Ensino mútuo e independência no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.21680/2596-0113.2021v4n0ID25315Palavras-chave:
Educação Popular, Escolarização, Estado NacionalResumo
Introduzido na América Latina em pleno processo de independência política da região, o método de ensino mútuo constituiu uma primeira tentativa de organizar a educação elementar nas novas nações emergentes no continente. Encarado como a solução mais econômica e eficaz para a escolarização do povo, o método configurou para os governantes das décadas iniciais do século XIX, um modelo de escolarização adequado à realidade pós-colonial. Neste trabalho procuramos descrever as iniciativas de aplicação do método do ensino mútuo visando a educação elementar dos brasileiros, a partir do momento em que se descortinava a emancipação do país. Com ênfase especial no papel dos condicionantes econômicos, sociais e políticos postos ao Estado em formação para estruturar o ensino oferecido à população, a análise ressalta a adequação do método para a formação da nacionalidade naquele momento histórico.
Downloads
Referências
Alves, C.M.C. (2003). A presença militar na educação do século XIX. In: Alves, C.M.C.; Gondra, J.G.; Magaldi, A.M. (Org.). Educação no Brasil: história, cultura e política. Bragança Paulista: EDUSF, p. 227-251.
Bastos, M.H.C. e Faria Filho, L.M. (Org.) (1999). A escola elementar no século XIX: o método monitorial/mútuo. Passo Fundo: Ediupf.
Cardoso, T.M.F. (1999). Abrindo um novo caminho. O ensino mútuo na escola pública do Rio de Janeiro (1823-1840). In: Bastos, M.H.C. e Faria Filho, L.M. (Org.). A escola elementar no século XIX: o método monitorial/mútuo. Passo Fundo: Ediupf, p. 118-143.
Carvalho, R. (2011). História do Ensino em Portugal. 5. ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
Chizzotti, A. (1996). A constituinte de 1823 e a educação. In: Fávero, O. (Org.). A educação nas constituintes brasileiras (1823-1988). Campinas/SP: Autores Associados, p. 31-53.
Conde, M.T.B. (2005). O Modo de Ensino Mútuo na Formação dos Mestres de Primeiras Letras. Uma Experiência Pedagógica no Portugal Oitocentista. Revista Lusófona de Educação, 6, p. 117-137.
Cury, C.A.J. (2018). Financiamento da educação brasileira: do subsídio literário ao FUNDEB. Educação & Realidade. Porto Alegre, v. 43, n. 4, p. 1217-1252.
Faria Filho, L.M.; Rosa, W.M. (1999). O ensino mútuo em Minas Gerais (1823-1842). In: Bastos, M.H.C. e Faria Filho, L.M. (Org.). A escola elementar no século XIX: o método monitorial/mútuo. Passo Fundo: Ediupf, p. 177-196.
Faria Filho, L.M. (2003). Educação do povo e autoritarismo das elites: instrução pública e cultura política no século XIX. In: Alves, C.M.C.; Gondra, J.G.; Magaldi, A.M. (Org.). Educação no Brasil: história, cultura e política. Bragança Paulista: EDUSF, p. 171-182.
Fernandes, R. (1999). A difusão do ensino mútuo em Portugal no começo do século XIX. In: Bastos, M.H.C. e Faria Filho, L.M. (Org.). A escola elementar no século XIX: o método monitorial/mútuo. Passo Fundo: Ediupf, p. 25-44.
Lins, A.M.M. (1999). O método Lancaster: educação elementar ou adestramento. Uma proposta pedagógica para Portugal e Brasil no século XIX. In: Bastos, M.H.C. e Faria Filho, L.M. (Org.). A escola elementar no século XIX: o método monitorial/mútuo. Passo Fundo: Ediupf, p. 71-93.
López, C. e Narodowski (1999). El mejor de los métodos posibles. La introducción del método lancasteriano em Iberoamérica em el temprano siglo XIX. In: Bastos, M.H.C. e Faria Filho, L.M. (Org.). A escola elementar no século XIX: o método monitorial/mútuo. Passo Fundo: Ediupf, p. 45-72.
Mattos, I. R. (1994). O tempo Saquarema. São Paulo: Hucitec.
Neves, L.M.B.P. (2014). Ler, contar e escrever: educação e livros no Rio de Janeiro joanino (1808-1821). História: Questões & Debates. Curitiba, n. 60, p. 163-188.
Tonholli, D.A. (2010). A instrução pública no Brasil entre 1808 e 1834: levantamento e análise da legislação. Dissertação (Mestrado em Educação - PUC/Minas). Belo Horizonte, 2010
Valente, W.R. (1999) Uma história da matemática escolar no Brasil (1730 – 1930). São Paulo: Annablume; FAPESP.
Villela, H. (1999). O ensino mútuo na origem da primeira escola normal do Brasil. In: Bastos, M.H.C. e Faria Filho, L.M. (Org.). A escola elementar no século XIX: o método monitorial/mútuo. Passo Fundo: Ediupf, p. 145-176.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons — Attribution 4.0 International — CC BY 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.