Arquivos como espaços educativos

uma compreensão a partir das dimensões da competência em informação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/2447-0198.2025v9n1ID38039

Palavras-chave:

competência em informação, difusão arquivística, difusão educativa, difusão

Resumo

Na sociedade contemporânea, os arquivos podem ter papel essencial no que concerne à democratização do acesso à informação, para isso cabe destacar aspectos como a dinamicidade dos arquivos diante das mudanças históricas e tecnológicas que impactam a forma como a informação contida nos acervos é tratada. Esta pesquisa investigou as práticas de difusão educativa em arquivos, considerando as dimensões técnica, ética, estética e política da competência em informação. A metodologia utilizada foi descritiva, com abordagem qualitativa, por meio de uma Revisão Integrativa da Literatura. O corpus foi composto por dez estudos sobre educação em arquivos, analisados por meio da técnica de análise categorial da de análise de conteúdo, relacionando seus debates às dimensões da competência em informação. Os resultados indicaram que essas dimensões se relacionam às ações educativas em arquivos, tais como no desenvolvimento de conhecimentos e habilidades, na reflexão sobre patrimônio e monumento, na compreensão das relações sociais na informação arquivística e no papel dos arquivos na promoção da cidadania. Concluiu-se que a competência em informação fortalece as práticas educacionais e, ao abranger suas quatro dimensões, amplia o papel social dos arquivos.

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Biografia do Autor

Ana Maria Mendes Miranda, Universidade Estadual de Londrina

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Professora do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Adriana Rosecler Alcará, Universidade Estadual de Londrina

Doutora em Psicologia pela Universidade São Francisco (USF). Professora do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Estadual de Londrina (UEL), onde atua nos cursos de graduação em Arquivologia e Biblioteconomia e no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI/UEL).

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Publicado

14-03-2025

Como Citar

MIRANDA, A. M. M.; ALCARÁ, A. R. Arquivos como espaços educativos: uma compreensão a partir das dimensões da competência em informação. Revista Informação na Sociedade Contemporânea, [S. l.], v. 9, n. 1, p. e38039, 2025. DOI: 10.21680/2447-0198.2025v9n1ID38039. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/informacao/article/view/38039. Acesso em: 16 mar. 2025.

Edição

Seção

Dossiê Competência em informação