Defensores da escola pública: ecos das propostas defendidas por grandes pensadores presentes no Manifesto da Educação Nova

Autores

  • Patricia Ferreira Bianchini Borges Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.21680/2596-0113.2023v6n1ID31970

Palavras-chave:

Intelectual da educação, Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova, Obrigatoriedade na educação.

Resumo

Este trabalho é resultado de pesquisa de caráter exploratório do estado da arte com a finalidade de abordar os princípios fundamentais da laicidade, da gratuidade e da obrigatoriedade do ensino presentes nas ideias propostas por intelectuais como Emile Durkheim (1858-1917), John Dewey (1859-1952) e Rui Barbosa (1849-1923), acerca de uma nova política de educação que ecoam nas propostas da política educacional constantes do Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova, publicado em 1932. O corpus de análise bibliográfica se dá a partir da seleção de textos e obras que abordassem a temática foco de pesquisa, considerando- se a atualidade da discussão trazida no documento, decorridos mais de oitenta anos de sua publicação, e pelo fato de se observar ecos de ideias, defendidas por grandes pensadores, como Rui Barbosa no final do século XIX, presentes no referido Manifesto, e que podem ser consideradas atuais nos dias de hoje. A partir da pesquisa, observa-se que a presença dos educadores responsáveis pelas reformas nos anos 20 do século XX nas principais iniciativas educacionais do país nas décadas seguintes, acabou por marcar na historiografia a origem da Escola Nova no Brasil naquele período.

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Biografia do Autor

Patricia Ferreira Bianchini Borges, Universidade Federal de Uberlândia

Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, Brasil, patricia@iftm.edu.br

Orcid: https://orcid.org/0000-0002-9613-8711

 

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Homem reflexivo e setas coloridas atrás.

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Publicado

29-12-2023

Como Citar

Borges, P. F. B. . (2023). Defensores da escola pública: ecos das propostas defendidas por grandes pensadores presentes no Manifesto da Educação Nova. History of Education in Latin America - HistELA, 6(1), e31970. https://doi.org/10.21680/2596-0113.2023v6n1ID31970

Edição

Seção

Artigos