Ensino mútuo e independência no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/2596-0113.2021v4n0ID25315

Palavras-chave:

Educação Popular, Escolarização, Estado Nacional

Resumo

Introduzido na América Latina em pleno processo de independência política da região, o método de ensino mútuo constituiu uma primeira tentativa de organizar a educação elementar nas novas nações emergentes no continente. Encarado como a solução mais econômica e eficaz para a escolarização do povo, o método configurou para os governantes das décadas iniciais do século XIX, um modelo de escolarização adequado à realidade pós-colonial. Neste trabalho procuramos descrever as iniciativas de aplicação do método do ensino mútuo visando a educação elementar dos brasileiros, a partir do momento em que se descortinava a emancipação do país. Com ênfase especial no papel dos condicionantes econômicos, sociais e políticos postos ao Estado em formação para estruturar o ensino oferecido à população, a análise ressalta a adequação do método para a formação da nacionalidade naquele momento histórico.

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Biografia do Autor

Wojciech Andrzej Kulesza, UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Wojciech Andrzej Kulesza é graduado em Física pela Universidade de São Paulo (1971), mestrado em Ciências pela Universidade de São Paulo (1985), doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1991). pós-doutorado na Auburn University (1995/6) e Universidade Federal de Minas Gerais (2014/5). Atualmente é professor titular aposentado da Universidade Federal da Paraíba, pesquisador do Grupo de Pesquisa Ciência, Educação e Sociedade (GPCES) da UFPB e do Centro de Pesquisa em História da Educação(GEPHE) da UFMG. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Fundamentos da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: instituições escolares, formação de professores, história da educação e ensino de ciências e matemática.

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Publicado

02-07-2021

Como Citar

Kulesza, W. A. (2021). Ensino mútuo e independência no Brasil . History of Education in Latin America - HistELA, 4, e25315. https://doi.org/10.21680/2596-0113.2021v4n0ID25315

Edição

Seção

Artigos