Conhecimento proibido: a interdição da leitura em regimes políticos autoritários

Authors

  • Lúcia de Fátima Vieira da Costa UFRN
  • José Willington Germano

Abstract

A história da leitura revela que ao longo do tempo a palavra escrita sofre vigilância e repressão; o que provoca a presente reflexão sobre o significado político da leitura, considerando o que chamamos de “conhecimento proibido” em regimes autoritários. A interdição à palavra escrita, através da instituição da censura ou pela repressão aos seus autores e leitores é acompanhada de um discurso que a justifica, utilizado pelos donos do poder arbitrário, que se definem como “guardiães da ordem”, que agem em favor da democracia ou em defesa da ordem.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

14-10-2013

How to Cite

COSTA, L. de F. V. da; GERMANO, J. W. Conhecimento proibido: a interdição da leitura em regimes políticos autoritários. Revista Inter-Legere, [S. l.], v. 1, n. 11, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/4306. Acesso em: 22 nov. 2024.

Most read articles by the same author(s)