Expert, intelectual e/ou polímata? Uma contribuição para a História da Educação Matemática

Autores

  • Oscar Silva Neto Universidade Federal de Santa Catarina e Instituto Federal de Santa Catarina
  • David Antonio da Costa Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.21680/2596-0113.2020v3n0ID23450

Palavras-chave:

Experts, Intelectuais, Polímatas

Resumo

O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (Capes) - Código de Financiamento 001 e surgiu do desdobramento de uma pesquisa de doutorado em andamento que tem o objetivo de problematizar os conceitos de expert, intelectual e polímata, no intuito de auxiliar as pesquisas no âmbito da História da Educação Matemática. Foram utilizados referenciais teórico-metodológicos como Hofstetter e Schneuwly (2017), para definir experts; Vieira (2011), para definir intelectuais; e Burke (2011; 2016) para definir polímatas. Os estudos mostram que cada vocábulo possui uma definição própria, com características que lhes são peculiares e que não são tratados como sinônimos, tampouco como antônimos. Eles simplesmente possuem funções diferentes e o que importa, na realidade, é perceber o conhecimento que produzem.

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Biografia do Autor

Oscar Silva Neto, Universidade Federal de Santa Catarina e Instituto Federal de Santa Catarina

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Federal de Santa Catarina (2006). Especialista em Gestão Educacional e Metodologia do Ensino Interdisciplinar pela Faculdade Dom Bosco de Ubiratã (2007). Mestre em Ensino de Matemática, pelo Programa da Pós-Graduação em Ensino de Matemática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2015). Membro do GEPEM-IFSC - Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Matemática (IFSC) e do GHEMAT/SC - Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática - Santa Catarina. Atualmente é professor do ensino básico, técnico e tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina - Câmpus Florianópolis. Atualmente, desenvolve estágio de doutorado sanduíche na qualidade de Boursier Dexcellence na Faculté de psychologie et sciences de léducation da Université de Genève (UNIGE), em Genebra, Suíça.

David Antonio da Costa, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor em Educação Matemática pela PUC/SP, com estágio realizado na modalidade sanduíche (junho 2008 - maio 2009) no INRP/SHE - Institut National de Recherche Pédagogique/Service d'Histoire de l'Éducation, Paris-França (bolsista CNPq). Possui graduação em Licenciatura Matemática pela Faculdade Filosofia Ciências e Letras MOEMA (1984), graduação em Pedagogia pela Faculdade de Educação Ciências e Letras Don Domênico (2001) e mestrado em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2005). Atualmente é professor adjunto do Departamento de Metodologia de Ensino e subcoordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica da Universidade Federal de Santa Catarina. É pesquisador lider do Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática - GHEMAT-SC 

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Publicado

14-12-2020

Como Citar

Silva Neto, O., & cOSTA, D. A. da . (2020). Expert, intelectual e/ou polímata? Uma contribuição para a História da Educação Matemática. History of Education in Latin America - HistELA, 3, e23450. https://doi.org/10.21680/2596-0113.2020v3n0ID23450

Edição

Seção

Artigos