Escola Normal Regional de Cruzeiro do Sul: a atuação de intelectuais da Igreja Católica no interior amazônico

Autores

  • Maria Irinilda da Silva Bezerra Universidade Federal do Acre

DOI:

https://doi.org/10.21680/2596-0113.2024v7n1ID35621

Palavras-chave:

Escola Normal, Intelectuais, Formação católica

Resumo

O estudo, objetivo refletir sobre o papel desempenhado pelos religiosos alemães que atuaram na Escola Normal Regional de Cruzeiro do Sul/Acre, compreendendo-os como uma intelectualidade católica forjada no chão da escola. Adotou uma abordagem qualitativa, desenvolvida a partir da análise documental de fontes como: ofícios e correspondências escolares. Utilizou como aporte teórico, autores que trabalham com a categoria intelectual, tais como: Sirinelli (2003), Vieira (2008) e Warde (2003), Houssaye (2007), Neta (2023) e outros. Os resultados demonstram que os religiosos da Igreja Católica que pensaram e implementaram o Instituto Santa Teresinha e a Escola Normal, atuaram como os principais intelectuais do campo educacional na região. Conclui-se que estes religiosos se destacaram como mentores e executores de um modelo de formação docente de cunho religioso-católico.

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Biografia do Autor

Maria Irinilda da Silva Bezerra, Universidade Federal do Acre

Centro de Educação e Letras (CEL), Universidade Federal do Acre, Cruzeiro do Sul, Brasil.

Referências

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Publicado

21-04-2024

Como Citar

Bezerra, M. I. da S. (2024). Escola Normal Regional de Cruzeiro do Sul: a atuação de intelectuais da Igreja Católica no interior amazônico. History of Education in Latin America - HistELA, 7(1), e35621. https://doi.org/10.21680/2596-0113.2024v7n1ID35621

Edição

Seção

Artigos