Iniciativa da Liga de Professores Católicos do Ceará para celebração do Dia do Professor (1933-1937)

Autores

  • Lígia Silva Pessoa Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Olívia Medeiros Neta Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.21680/2596-0113.2023v6n1ID34891

Palavras-chave:

Intelectuais, Celebração, Associativismo, Dia do Professor

Resumo

O objetivo deste texto é analisar a iniciativa da Liga de Professores Católicos para celebração do Dia do Professor no Ceará. Fundamentamos o estudo nas contribuições de Brasil e Nascimento (2020) sobre a pesquisa digital. Usamos o conceito de representações de Roger Chartier (1991) assim como o entendimento de intelectuais de Sirinelli (2003).  Constatamos que Intelectuais que faziam parte da rede de sociabilidade vinculada ao catolicismo colaboraram com a organização e difusão da celebração no estado. Compreendemos que as representações produzidas em torno dessa comemoração reforçam os ideais católicos para educação e professores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lígia Silva Pessoa, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. 

Olívia Medeiros Neta, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Frederal do Rio Grande do Norte. 

Referências

A RAZAO. Ceara, 15 out. 1936. Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/DocReader.aspx?bib=764450&Pesq=%22dia%20do%20professor%22&pagfis=7267. Acesso em: 3 jul. 2023.

A RAZAO. Ceara, 17 out. 1931. Disponível em: http://memoria.bn.br/pdf/764450/per764450_1931_00575.pdf. Acesso em: 15 set. 2023.

A RAZAO. Ceara, 17 out. 1937. Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/DocReader.aspx?bib=764450&Pesq=%22dia%20do%20professor%22&pagfis=10319. Acesso em: 15 set. 2023.

AMARAL, Liana Viana do. O Legionário: dimensões culturais na formação da classe operária. 1995. Dissertação (Mestrado em Sociologia) – Departamento de Ciências Sociais e Filosofia, Universidade Federal do Ceará, 1995, p. 114-115.

BRASIL, Decreto Federal No 52.682, 14 de outubro de 1963. Declara feriado escolar o dia do professor. Brasília, 14 de outubro de 1963.

BRASIL, Eric; NASCIMENTO, Leonardo Fernandes. Hemeroteca Digital Brasileira: fontes e possibilidades para a pesquisa em história da Educação. Estud. hist. (Rio J.) vol.33 no.69 Rio de Janeiro Jan./Apr. 2020 Epub Mar 06, 2020.

BRASIL. Lei de 15 de outubro de 1827. Manda crear escolas de primeiras letras em todas as cidades, villas e logares mais populosos do Império. Rio de Janeiro, 1827.

CEARÁ. 3 Circular nº 16 da Diretoria Geral de Instrução Pública datado de 25 de agosto de 1933. Dirigido ao Sr. Diretor da Escola Normal e ás diretoras dos Grupos Escolares e Escolas Reunidas da Capital. Arquivo Público do Estado do Ceará.

CHARTIER, Roger. O mundo como representação. Estudos Avançados. São Paulo, v. 5, n. 11, abril. 1991, p. 173-191.

GINZBURG, Carlo. Mitos, emblemas, sinais: morfologia e história. Tradução: Federico Carotti. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.

Hemeroteca Digital Brasileira – BNDigital - Biblioteca Nacional (2023). Disponível em: https://bndigital.bn.gov.br/hemeroteca-digital/. Acesso em: 01 de out. 2023.

LE GOFF, Jacques. História e memória. Campinas: Editora da UNICAMP, 1990. 476 p.

LEGIONARIO. Ceara, 14 out. 1933. Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/DocReader.aspx?bib=764400&pesq=%22dia%20do%20professor%22&pasta=ano%20193&hf=memoria.bn.br&pagfis=179. Acesso em: 4 abr. 2023.

LUCA, Tânia Regina. História dos, nos e por meio dos periódicos. In: PINSKY, Carla Bassanezi (Org.). Fontes históricas. São Paulo: Contexto, 2005

MEDEIROS NETA, O. M. de; PESSOA, L. S. Nestor Lima e a instituição do Dia do Professor no Brasil. Cadernos de História da Educação, [S. l.], v. 22, n. Contínua, p. e214, 2023. DOI: 10.14393/che-v22-2023-214. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/che/article/view/69788. Acesso em: 27 jun. 2023.

PARENTE, E. O. Memórias da liderança: Severino Sombra, Jeovah Motta e a Legião Cearense do Trabalho. Revista de História Bilros: História(s), Sociedade(s) e Cultura(s), [S. l.], v. 6, n. 11, 2022. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/bilros/article/view/7730. Acesso em: 6 ago. 2023.

PARENTE, Eduardo Oliveira. A construção dos direitos: trabalhadores, associações e a Legião Cearense do Trabalho (1931 - 1937). Tese (doutorado) – Universidade Federal do Ceará, Centro de Humanidades, Programa de Pós-Graduação em História. Fortaleza, 2020. 337 f. Disponível em: https://repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/55807/3/2020_tese_eoparente.pdf. Acesso em: 02 de ago. 2023.

PARENTE, Eduardo Oliveira. A construção dos direitos: trabalhadores, associações e a Legião Cearense do Trabalho (1931 - 1937). Tese (doutorado) – Universidade Federal do Ceará, Centro de Humanidades, Programa de Pós-Graduação em História. Fortaleza, 2020. 337 f. Disponível em: https://repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/55807/3/2020_tese_eoparente.pdf. Acesso em: 02 de ago. 2023.

SGARBI, Antonio Donizetti. Igreja, educação e modernidade na década de 30 escolanovismo católico: construído na CCBE, divulgado pela Revista Brasileira de Pedagogia. 1997. 226 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1997.

SIRINELLI, J.-F. Os intelectuais. In: REMOND, R. (org.). Por uma história política. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 2003, p. 231-269.

VASCONCELOS, J. G.; LIMA, I. B. Custeio da educação pública na era Vargas: a caixa escolar do Ceará (1930-1945). Dissertação (Mestrado em MESTRADO EM EDUCAÇÃO) - Universidade Federal do Ceará. 2014. Disponivel em: https://repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/8052/1/2013_dis_davasconcelos.pdf Acesso em: 3 de ago de 2023.

VIDAL, D. Humanidades digitais e cultura material (escolar) . History of Education in Latin America - HistELA, [S. l.], v. 5, p. e30136, 2022. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/histela/article/view/30136. Acesso em: 30 out. 2023.

ZICMAN, Renée Barata. História através da imprensa: algumas considerações metodológicas. Projeto História: revista do programa de estudos pós-graduados de história, v. 4, 1985.

Cabeçalho do Jornal Legendário, 1933

Downloads

Publicado

30-12-2023

Como Citar

Pessoa, L. S., & Medeiros Neta, O. . (2023). Iniciativa da Liga de Professores Católicos do Ceará para celebração do Dia do Professor (1933-1937). History of Education in Latin America - HistELA, 6(1), e34891. https://doi.org/10.21680/2596-0113.2023v6n1ID34891

Edição

Seção

Artigos