Escola Normal Regional de Cruzeiro do Sul: a atuação de intelectuais da Igreja Católica no interior amazônico
DOI:
https://doi.org/10.21680/2596-0113.2024v7n1ID35621Palabras clave:
Escola Normal, Intelectuais, Formação católicaResumen
O estudo, objetivo refletir sobre o papel desempenhado pelos religiosos alemães que atuaram na Escola Normal Regional de Cruzeiro do Sul/Acre, compreendendo-os como uma intelectualidade católica forjada no chão da escola. Adotou uma abordagem qualitativa, desenvolvida a partir da análise documental de fontes como: ofícios e correspondências escolares. Utilizou como aporte teórico, autores que trabalham com a categoria intelectual, tais como: Sirinelli (2003), Vieira (2008) e Warde (2003), Houssaye (2007), Neta (2023) e outros. Os resultados demonstram que os religiosos da Igreja Católica que pensaram e implementaram o Instituto Santa Teresinha e a Escola Normal, atuaram como os principais intelectuais do campo educacional na região. Conclui-se que estes religiosos se destacaram como mentores e executores de um modelo de formação docente de cunho religioso-católico.
Descargas
Citas
BEZERRA, Maria Irinilda da Silva. (2015). Formação docente institucionalizada na Amazônia acriana: da escola normal regional à escola normal padre Anchieta (1940-1970). Tese (Doutorado em Educação). Universidade Federal Fluminense. Niterói/RJ.
BEZERRA, Maria Irinilda da Silva. (2016). A Escola Normal Regional de Cruzeiro do Sul: formação docente na Amazônia Acriana. In: GASPARELLO, Arlette Medeiros; VILLELA, Heloísa de Oliveira Santos. Educação na História: intelectuais, saberes e ações instituintes. Rio de Janeiro: Mauad.
HOUSSAYE, Jean. (2007). Pedagogias: importação-exportação. In: Mignot, Ana Chrystina; Gondra, José Gonçalves. (Orgs.). Viagens Pedagógicas. São Paulo, SP: Cortez, p. 294-314.
MEDEIROS NETA, Olivia Morais de. (2023). História das ideias pedagógicas e as importações-exportações: problematizações. HOLOS, 2(39). Recuperado de https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/15100
NUNES, Clarice. (2001). As políticas públicas de educação de Gustavo Capanema no governo de Vargas. In: BOMENY, H. (org.) Constelação Capanema: intelectuais e política. Rio de Janeiro. Ed. FGV.
SIRINELLI, François. (2003). Os intelectuais. In: REMOND, R. (org.). Por uma história política. Rio de Janeiro: Ed UFRJ/FGV.
VIEIRA, Carlos Eduardo. (2008). Inteligentsia e intelectuais: sentidos, conceitos e possibilidades para a história intelectual. In: Revista Brasileira de Educação. Campinas: Autores Associados; SBHE, n. 16, jan./abr.
Warde, M. J. (2003). O itinerário de formação de Lourenço Filho por descomparação. Revista brasileira de história da educação, 3(1 [5]), 125-167.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Maria Irinilda da Silva Bezerra
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons — Attribution 4.0 International — CC BY 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.