Initiative of the League of Catholic Teachers of Ceará to celebrate Teachers' Day (1933-1937)
DOI:
https://doi.org/10.21680/2596-0113.2023v6n1ID34891Keywords:
Intellectuals, Celebration , Associativism Teacher's , Day Teacher'sAbstract
The aim of this text is to analyse the initiative of the League of Catholic Teachers to celebrate Teachers' Day in Ceará. We base our study on the contributions of Brasil and Nascimento (2020) on digital research. We used Roger Chartier's (1991) concept of representations as well as Sirinelli's (2003) understanding of intellectuals. We found that intellectuals who were part of the network of sociability linked to Catholicism collaborated with the organisation and dissemination of the celebration in the state. We understand that the representations produced around this celebration reinforce Catholic ideals for education and teachers.
Downloads
References
A RAZAO. Ceara, 15 out. 1936. Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/DocReader.aspx?bib=764450&Pesq=%22dia%20do%20professor%22&pagfis=7267. Acesso em: 3 jul. 2023.
A RAZAO. Ceara, 17 out. 1931. Disponível em: http://memoria.bn.br/pdf/764450/per764450_1931_00575.pdf. Acesso em: 15 set. 2023.
A RAZAO. Ceara, 17 out. 1937. Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/DocReader.aspx?bib=764450&Pesq=%22dia%20do%20professor%22&pagfis=10319. Acesso em: 15 set. 2023.
AMARAL, Liana Viana do. O Legionário: dimensões culturais na formação da classe operária. 1995. Dissertação (Mestrado em Sociologia) – Departamento de Ciências Sociais e Filosofia, Universidade Federal do Ceará, 1995, p. 114-115.
BRASIL, Decreto Federal No 52.682, 14 de outubro de 1963. Declara feriado escolar o dia do professor. Brasília, 14 de outubro de 1963.
BRASIL, Eric; NASCIMENTO, Leonardo Fernandes. Hemeroteca Digital Brasileira: fontes e possibilidades para a pesquisa em história da Educação. Estud. hist. (Rio J.) vol.33 no.69 Rio de Janeiro Jan./Apr. 2020 Epub Mar 06, 2020.
BRASIL. Lei de 15 de outubro de 1827. Manda crear escolas de primeiras letras em todas as cidades, villas e logares mais populosos do Império. Rio de Janeiro, 1827.
CEARÁ. 3 Circular nº 16 da Diretoria Geral de Instrução Pública datado de 25 de agosto de 1933. Dirigido ao Sr. Diretor da Escola Normal e ás diretoras dos Grupos Escolares e Escolas Reunidas da Capital. Arquivo Público do Estado do Ceará.
CHARTIER, Roger. O mundo como representação. Estudos Avançados. São Paulo, v. 5, n. 11, abril. 1991, p. 173-191.
GINZBURG, Carlo. Mitos, emblemas, sinais: morfologia e história. Tradução: Federico Carotti. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.
Hemeroteca Digital Brasileira – BNDigital - Biblioteca Nacional (2023). Disponível em: https://bndigital.bn.gov.br/hemeroteca-digital/. Acesso em: 01 de out. 2023.
LE GOFF, Jacques. História e memória. Campinas: Editora da UNICAMP, 1990. 476 p.
LEGIONARIO. Ceara, 14 out. 1933. Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/DocReader.aspx?bib=764400&pesq=%22dia%20do%20professor%22&pasta=ano%20193&hf=memoria.bn.br&pagfis=179. Acesso em: 4 abr. 2023.
LUCA, Tânia Regina. História dos, nos e por meio dos periódicos. In: PINSKY, Carla Bassanezi (Org.). Fontes históricas. São Paulo: Contexto, 2005
MEDEIROS NETA, O. M. de; PESSOA, L. S. Nestor Lima e a instituição do Dia do Professor no Brasil. Cadernos de História da Educação, [S. l.], v. 22, n. Contínua, p. e214, 2023. DOI: 10.14393/che-v22-2023-214. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/che/article/view/69788. Acesso em: 27 jun. 2023.
PARENTE, E. O. Memórias da liderança: Severino Sombra, Jeovah Motta e a Legião Cearense do Trabalho. Revista de História Bilros: História(s), Sociedade(s) e Cultura(s), [S. l.], v. 6, n. 11, 2022. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/bilros/article/view/7730. Acesso em: 6 ago. 2023.
PARENTE, Eduardo Oliveira. A construção dos direitos: trabalhadores, associações e a Legião Cearense do Trabalho (1931 - 1937). Tese (doutorado) – Universidade Federal do Ceará, Centro de Humanidades, Programa de Pós-Graduação em História. Fortaleza, 2020. 337 f. Disponível em: https://repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/55807/3/2020_tese_eoparente.pdf. Acesso em: 02 de ago. 2023.
PARENTE, Eduardo Oliveira. A construção dos direitos: trabalhadores, associações e a Legião Cearense do Trabalho (1931 - 1937). Tese (doutorado) – Universidade Federal do Ceará, Centro de Humanidades, Programa de Pós-Graduação em História. Fortaleza, 2020. 337 f. Disponível em: https://repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/55807/3/2020_tese_eoparente.pdf. Acesso em: 02 de ago. 2023.
SGARBI, Antonio Donizetti. Igreja, educação e modernidade na década de 30 escolanovismo católico: construído na CCBE, divulgado pela Revista Brasileira de Pedagogia. 1997. 226 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1997.
SIRINELLI, J.-F. Os intelectuais. In: REMOND, R. (org.). Por uma história política. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 2003, p. 231-269.
VASCONCELOS, J. G.; LIMA, I. B. Custeio da educação pública na era Vargas: a caixa escolar do Ceará (1930-1945). Dissertação (Mestrado em MESTRADO EM EDUCAÇÃO) - Universidade Federal do Ceará. 2014. Disponivel em: https://repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/8052/1/2013_dis_davasconcelos.pdf Acesso em: 3 de ago de 2023.
VIDAL, D. Humanidades digitais e cultura material (escolar) . History of Education in Latin America - HistELA, [S. l.], v. 5, p. e30136, 2022. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/histela/article/view/30136. Acesso em: 30 out. 2023.
ZICMAN, Renée Barata. História através da imprensa: algumas considerações metodológicas. Projeto História: revista do programa de estudos pós-graduados de história, v. 4, 1985.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 History of Education in Latin America - HistELA
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons — Attribution 4.0 International — CC BY 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.