Expert, intellectual and/or polymathic? A contribution to the History of Mathematical Education
DOI:
https://doi.org/10.21680/2596-0113.2020v3n0ID23450Keywords:
Experts, Intellectuals, PolymathsAbstract
This study was financed in part by the Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (Capes) - Finance Code 001 and arose from the unfolding of an ongoing doctoral research that aims to problematize the concepts of expert, intellectual and polymath, in order to assist research in the context of the History of Mathematics Education. Theoretical and methodological references were used, such as Hofstetter and Schneuwly (2017), to define experts; Vieira (2011), to define intellectuals; and Burke (2011; 2016) to define polymaths. Studies show that each word has its own definition, with characteristics that are peculiar to them and that are not treated as synonyms, nor as antonyms. They simply have different functions and what really matters is to perceive the knowledge they produce.
Downloads
References
Bertini, L. de F.; Morais, R. dos S. & Valente, W. R. (2017). A matemática a ensinar e a matemática para ensinar: novos estudos sobre a formação de professores. São Paulo: Editora Livraria da Física.
Burke, P. (2011). O polímata: a história cultural e social de um tipo intelectual. Tradução de Ezequiel Theodoro da Silva. Leitura: Teoria e Prática, 29(56), 4-10.
Burke, P. (2016). O que é história do conhecimento? Tradução Cláudia Freire (1 ed.). São Paulo: Editora UNESP.
Conceição, G. L. da. (2019). Experts em educação: circulação e sistematização de saberes geométricos para a formação de professores (Rio de Janeiro, final do século XIX) (Tese de Doutorado). Retirado de <https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/201374>.
Furetière, A. (1702a). Dictionnaire universel, contenant généralement tous les mots françois tant vieux que modernes, & les termes des sciences et des arts. Tome 1. 2e édition revue, corrigée et augmentée par M. Basnage de Bauval. Bibliotheque Nacional de France : A La Haye et à Rotterdam.
Furetière, A. (1702b). Dictionnaire universel, contenant généralement tous les mots françois tant vieux que modernes, & les termes des sciences et des arts. Tome 2. 2e édition revue, corrigée et augmentée par M. Basnage de Bauval. Bibliotheque Nacional de France : A La Haye et à Rotterdam.
Hofstetter, R. & Schneuwly, B. (2014). Disciplinarisation et disciplination consubstantiellement liées. Deux exemples prototypiques sous la loupe: les sciences de l’éducation et des didactiques des disciplines. In Balz Engler (Hrsg/Éd.), Disziplin-Discipline pp. 27-46. Fribourg: Academic Press.
Hofstetter, R. & Schneuwly, B. (2017). Disciplinarização e disciplinação: as ciências da educação e as didáticas das disciplinas sob análise. In R. Hofstetter & W. R. Valente (Orgs.), Saberes em (trans)formação: tema central da formação de professores (1. ed.). São Paulo: Editora Livraria da Física.
Hofstetter, R., Schneuwly, B. & Freymond, M. de. (2017). “Penetrar na verdade da escola para ter elementos concretos de sua avalição” – A irresistível institucionalização do expert em educação (século XIX e XX). In R. Hofstetter & W. R. Valente (Orgs.), Saberes em (trans)formação: tema central da formação de professores (1. ed.). São Paulo: Editora Livraria da Física.
Institut de France. (1878). Dictionnaire de l’Académie Français. Septième Édition. Tome Second I-Z. Paris: Librairie de Firmin-Didot et Cie, Retirado de <https://gallica.bnf.fr/ark:/12148/bpt6k1280427w/f9.item>.
Machado, M. C. G., Dorigão, A. M. & Coelho, G. F. (2016). As pesquisas com intelectuais em História da Educação: um campo profícuo. Revista HISTEDBR On-line, 67, 175-188, Retirado de <https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8645233/13294>.
Morais, R. dos S. (2018). Experts. In W. R. Valente (Org.). Cadernos de Trabalho II, v. 6. São Paulo: Editora Livraria da Física.
Morais, R. dos S. (2019). “Intelectual? Não”, expert. Acta Scientiae, 21(n. especial), 3-12, Retirado de <http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/acta/article/view/5169>.
Soares Júnior, J. R. (2016). Peter Burke um historiador da cultura e da sociedade: as muitas faces de um intelectual polímata. (Dissertação de Mestrado). Retirado de <https://tede2.pucsp.br/handle/handle/19440>.
Tochon, F. V. (2004). Autour des mots – le nouveau visage de lénseignant expert. In F. V. Tochon (rédacteur em chef invité). Recherche et Formation – pour les professions de l’education. La construction de L’Expert (Revue Éditée par L’INPP) pp. 89-104. Paris/Lyon. Retirado de <http://ife.ens-lyon.fr/publications/edition-electronique/recherche-et-formation/RR047-08.pdf>.
Valente, W. R. (2020). O GHEMAT-Brasil e a pesquisa coletiva em história da educação matemática. Historia y Memoria de la Educación, 11, 595-613. Retirado de <http://revistas.uned.es/index.php/HMe/article/view/24266>.
Vieira, C. E. (2011). Erasmo Pilotto: identidade, engajamento político e crenças dos intelectuais vinculados ao campo educacional brasileiro. In J. L. Leite & C. Alves (Org.). Intelectuais e história da educação no Brasil: poder, cultura e políticas. Vitória: EDUFES.
Vieira, C. E. (2015). Intelectuais e Educação. Pensar A Educação em Revista, 1(1), 3-21, Retirado de <http://pensaraeducacaoemrevista.com.br/wp-content/uploads/sites/4/2017/04/vol_1_no_1_Carlos_Eduardo_Vieira.pdf>.
Vieira, C. E. (2008). Intelligentsia e intelectuais: sentidos, conceitos e possibilidades para a história intelectual. Revista Brasileira de História da Educação, 8(1), 63-85.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons — Attribution 4.0 International — CC BY 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.