PRÁTICAS RELIGIOSAS EM CONTEXTO MIGRATÓRIO: O CASO DA TRÍPLICE FRONTEIRA LATINO-AMERICANA

Autores

  • Anaxsuell Fernando Da Silva UNILA

Palavras-chave:

Religião. Migração. Fronteira.

Resumo

A região na América do Sul conhecida como Tríplice Fronteira é cenário de intenso fluxo religioso transnacional. Esse espaço geográfico é imaginado como uma zona de intersecção entre três cidades: Ciudad del Este, no Paraguai, Puerto Iguazu, na Argentina e Foz do Iguaçu, no Brasil. Do lado brasileiro, Foz do Iguaçu possui cerca de 300 mil habitantes, constituindo um campo religioso diversificado e complexo, cuja influência se manifesta pela fronteira com a Argentina e o Paraguai. Ciudad del’Este, no Paraguai, possui quase 200 mil habitantes e, nos últimos anos, vem recebendo uma crescente quantidade de imigrantes de diversas origens e filiações religiosas. No lado argentino da fronteira, a cidade de Puerto Iguazu abriga pouco mais de 50.000 pessoas, as quais, nos últimos anos, têm vivenciado transformações em seu campo religioso, em decorrência da chegada de numerosas igrejas pentecostais – em sua maioria, provenientes do Brasil – que se instalam, sobretudo, nos subúrbios e nos bairros mais pobres. Essas inter-relações socioculturais se retroalimentam do fluxo intenso de bens materiais e simbólicos característicos dessa região. Situada em um espaço geopolítico central para o Mercosul, a chamada Tríplice Fronteira se constitui num desafio para a pesquisa antropológica. Diante desse contexto, esta comunicação pretende partilhar resultados iniciais desta pesquisa acerca da diversidade religiosa e cultural compreendidos no âmbito dos fluxos migratórios, territorialidades e dos processos de integração transfronteiriça.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anaxsuell Fernando Da Silva, UNILA

Doutor em Ciências Sociais, concentração em Antropologia Social, pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Mestre, Bacharel e Licenciado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Possui experiência de pesquisa com temáticas relacionadas à religião, principalmente quando associada à esfera pública. Atualmente é professor da Universidade Federal da Integração Latino-Americana

Downloads

Publicado

08-08-2016

Como Citar

DA SILVA, A. F. PRÁTICAS RELIGIOSAS EM CONTEXTO MIGRATÓRIO: O CASO DA TRÍPLICE FRONTEIRA LATINO-AMERICANA. Revista Inter-Legere, [S. l.], v. 1, n. 17, p. 89–104, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/9928. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ RELIGIÃO NA ESFERA PÚBLICA: UM CASO DE POLÍCIA OU UMA QUESTÃO POLÍTICA?