História e memória do político e intelectual Fidélis Reis e o ensino profissional como forma de desenvolvimento nacional
Palavras-chave:
Intelectual da educação, Ensino profissional, Desenvolvimento nacionalResumo
Este é estudo exploratório de caráter descritivo do Estado da arte da produção científica que discorre sobre o político e intelectual Fidélis Reis e o ensino profissional como forma de desenvolvimento nacional. Nesse estudo, o corpus de análise bibliográfica objetivou realizar um levantamento de trabalhos que tratassem da trajetória de Fidélis Reis (1880-1962) autor de ideias e de projetos que não só beneficiaram com também contribuíram para o desenvolvimento da cidade de Uberaba e de toda a região, a partir do delineamento de contornos das diversas temáticas em que o referido intelectual atuava e que se configuraram no recorte temporal aqui estabelecido de 1919 a 1934. Buscou-se, ainda, apreender da vida e da obra do ilustre cidadão uberabense, o momento em que o político se desvia do debate sobre raças e imigração e direciona suas atenções para os projetos sobre a educação profissional.
Downloads
Referências
Bloch, Marc. Apologia da história ou o ofício de historiador. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2001. Tradução: André Telles.
Brasil, Constituição (1937). Constituição dos Estados Unidos do Brasil. Rio de Janeiro, 1937.
Brasil. Decreto Lei Fidélis Reis n.º 5.241, de 22 de agosto de 1927. In: REIS, Fidélis. Homens e problemas do Brasil. Rio de Janeiro: José Olympio Editora, 1962. p. 184-185. Disponível em: <http://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1920-1929/decreto-5241-22-agosto-1927-563163-publicacaooriginal-87295-pl.html>. Acesso: 10 jun. 2021.
Brasil. Decreto n.º 4.247, de 6 de janeiro de 1921. Regulamenta a entrada de estrangeiros no território nacional. Rio de Janeiro, 1921. Disponível em: <http://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1920-1929/decreto-4247-6-janeiro-1921- 568826-publicacaooriginal-92146-pl.html>. Acesso: 10 jun. 2021.
Ciavatta, Maria; Silveira, Zuleide Simas da. Celso Sucow da Fonseca. Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana, 2010. Disponível em: <http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/me4695.pdf > Acesso em 10 jun. 2021.
Certeau, Michel de. A operação histórica. In LE GOFF, Jacques: NORA, Pierre. (Dir.) História novos problemas. 2ª Ed. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1988.
Cunha, Luiz Antônio. O Ensino de ofícios nos primórdios da industrialização. São Paulo: UNESP, 2000.
Fonseca, Celso Suckow da. História do ensino industrial no Brasil. Rio de Janeiro: Escola Técnica Nacional do Rio de Janeiro, 1961. v.1.
Gerhardt, Tatiana Engel; Silveira, Denise Tolfo. Métodos de Pesquisa. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2009. Disponível em: <http://www.ufrgs.br/cursopgdr/downloadsSerie/derad005.pdf>. Acesso em: 10 jun. 2021.
Le Goff, Jacques. História e Memória. Campinas: Unicamp, 2003.
Machado. Sonaly Pereira de Souza. História do Instituto Zootécnico de Uberaba: uma instituição de educação rural superior (1892-1912). 2009. 232 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2009.
Paolinelli, Sônia Maria Rezende. Coletânea Biográfica de Escritores Uberabenses. Uberaba (MG): Sociedade Amigos da Biblioteca Pública Municipal “Bernardo Guimarães”, 2009.
Pronko, Marcela Alejandra. A universidade que não aconteceu: uma análise das propostas de criação da diversidade do trabalho no Brasil, nas décadas de 30 a 50. 1997. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal Fluminense, Niterói, 1997.
PROST, Antoine. Doze lições sobre a história. Belo Horizonte: Autêntica, 2008
Riccioppo Filho, Plauto. Ensino Superior e Formação de Professores em Uberaba/MG (1881-1938): uma Trajetória de Avanços e Retrocessos. Dissertação (Pós-graduação Stricto Sensu) – Universidade de Uberaba, Uberaba, 2007.
Riccioppo, Thiago. Inassimiláveis ou prejudicialmente assimiláveis? Raça, etnia, miscigenação, imigração e trabalho na perspectiva de Fidélis Reis (1919-1934). 2014. 193 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2014.
Reis, Fidélis. Documentos parlamentares, instrução pública. Rio de Janeiro: Tip. Jornal do Commercio: Rodrigues e Cia., 1929. v. 13.
Reis, Fidélis. Homens e problemas do Brasil. Rio de Janeiro: J. Olympio, 1962.
Saviani, Dermeval. Breves considerações sobre fontes para a história da educação. In: Lombardi, J. C.; Nascimento, M. I. M. (Org). Fontes, História e Historiografia da Educação. Campinas: Autores Associados, 2004.
Soares, Manoel Jesus. Uma Nova Ética do Trabalho nos Anos 20 – Projeto Fidelis Reis. Série Documental/Relatos de Pesquisa n. 33. Universidade Santa Úrsula, 1995, p.98.
Vianna, Agnelo Correia. Ensino de 2º grau habilitação profissional. Rio de Janeiro, MEC, 1979.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 History of Education in Latin America - HistELA
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons — Attribution 4.0 International — CC BY 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.