A pessoa com deficiência no curso da história: aspectos sociais, culturais e políticos

Auteurs-es

  • Ronaldo Rodrigues Moises Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Daniel Stockmann Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

DOI :

https://doi.org/10.21680/2596-0113.2020v3n0ID20780

Mots-clés :

Conceito de Deficiência, Educação, História

Résumé

Este artigo investiga concepções e tratativas sobre as pessoas com deficiência, em um recorte temporal iniciado com os primeiros registros históricos mundiais sobre essa temática até a retomada da democracia brasileira em 1985. Trata-se de uma revisão bibliográfica com perspectiva de análise crítica, realizada por meio de obras que investigam a história da pessoa com deficiência, da educação especial e da educação, de forma geral. Os resultados demonstraram que a história da pessoa com deficiência foi fruto de suas condições materiais de existência tendo, todavia, uma temporalidade paralela quando comparada às pessoas consideradas “normais”, no que concerne à oferta de atendimentos e práticas formativas. Conclui-se que à pessoa com deficiência foi imposto, primariamente, provar-se (que tal, afirmar-se como ser) humano para poder viver e desfrutar das riquezas socialmente produzidas.

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Bibliographies de l'auteur-e

Ronaldo Rodrigues Moises, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, Brasil

Daniel Stockmann, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, Brasil

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Publié-e

20-06-2020

Comment citer

Moises, R. R., & Stockmann, D. (2020). A pessoa com deficiência no curso da história: aspectos sociais, culturais e políticos. History of Education in Latin America - HistELA, 3, e20780. https://doi.org/10.21680/2596-0113.2020v3n0ID20780

Numéro

Rubrique

Dossiê