História da educação dos imigrantes italianos e alemães: perspectivas transnacionais

Autores

  • Patrícia Weiduschadt Universidade Federal de Pelotas
  • Renata Brião de Castro Universidade Federal de Pelotas

DOI:

https://doi.org/10.21680/2596-0113.2023v6n1ID34763

Palavras-chave:

História transnacional da educação, Imigração, Escolas alemãs, Escolas Italinas

Resumo

Este artigo objetiva abordar as potencialidades do uso da perspectiva da global history e do transnacional nos estudos sobre imigração e história da educação, a partir dos grupos imigratórios italianos e alemães que se dirigiram ao Brasil nos séculos XIX e XX e da organização de instituições escolares. Tal abordagem demonstrou que as escolas étnicas italianas e alemãs foram permeadas por preceitos conectados a distintas realidades – o local de origem dos imigrados e o solo brasileiro –, evidenciando a potencialidade do uso das teorias em análise nas pesquisas sobre história da educação dos imigrantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patrícia Weiduschadt, Universidade Federal de Pelotas

Professora na Universidade Federal de Pelotas.

Renata Brião de Castro, Universidade Federal de Pelotas

Pós doutoranda na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo com financiamento de pesquisa da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas (PPGE/FaE/UFPel), com período de Doutorado Sanduíche na Università degli Studi del Molise, Itália, com bolsa através do Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Pelotas - 2017. Durante esse período foi bolsista Capes. Membro dos grupos de pesquisa: Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em História Educação (FEUSP), Centro de Estudos e Investigações em História da Educação (UFPEL_Atua principalmente nos seguintes temas: história da educação e história da infância, imigração italiana e escolarização, escolas italianas, livros didáticos, acervos, memória, educação para o patrimônio, centros de documentação, arquivos, patrimônio histórico-educativo.

Referências

Acevedo Ariadna. Quintanilla, Susana (2009). La perspectiva global en la historia de la educación. Revista Mexicana de Investigación Educativa, 14 (40), 7-11. http://www.scielo.org.mx/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1405-66662009000100002>.

Alcântara Wiara (2016). A transnacionalização de objetos escolares no fim do século XIX. Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material, 24 (2), 115-159. https://www.revistas.usp.br/anaismp/article/view/122775

Anderson Benedict. Comunidade Imaginadas: reflexões sobre a origem e a difusão do nacionalismo. Companhia das Letras.

Ascenzi Anna et al (2019). History of education and migrations: crossed (or connected or entangled) histories between local and transnational perspective. A research «agenda». History of Education & Children’s Literature, 14 (2), 227-262. http://www.hecl.it/

Barausse Alberto; Luchese, Terciane (2019). Education, ethnic identity, and memory in the Italian ethnic schools of South Rio Grande (1875–1902), Paedagogica Historica, 54, 1-16. https://www.tandfonline.com/toc/cpdh20/current.

Bertonha José Fábio (2016). Os italianos. Contexto.

Bertrand Romain (2019). Historia global, historias conectadas: ¿um giro historiográfico? Pro-historia, 24, 3-20, https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=380144016001.

Caruso Marcelo (2014). Within, between, above, and beyond: (Pre)positions for a history of the internationalisation of educational practices and knowledge. Paedagogica Historica, 50 (1–2), 10–26.

https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/00309230.2013.872678

Castro Renata Brião de; Barausse Alberto (2019). Transnacionalidade e ensino: a trajetória de Umberto Ancarani entre a Europa e o Brasil nas escolas italianas no exterior. 25 Encontro da Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação. http://sistemas.bage.unipampa.edu.br/tatu/index.php/2019/10/31/25o-encontro

Cerqueira Fabio Vergara. Serra dos Tapes: mosaico de tradições étnicas e paisagens culturais. In: Michelon Francisca Ferreira; Ferreira Maria Letícia Mazzuchi (orgs.). Editora e Gráfica Universitária da UFPel.

Conrad Sebastian (2015). Storia globale: un’introduzione. Carocci editore S.p.S.

D’Alessio Michelina (2019). Preparatory courses addressed to ≪special≫ teachers for training Italian migrants in the early twentieth century. History of education & Children’s Literature, 14 (2), 491-508. http://www.hecl.it/.

Di Fiore Laura; Merigi Marco (2011). World History: le nuove rotte della storia. Gius Laterza & Figli Spa.

Dittrichi Klaus (2014). As exposições universais como mídia para a circulação transnacional de saberes sobre o ensino primário na segunda metade do século. História da Educação, 18 (41) 213-234.

https://seer.ufrgs.br/asphe/article/view/36019.

Dondarini Rolando (2005). Le prospettive della didattica della storia. Storia globale e dimensione locale. Storia e fututo, Rivista di Storia e storiografia, n. 10, 2005. http://storiaefuturo.eu/wp-content/uploads/2018/06/Storia-e-Futuro-n.10.pdf>.

Douki Caroline; Minardi Philippe (2007). Revue d’histoire moderne & contemporaine, n. 54, 7-21.

https://www.cairn.info/revue-d-histoire-moderne-etcontemporaine-

Dreher Martin N (2000). Notas para uma História da Educação Protestante no Brasil. Estudos Leopoldenses. Vol 4, nº 6, 2000, p.133-150.

Floriani Giorgio (1974). Scuole italiane all´estero: cento anni di storia. Armando Editore.

Fontaine Alexandre (2014). Pedagogia como transferência cultural no espaço franco-suíço: mediadores e reinterpretações de conhecimento (1850-1900). História da Educação, 18 (42), 187-207.

https://seer.ufrgs.br/asphe/article/view/44272.

Fuchs Eckhardt (2014). History of Education beyond the Nation? Trends in Historical and Educational Scholarship. In: Bagchi Barnita, Fuchs Eckhardt, Rousmaniere Kate (orgs.). Connecting histories of education: transnational and cross-cultural exchanges in (post)colonial education. Berghahn Books.

Fuchs Eckhardt; Vera Eugenia Roldán (orgs.) (2019). The Transnational in the History of Education: Concepts and Perspectives.Palgrave Macmillan.

Giovagnoli Agostino (2003). Storia e globalizzazione. Gius Laterza & Figli Spa.

Grispo Francesca. (org.) (1986). La struttura e il funzionamento degli organi preposti all’emigrazione (1901-1919). Istituto Poligrafico e Zecac dello Stato.

Gruzinski Serge (2001). Os mundos misturados da monarquia católica e outras connected histories. Topoi, 175-195.

https://www.scielo.br/j/topoi/a/SyxTynYw6ZqQ6cQXYvyYYBj/?format=pdf&lang=pt

Guimarães Valéria (2015). Da história comparada à história global: imprensa transnacional e o exemplo do Le Messager de São Paulo. Revista do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, 176 (466) 87-120, 2015.

https://ihgb.org.br/revista-eletronica/artigos-466/item/108120-da-historia-comparada-a-hist%C3%B3ria-global-imprensa-transnacional-e-o-exemplo-do-le-messager-de-sao-paulo.html.

Hobsbawn Eric (1997). A Invenção das Tradições. Paz e Terra.

Kreutz Lúcio (2004). Escolas de imigrantes em contexto de formação do Estado /Nação no Brasil. Comunicação coordenada. Congresso Brasileiro de História da Educação.

http://sbhe.org.br/novo/congressos/cbhe3/Documentos/Coord/Eixo6/473.pdf> acesso em: 30 de julho de 2016.

Lawn Martin (2014). Um conhecimento complexo: o historiador da educação e as circulações transfronteiriças. Revista Brasileira de História da Educação, 14 (1), 127 – 144.

http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/issue/view/1400.

Luchese Terciane ngela (2007). O processo escolar entre imigrantes na região colonial italiana do Rio Grande do Sul, 1875 a 1930: leggere, scrivere e calcolare per essere alcuno nella vita (Tese de doutorado, Universidade do Vale do Rio dos Sinos)

Luchese Terciane ngela; Kreutz Lúcio (2010). Educação e etnia: as efêmeras escolas étnico-comunitárias italianas pelo olhar dos cônsules e agentes consulares. História da Educação, 14 (30), 227-258. http://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/28920>.

Marjanen Jani (2009). Undermining methodological nationalism: Histoire croisée of concepts as transnational history. In: Mathias Albert, Gesa Bluhm, Jan Helmig, Andreas Leutzsch & Jochen Walter (orgs.). Transnational Political Spaces: Agents – Structures – Encounters. Reihe Historische Politikforschung.

Matasci Damiano (2016). A França, a escola republicana e o exterior: perspectivas para uma história internacional da educação no século 19. História da Educação, 18 (50), 139-155, 2016. https://seer.ufrgs.br/asphe/article/view/66203>.

Ossenbach Gabriele; Del Pozzo María del Mar (2011). Postcolonial models, cultural transfers and transnational perspectives in Latin America: a research agenda. Paedagogica Historica International Journal of the History of Education, 47, 579–600. https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/00309230.2011.606787>.

Popkewitz Thomas S. (org.) (2013). Rethinking the history of education: transnational perpectives on Its, Questions, Methods, and Knowledge. Palgrave macmillian.

Rocha Alexandre (2015). O Global como nova era da História. História historiografia, 8 (18), 283-288.

https://www.historiadahistoriografia.com.br/revista/article/view/911.

Rosoli Gianfausto (1992). Un quadro globale della diaspora italiana nelle Americhe, Rivista AltreItalie, 8, 2-15.

https://www.altreitalie.it/pubblicazioni/rivista/numeri_arretrati/n_8/altreitalie_8_luglio__dicembre_1992.kl.

Salvetti Patrizia (2002). Le scuole italiane all'estero. In: Bevilacqua, Piero; De Clementina Bagagli, Franzina,Emilio (orgs.). Storia dell'emigrazione italiana: arrivi. Donzellli.

Schriewer Jürgen, Caruso Marcelo (2005). Globale Diffusionsdynamik und kontextspezifische Aneignung. Konzepte und Ansätze historischer Internationalisierungsforschung. IN: Schriewer Jürgen, Caruso Marcelo (org.). Nationalerziehung und Universalmethode: Frühe Formen schulorganisatorischer Globalisierung. Leipziger Universitätsverlag.

Subrahmanyam Sanjay (2017) Em busca das origens da história global: aula inaugural proferida no Collège de France em 28 de novembro de 2013. Estudos Históricos, 30 (60), 219-240. https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0103-21862017000100219&script=sci_abstract&tlng=pt>.

Teichmann Eliseu (1996). Imigração e Igreja: As comunidade- Livres no Contexto da Estruturação do Luteranismo no Rio Grande do Sul (Dissertação de mestrado, Instituto Ecumênico de Pós-Graduação).

Vidal Diana Gonçalves (org.) (2020). Sujeitos e artefatos: territórios de uma história transnacional da educação. Fino Traço.

Vidal Diana Gonçalves (2019). História transnacional da educação: (des)conexões entre Brasil e a New Education Fellowship (1920-1948). In: Arata Nicolás; Pineau Pablo (Org.). Latinoamérica: la educación y su historia. Nuevos enfoques para su debate y enseñanza. Editorial de la Faculdad de Filosofia y Letras Universidad de Buenos Aires.

Vidal Diana Gonçalves; Rabelo Rafaela Silva (orgs.) (2020). Movimento internacional da educação nova. Fino traço.

Vidal Diana Gonçalves (2017). Transnational education in the late nineteenth century: Brazil, France and Portugal connected by a school museum. History of Education, 47, p. 1-14.

Warde Mirian Jorge (2019). Sobre o “global”: duas ou três coisas que eu pensei a respeito. In: Cury Claúdia Engler; Vieira Carlos Eduardo; Simões Regina Helena Silva Simões (orgs.). História da Educação: global, nacional e regional. EDUFES.

Weiduschadt Patrícia (2007). O Sínodo de Missouri e a educação pomerana em Pelotas e São Lourenço do Sul nas primeiras décadas do século XX: identidade e cultura escolar, (Dissertação de Mestrado, Universidade Federal de Pelotas).

Werner Michael; Zimmermann Bénédicte (2003). Pensar a história cruzada: entre empiria e reflexividade. Revista textos de história, 11 (1) 89-128, 2003. https://periodicos.unb.br/index.php/textos/issue/view/1805>.

Vintage map of the world. Disponível em: https://stock.adobe.com/br

Downloads

Publicado

29-12-2023

Como Citar

Weiduschadt, P. ., & Castro, R. B. de. (2023). História da educação dos imigrantes italianos e alemães: perspectivas transnacionais. History of Education in Latin America - HistELA, 6(1), e34763. https://doi.org/10.21680/2596-0113.2023v6n1ID34763

Edição

Seção

Artigos