ANOTAÇÕES PARA REPENSAR O DIGITAL EM UM DIÁLOGO ENTRE PENSAMENTO BUDISTA E ONTOLOGIAS, EPISTEMOLOGIAS E ANTROPOLOGIAS NÃO HUMANISTAS CONTEMPORÂNEAS

Autores

  • Antonino Condorelli UFRN

Palavras-chave:

Interações Digitais. Budismo. Epistemologias Não Humanistas.

Resumo

A compreensão das redes que emergem das interações entre sujeitos humanos e tecnologias digitais de comunicação exige uma percepção das relações entre humano e não humano alternativa a dicotomias clássicas do pensamento ocidental como material-imaterial, natural-artificial, individual-coletivo, biológico-tecnológico, atividade-passividade, subjetividade-objetividade. Neste artigo, levanto a hipótese de que concepções ontológicas, epistemológicas e antropológicas presentes no pensamento budista, dialogando com visões ocidentais contemporâneas não humanistas, possam contribuir para a construção de um deslocamento na maneira de pensar o digital que obrigue a redesenhar fronteiras no mapa cognitivo do humano e do não humano traçado pelo pensamento humanista, permitindo conceber e experienciar ambos como recíprocas cocriações e codefinições. O deslocamento proposto possui um caráter político muito forte, pois aponta para a participação ativa de pensamentos de matriz religiosa na produção de conhecimento, que acontece desde sempre permeando, inclusive, a racionalidade ocidental clássica, mas que esta última expulsou de sua representação de si, do conhecimento e do mundo. Para tecer o diálogo que tenciono promover, problematizo as pretensas separação e especificidade de domínios e de faculdades mentais que o pensamento cientificista atribui aos discursos religioso e científico. Em seguida, a partir do diálogo que estabeleço entre pensamento budista e pensamentos ocidentais contemporâneos, esboço uma perspectiva das mídias digitais que não as concebe como ferramentas, objetos inertes manipulados por sujeitos racionais, mas como atores híbridos que codefinem o mundo em seu devir. Sucessivamente, analiso fenômenos que emergem das interações digitais à luz dessa perspectiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antonino Condorelli, UFRN

Graduado na Universidade de Siena, Itália. Professor substituto do Departamento de Comunicação Social e Doutorando em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Autor do ensaio O Pequeno Homem das Montanhas - Dersu Uzala: Ecologia, Semiótica e Arte (Natal: Fortunella, 2014). Atualmente, pesquisa cibercultura, biopolítica e produção de subjetividades.

Downloads

Publicado

08-08-2016

Como Citar

CONDORELLI, A. ANOTAÇÕES PARA REPENSAR O DIGITAL EM UM DIÁLOGO ENTRE PENSAMENTO BUDISTA E ONTOLOGIAS, EPISTEMOLOGIAS E ANTROPOLOGIAS NÃO HUMANISTAS CONTEMPORÂNEAS. Revista Inter-Legere, [S. l.], v. 1, n. 17, p. 105–127, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/9929. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ RELIGIÃO NA ESFERA PÚBLICA: UM CASO DE POLÍCIA OU UMA QUESTÃO POLÍTICA?