TRANSDISCIPLINARIDADE E A FÍSICA MODERNA E CONTEMPORÂNEA: RELATOS DE EXPERIÊNCIAS DIDÁTICAS

Autores

  • Romildo de Albuquerque Nogueira UFRPE
  • Paulo Fernando Lima de Souza Colégio Presbiteriano Agnes Erskine
  • Rubens Filipe de Arruda Amorim Oliveira Faculdade Joaquim Nabuco

Palavras-chave:

Transdisciplinaridade. Princípio da Dualidade da Luz. Teoria do Caos. Sistemas Complexos. Experimentos Didáticos.

Resumo

O objetivo deste trabalho é relatar duas experiências didáticas relacionando Transdisciplinaridade (TransD) e princípios da Física Moderna e Contemporânea. Na Física Moderna, o foco foi o Princípio da Dualidade da Luz e, na Física Contemporânea, a Teoria dos Sistemas Complexos, também conhecida como Teoria do Caos. Na primeira experiência didática (oficina), foi promovida uma discussão, com estudantes de graduação em Física, sobre as propriedades ondulatórias e corpusculares da luz e sua relação com a TransD. Essa oficina constituiu-se de três experimentos físicos (a cuba de onda, a dupla fenda de Young e o radiômetro de Crookes) e de uma discussão sobre a TransD, focando, principalmente, na lógica do terceiro incluído. Na segunda oficina, foi proposta uma prática pedagógica para ensinar a Teoria dos Sistemas Complexos (Caos) para estudantes de graduação. Nessa oficina, foi produzido e discutido um curto documentário acerca do Caos no senso comum. Em seguida, rotinas computacionais foram desenvolvidas e utilizadas para discutir as concepções científicas sobre o Caos. Para testar a eficácia das oficinas, aplicou-se um instrumento de avaliação antes e depois da atividade. Na primeira oficina, foi possível observar, nas falas dos estudantes acerca do Princípio da Dualidade da Luz, que inicialmente estas eram desprovidas de uma lógica que respaldasse tal Princípio, emergindo após a oficina algumas relações coerentes entre o Princípio da Dualidade e a TransD. Na segunda oficina, as respostas prévias dos estudantes mostraram uma diversidade de concepções resultantes do senso comum da palavra Caos. Após a realização da oficina, alguns estudantes conseguiram estabelecer diferenças entre o Caos no senso comum e o conceito científico de Caos. Esperamos que os relatos das experiências didáticas relacionando a transdisciplinaridade e a Física Moderna e Contemporânea sejam inspiradores para novas experiências didáticas com a TransD.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Romildo de Albuquerque Nogueira, UFRPE

Doutor em Ciências (Fisiologia Humana) pela Universidade de São Paulo. Pós-Doutor em Sistemas Complexos pela Florida Atlantic University. Professor do Departamento de Morfologia e Fisiologia Animal da UFRPE. Coordenador do Laboratório de Realidades Complexas do CENAPESQ (Centro de Apoio à Pesquisa da UFRPE). Lidera o Grupo de Biofísica Teórico-Experimental e Computacional (GBTEC) da UFRPE e o Núcleo de Estudo, Pesquisa e Extensão da Transdisciplinaridade (NUPET).

Paulo Fernando Lima de Souza, Colégio Presbiteriano Agnes Erskine

Mestre em Ensino das Ciências pela Universidade Federal Rural de Pernambuco. Professor de Física do Colégio Presbiteriano Agnes Erskine. Professor colaborador em projetos de pes­quisa e extensão da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) pelo Núcleo de Estudo, Pesquisa e Extensão da Transdisciplinaridade (NUPET).

Rubens Filipe de Arruda Amorim Oliveira, Faculdade Joaquim Nabuco

Mestre em Ensino de Ciências e Matemática (UFRPE). Professor da Escola de Referência Sizenando Silveira. Professor da Faculdade Joaquim Nabuco. Coordenador do Centro de Cidadania Marcelino Champagnat. Membro Colaborador do Núcleo de Pesquisa, Estudo e Extensão em Transdisciplinaridade.

Downloads

Publicado

11-04-2016

Como Citar

NOGUEIRA, R. de A.; LIMA DE SOUZA, P. F.; ARRUDA AMORIM OLIVEIRA, R. F. de. TRANSDISCIPLINARIDADE E A FÍSICA MODERNA E CONTEMPORÂNEA: RELATOS DE EXPERIÊNCIAS DIDÁTICAS. Revista Inter-Legere, [S. l.], v. 1, n. 16, p. 214–242, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/8976. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ TRANSDISCIPLINARIDADE