Criatividade, mercado e complexidade

percursos no labirinto da indústria criativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1982-1662.2026v9n45ID43884

Palavras-chave:

Indústria criativa, Criatividade, Pensamento complexo, Economia criativa.

Resumo

A obra Labirinto da indústria criativa: percepções e caminhos, de Cristiano Max Pereira Pinheiro, propõe uma abordagem inovadora ao campo da indústria criativa ao abandonar a busca por definições fixas e adotar o pensamento complexo como eixo metodológico. Referência na área, especialmente no Rio Grande do Sul, o autor articula sua trajetória acadêmica e profissional para analisar o setor como um sistema dinâmico, marcado por tensões entre arte e mercado, inovação e regulação. A metáfora do labirinto sintetiza essa complexidade, orientando uma leitura que privilegia processos em vez de classificações. O livro dialoga com diferentes autores e campos, revisando conceitos de criatividade, economia e cidade, ao mesmo tempo em que aplica sua proposta ao contexto brasileiro, evidenciando contradições estruturais e avanços recentes. Destaca-se, ainda, o estudo do setor de games no RS como expressão dessas dinâmicas. A obra contribui significativamente para o campo ao oferecer ferramentas analíticas mais adequadas à complexidade contemporânea.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mauricio Barth, Universidade Feevale

Pós-doutor em Comunicação, doutor em Diversidade Cultural e Inclusão Social, mestre em Indústria Criativa, especialista em Gestão de Marketing, bacharel em Publicidade e Propaganda. Professor em cursos de Graduação e Pós-graduação Stricto Sensu e Coordenador Editorial na Universidade Feevale (Novo Hamburgo/RS).

Referências

FLORIDA, Richard. A ascensão da classe criativa: e como ela está transformando o trabalho, o lazer, a comunidade e a vida cotidiana. Porto Alegre: L&PM, 2011.

HOLLANDS, Robert G. Creative industries and the creative city. In: HOLLANDS, Robert G. Beyond the neoliberal creative city: critique and alternatives in the urban cultural economy. Bristol: Policy Press, 2024.

HOWKINS, John. The creative economy: how people make money from ideas. London: Penguin Books, 2001.

INGOLD, Tim. Making: anthropology, archaeology, art and architecture. London: Routledge, 2013.

MORIN, Edgar. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. 8. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003.

MORIN, Edgar. Introdução ao pensamento complexo. Porto Alegre: Sulina, 2005.

PINHEIRO, Cristiano Max Pereira. Labirinto da indústria criativa: percepções e caminhos. Porto Alegre: Sulina, 2025. Disponível em: https://doi.org/10.29327/5844425. Acesso em: 05 mai. 2026.

POTTS, Jason. Creative industries and economic evolution. Cheltenham: Edward Elgar, 2011.

Downloads

Publicado

21-09-2026

Como Citar

BARTH, Mauricio. Criatividade, mercado e complexidade: percursos no labirinto da indústria criativa. Revista Inter-Legere, [S. l.], v. 9, n. 45, p. 43884, 2026. DOI: 10.21680/1982-1662.2026v9n45ID43884. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/43884. Acesso em: 21 set. 2026.

Edição

Seção

RESENHAS

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.