Iniciativa da Liga de Professores Católicos do Ceará para celebração do Dia do Professor (1933-1937)
DOI:
https://doi.org/10.21680/2596-0113.2023v6n1ID34891Palabras clave:
Intelectuais, Celebração, Associativismo, Dia do ProfessorResumen
O objetivo deste texto é analisar a iniciativa da Liga de Professores Católicos para celebração do Dia do Professor no Ceará. Fundamentamos o estudo nas contribuições de Brasil e Nascimento (2020) sobre a pesquisa digital. Usamos o conceito de representações de Roger Chartier (1991) assim como o entendimento de intelectuais de Sirinelli (2003). Constatamos que Intelectuais que faziam parte da rede de sociabilidade vinculada ao catolicismo colaboraram com a organização e difusão da celebração no estado. Compreendemos que as representações produzidas em torno dessa comemoração reforçam os ideais católicos para educação e professores.
Descargas
Citas
A RAZAO. Ceara, 15 out. 1936. Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/DocReader.aspx?bib=764450&Pesq=%22dia%20do%20professor%22&pagfis=7267. Acesso em: 3 jul. 2023.
A RAZAO. Ceara, 17 out. 1931. Disponível em: http://memoria.bn.br/pdf/764450/per764450_1931_00575.pdf. Acesso em: 15 set. 2023.
A RAZAO. Ceara, 17 out. 1937. Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/DocReader.aspx?bib=764450&Pesq=%22dia%20do%20professor%22&pagfis=10319. Acesso em: 15 set. 2023.
AMARAL, Liana Viana do. O Legionário: dimensões culturais na formação da classe operária. 1995. Dissertação (Mestrado em Sociologia) – Departamento de Ciências Sociais e Filosofia, Universidade Federal do Ceará, 1995, p. 114-115.
BRASIL, Decreto Federal No 52.682, 14 de outubro de 1963. Declara feriado escolar o dia do professor. Brasília, 14 de outubro de 1963.
BRASIL, Eric; NASCIMENTO, Leonardo Fernandes. Hemeroteca Digital Brasileira: fontes e possibilidades para a pesquisa em história da Educação. Estud. hist. (Rio J.) vol.33 no.69 Rio de Janeiro Jan./Apr. 2020 Epub Mar 06, 2020.
BRASIL. Lei de 15 de outubro de 1827. Manda crear escolas de primeiras letras em todas as cidades, villas e logares mais populosos do Império. Rio de Janeiro, 1827.
CEARÁ. 3 Circular nº 16 da Diretoria Geral de Instrução Pública datado de 25 de agosto de 1933. Dirigido ao Sr. Diretor da Escola Normal e ás diretoras dos Grupos Escolares e Escolas Reunidas da Capital. Arquivo Público do Estado do Ceará.
CHARTIER, Roger. O mundo como representação. Estudos Avançados. São Paulo, v. 5, n. 11, abril. 1991, p. 173-191.
GINZBURG, Carlo. Mitos, emblemas, sinais: morfologia e história. Tradução: Federico Carotti. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.
Hemeroteca Digital Brasileira – BNDigital - Biblioteca Nacional (2023). Disponível em: https://bndigital.bn.gov.br/hemeroteca-digital/. Acesso em: 01 de out. 2023.
LE GOFF, Jacques. História e memória. Campinas: Editora da UNICAMP, 1990. 476 p.
LEGIONARIO. Ceara, 14 out. 1933. Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/DocReader.aspx?bib=764400&pesq=%22dia%20do%20professor%22&pasta=ano%20193&hf=memoria.bn.br&pagfis=179. Acesso em: 4 abr. 2023.
LUCA, Tânia Regina. História dos, nos e por meio dos periódicos. In: PINSKY, Carla Bassanezi (Org.). Fontes históricas. São Paulo: Contexto, 2005
MEDEIROS NETA, O. M. de; PESSOA, L. S. Nestor Lima e a instituição do Dia do Professor no Brasil. Cadernos de História da Educação, [S. l.], v. 22, n. Contínua, p. e214, 2023. DOI: 10.14393/che-v22-2023-214. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/che/article/view/69788. Acesso em: 27 jun. 2023.
PARENTE, E. O. Memórias da liderança: Severino Sombra, Jeovah Motta e a Legião Cearense do Trabalho. Revista de História Bilros: História(s), Sociedade(s) e Cultura(s), [S. l.], v. 6, n. 11, 2022. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/bilros/article/view/7730. Acesso em: 6 ago. 2023.
PARENTE, Eduardo Oliveira. A construção dos direitos: trabalhadores, associações e a Legião Cearense do Trabalho (1931 - 1937). Tese (doutorado) – Universidade Federal do Ceará, Centro de Humanidades, Programa de Pós-Graduação em História. Fortaleza, 2020. 337 f. Disponível em: https://repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/55807/3/2020_tese_eoparente.pdf. Acesso em: 02 de ago. 2023.
PARENTE, Eduardo Oliveira. A construção dos direitos: trabalhadores, associações e a Legião Cearense do Trabalho (1931 - 1937). Tese (doutorado) – Universidade Federal do Ceará, Centro de Humanidades, Programa de Pós-Graduação em História. Fortaleza, 2020. 337 f. Disponível em: https://repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/55807/3/2020_tese_eoparente.pdf. Acesso em: 02 de ago. 2023.
SGARBI, Antonio Donizetti. Igreja, educação e modernidade na década de 30 escolanovismo católico: construído na CCBE, divulgado pela Revista Brasileira de Pedagogia. 1997. 226 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1997.
SIRINELLI, J.-F. Os intelectuais. In: REMOND, R. (org.). Por uma história política. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 2003, p. 231-269.
VASCONCELOS, J. G.; LIMA, I. B. Custeio da educação pública na era Vargas: a caixa escolar do Ceará (1930-1945). Dissertação (Mestrado em MESTRADO EM EDUCAÇÃO) - Universidade Federal do Ceará. 2014. Disponivel em: https://repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/8052/1/2013_dis_davasconcelos.pdf Acesso em: 3 de ago de 2023.
VIDAL, D. Humanidades digitais e cultura material (escolar) . History of Education in Latin America - HistELA, [S. l.], v. 5, p. e30136, 2022. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/histela/article/view/30136. Acesso em: 30 out. 2023.
ZICMAN, Renée Barata. História através da imprensa: algumas considerações metodológicas. Projeto História: revista do programa de estudos pós-graduados de história, v. 4, 1985.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 History of Education in Latin America - HistELA
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons — Attribution 4.0 International — CC BY 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.