DOIS EXPERIMENTOS DIDÁTICOS: MILLIKAN, MALINOWSKI E A CONSTRUÇÃO DA REALIDADE

Autores

  • Jean Segata UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.21680/1982-1662.2016v1n19ID11777

Palavras-chave:

Antropologia. Teoria Ator-Rede. Ciência. Realidade

Resumo

Este ensaio trata da construção de fatos e, por conseguinte, da própria realidade. Seguindo os autores que o inspiram, particularmente Bruno Latour e Marilyn Strathern, minha tese central é a de que a transformação de dados em fatos não é uma alquimia das coisas, mas um arranjo de uma questão de estilo de pensamento. Para mostrar isso, tomo dois casos emblemáticos, já amplamente discutidos tanto na física quanto na antropologia: o da prova da carga do elétron, protagonizado por Millikan (1913), e o das instruções para se fazer etnografia, sistematizado por Malinowski (1922). Minha ênfase, é claro, está na antropologia. O que pretendo mostrar é que a repetição didática de suas experiências de pesquisa produz uma realidade que interessa às suas disciplinas – a física e a antropologia. Associado a isso, introduzo brevemente a ideia de que a virtude intelectual é, por excelência, um critério metodológico do trabalho científico, uma vez que o procedimento e a sua validade repousam na figura do cientista, seja ele um físico, seja um antropólogo. Tal afirmação implica deslocar a moral do campo das propriedades metafísicas para configurá-la como parte do procedimento experimental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jean Segata, UFRGS

Professor Adjunto do Departamento de Antropologia e do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Possui mestrado e doutorado em Antropologia Social pela Universidade Federal de Santa Catarina, onde também realizou pós-doutorado. Tem experiência na área Antropologia Urbana e Teoria Antropológica, atuando principalmente no campo da cibercultura e das relações humano-animal. É pesquisador do Navisual/PPGAS-UFRGS, da Rede Animalia/ILEA-UFRGS e do LACT/UnB e co-líder do Espelho Animal/PPGAS-UFRGS e do GrupCiber/PPGAS-UFSC. 

Downloads

Publicado

07-04-2017

Como Citar

SEGATA, J. DOIS EXPERIMENTOS DIDÁTICOS: MILLIKAN, MALINOWSKI E A CONSTRUÇÃO DA REALIDADE. Revista Inter-Legere, [S. l.], v. 1, n. 19, p. 2–20, 2017. DOI: 10.21680/1982-1662.2016v1n19ID11777. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/11777. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ TEORIA ATOR-REDE