RESPONSABILIDADE E CONVICÇÃO: A POLÍTICA DO CATOLICISMO CARISMÁTICO

Autores

  • Carlos Eduardo Pinto Procópio

Palavras-chave:

, Religião. Política. Renovação Carismática Católica.

Resumo

As eleições de 2010 mostraram que há uma inegável presença pública da religião quando o assunto é inserção via política. Nesse contexto, não faltou espaço para que grupos religiosos apresentassem suas questões no que tange a direitos reprodutivos, liberdade de expressão, desenvolvimento econômico e social, gestão pública. Diante desse cenário, movimentos como a Renovação Carismática Católica viram nascer desde seu interior propostas de candidaturas com motivação sociorreligiosa. Esse posicionamento colocou, como veremos adiante, os carismáticos numa posição ambígua. Em face desse contexto, este artigo deseja sinalizar que a atividade política dos carismáticos é, antes de tudo, recheada de direções opostas e atravessadas que tentam se articular.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Eduardo Pinto Procópio

Possui graduação em Ciências Sociais (2006), mestrado em Ciência da Religião (2008) e doutorado em Ciências Sociais (2014) pela Universidade Federal de Juiz de Fora. É pesquisador doutor colaborador da UFABC e professor de antropologia, epistemologia da ciência e sociologia no Instituto Federal de São Paulo, campus São Paulo. Coordena o Grupo de Pesquisa Território. Fronteira e Sociabilidades (IFSP). Membro do Núcleo de Estudos da Religião (NER/UFG) e do Núcleo de Estudos de Religião, Economia e Política (NEREP/UFSCAR). Pesquisa processos eleitorais por uma perspectiva antropológica e as interfaces entre religião e política.

Downloads

Publicado

08-08-2016

Como Citar

PINTO PROCÓPIO, C. E. RESPONSABILIDADE E CONVICÇÃO: A POLÍTICA DO CATOLICISMO CARISMÁTICO. Revista Inter-Legere, [S. l.], v. 1, n. 17, p. 72–88, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/9927. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ RELIGIÃO NA ESFERA PÚBLICA: UM CASO DE POLÍCIA OU UMA QUESTÃO POLÍTICA?