadores da educação e arquivistas. History of Education in Latin America - HistELA, 3, e20951. https://doi.org/10.21680/2596-0113.2020v3n0ID20951

Edição

Seção

Artigos