Conhecimento proibido: a interdição da leitura em regimes políticos autoritários

Autores/as

  • Lúcia de Fátima Vieira da Costa UFRN
  • José Willington Germano

Resumen

A história da leitura revela que ao longo do tempo a palavra escrita sofre vigilância e repressão; o que provoca a presente reflexão sobre o significado político da leitura, considerando o que chamamos de “conhecimento proibido” em regimes autoritários. A interdição à palavra escrita, através da instituição da censura ou pela repressão aos seus autores e leitores é acompanhada de um discurso que a justifica, utilizado pelos donos do poder arbitrário, que se definem como “guardiães da ordem”, que agem em favor da democracia ou em defesa da ordem.

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Publicado

14-10-2013

Cómo citar

COSTA, L. de F. V. da; GERMANO, J. W. Conhecimento proibido: a interdição da leitura em regimes políticos autoritários. Revista Inter-Legere, [S. l.], v. 1, n. 11, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/4306. Acesso em: 23 abr. 2025.

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