Defensores da escola pública: ecos das propostas defendidas por grandes pensadores presentes no Manifesto da Educação Nova
DOI:
https://doi.org/10.21680/2596-0113.2023v6n1ID31970Palavras-chave:
Intelectual da educação, Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova, Obrigatoriedade na educação.Resumo
Este trabalho é resultado de pesquisa de caráter exploratório do estado da arte com a finalidade de abordar os princípios fundamentais da laicidade, da gratuidade e da obrigatoriedade do ensino presentes nas ideias propostas por intelectuais como Emile Durkheim (1858-1917), John Dewey (1859-1952) e Rui Barbosa (1849-1923), acerca de uma nova política de educação que ecoam nas propostas da política educacional constantes do Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova, publicado em 1932. O corpus de análise bibliográfica se dá a partir da seleção de textos e obras que abordassem a temática foco de pesquisa, considerando- se a atualidade da discussão trazida no documento, decorridos mais de oitenta anos de sua publicação, e pelo fato de se observar ecos de ideias, defendidas por grandes pensadores, como Rui Barbosa no final do século XIX, presentes no referido Manifesto, e que podem ser consideradas atuais nos dias de hoje. A partir da pesquisa, observa-se que a presença dos educadores responsáveis pelas reformas nos anos 20 do século XX nas principais iniciativas educacionais do país nas décadas seguintes, acabou por marcar na historiografia a origem da Escola Nova no Brasil naquele período.
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