Expert, intelectual e/ou polímata? Uma contribuição para a História da Educação Matemática

Auteurs-es

  • Oscar Silva Neto Universidade Federal de Santa Catarina e Instituto Federal de Santa Catarina
  • David Antonio da cOSTA Universidade Federal de Santa Catarina

DOI :

https://doi.org/10.21680/2596-0113.2020v3n0ID23450

Mots-clés :

Experts, Intelectuais, Polímatas

Résumé

O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (Capes) - Código de Financiamento 001 e surgiu do desdobramento de uma pesquisa de doutorado em andamento que tem o objetivo de problematizar os conceitos de expert, intelectual e polímata, no intuito de auxiliar as pesquisas no âmbito da História da Educação Matemática. Foram utilizados referenciais teórico-metodológicos como Hofstetter e Schneuwly (2017), para definir experts; Vieira (2011), para definir intelectuais; e Burke (2011; 2016) para definir polímatas. Os estudos mostram que cada vocábulo possui uma definição própria, com características que lhes são peculiares e que não são tratados como sinônimos, tampouco como antônimos. Eles simplesmente possuem funções diferentes e o que importa, na realidade, é perceber o conhecimento que produzem.

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Bibliographies de l'auteur-e

Oscar Silva Neto, Universidade Federal de Santa Catarina e Instituto Federal de Santa Catarina

Doctorant du programme d'études supérieures en éducation scientifique et technologique de l'Université fédérale de Santa Catarina (UFSC). Diplômé en mathématiques de l'Université fédérale de Santa Catarina (2006). Spécialiste en gestion de l'éducation et méthodologie d'enseignement interdisciplinaire à la Faculdade Dom Bosco à Ubiratã (2007). Master en enseignement des mathématiques, par le programme d'études supérieures en enseignement des mathématiques de l'Université fédérale de Rio Grande do Sul (2015). Membre du GEPEM-IFSC - Groupe d'études et de recherche en enseignement mathématique (IFSC) et GHEMAT / SC - Groupe de recherche en histoire de l'enseignement des mathématiques - Santa Catarina. Il est actuellement professeur d'enseignement fondamental, technique et technologique à l'Institut fédéral de l'éducation, des sciences et de la technologie de Santa Catarina - Câmpus Florianópolis. Actuellement, il développe un stage de doctorat en alternance en tant que Boursier Dexcellence à la Faculté de psychologie et sciences de l'éducation de l'Université de Genève (UNIGE), à Genève, en Suisse.

David Antonio da cOSTA, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor em Educação Matemática pela PUC/SP, com estágio realizado na modalidade sanduíche (junho 2008 - maio 2009) no INRP/SHE - Institut National de Recherche Pédagogique/Service d'Histoire de l'Éducation, Paris-França (bolsista CNPq). Possui graduação em Licenciatura Matemática pela Faculdade Filosofia Ciências e Letras MOEMA (1984), graduação em Pedagogia pela Faculdade de Educação Ciências e Letras Don Domênico (2001) e mestrado em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2005). Atualmente é professor adjunto do Departamento de Metodologia de Ensino e subcoordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica da Universidade Federal de Santa Catarina. É pesquisador lider do Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática - GHEMAT-SC 

Références

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Publié-e

14-12-2020

Comment citer

Silva Neto, O., & cOSTA, D. A. da . (2020). Expert, intelectual e/ou polímata? Uma contribuição para a História da Educação Matemática. History of Education in Latin America - HistELA, 3, e23450. https://doi.org/10.21680/2596-0113.2020v3n0ID23450

Numéro

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