Políticas públicas, desenvolvimento e o papel do Estado no atual contexto brasileiro
DOI :
https://doi.org/10.21680/1982-1662.2023v6n37ID34929Résumé
A discussão sobre desenvolvimento passa a ter importância, do ponto de vista político e social, após a segunda guerra mundial. Assim, a abordagem teórica do desenvolvimento é dividida no período de 1945 a 1975, e no período pós anos 70, de acordo com Niederle e Radomsky (2016), abrangendo a concepção que o aborda apenas pelo aspecto econômico, considerando-o como sinônimo de crescimento; as que o descrevem como um processo de mudança qualitativa na sociedade, a partir de uma análise mais ampla, buscando demonstrar e analisar transformações nas condições sociais, econômicas, ambientais e culturais; e a abordagem pautada na expansão das capacidades, segundo a qual, o desenvolvimento é a expansão das liberdades individuais, por meio do combate as privações sociais, econômicas e políticas. De acordo com Sen (2010), a introdução da ideia de liberdade no processo de desenvolvimento é fundamental por duas razões: a primeira é a avaliatória, isto é, deve-se avaliar o progresso, tendo como parâmetro o aumento das liberdades das pessoas; a segunda é que o desenvolvimento está sujeito à condição de agente das pessoas. Não existe uma compreensão universal do conceito de desenvolvimento, porém, corroborando com alguns autores, acreditamos que o único desenvolvimento possível de ocorrer de fato, é o desenvolvimento das pessoas, ou seja, o desenvolvimento humano. O dossiê se propõe a receber artigos que objetivem refletir sobre as políticas públicas enquanto promotoras do desenvolvimento, através de um processo de mudança qualitativa na sociedade, e não entendendo-o apenas pelo seu viés econômico e centrado em indicadores quantitativos. Nesse contexto, salienta-se a importância do Estado na promoção do desenvolvimento em todas as suas dimensões, especialmente o desenvolvimento das condições de vida das pessoas e de suas capacidades de serem agentes, isto é, promotor do desenvolvimento humano. Dessa forma, o dossiê reunirá contribuições que realizem análises amplas e focalizadas nas transformações das condições sociais, econômicas, ambientais e culturais que políticas públicas são capazes de promover, dentro de diferentes escopos de estudos, metodologias e suportes teóricos, com foco na reflexão, análise e avaliação do papel do estado brasileiro na criação e implementação de políticas públicas e como promotor dos objetivos do desenvolvimento sustentável (ODS).
Téléchargements
Références
DYE, Thomas R. Understanding public policy.12th ed. Upper Saddle River, N. J.: Prentice Hall, 2008.
FURTADO, Celso. O mito do desenvolvimento econômico. 4. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1974.
HEIDEMAN, Francisco G. Do sonho do progresso às políticas de desenvolvimento. In: HEIDEMANN, Francisco G; SALM, José Francisco (Org.). Políticas Públicas e desenvolvimento: bases epistemológicas e modelos de análise. 2. ed. Brasília: Editora da Universidade de Brasília, 2010.
JOBERT, Bruno; MULLER, Pierre. L´Etat en action. Paris: Presses Universitaires de France, 1987.
NIERDELE, P. A.; RADMOMSKY, G.F.W. Introdução às teorias do desenvolvimento. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2016. Disponível em: www.ufrgs.br/cursopgdr/downloadsSerie/derad101.pdf. Acesso em: 26 nov. 2019.
ROSA, Júlia Gabriel Lima da; LIMA, Luciana Leite; AGUIAR, Rafael Barbosa de. Políticas Públicas: introdução. Porto Alegre: Jacarta, 2021.
SEN, Amartya. Desenvolvimento como liberdade. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.
SOUZA, Celina. Políticas públicas: uma revisão da literatura. Sociologias, Porto Alegre, n. 16, 2006.
SOUZA, Marcelo Lopes de. A teorização sobre o desenvolvimento em uma época de fadiga teórica, ou: sobre a necessidade de uma “teoria aberta” do desenvolvimento socioespacial. Revista Território, Rio de Janeiro, v. 1, n. 1, p. 5-23, 1996.
SOUZA, Marcelo Lopes de. Algumas notas sobre a importância do espaço para o desenvolvimento social. Revista Território, Rio de Janeiro, v. 2, n. 3, jul./dez. 1997.
VEIGA, José Eli Da. Desenvolvimento sustentável: o desafio do século XXI. 3. ed. Rio de Janeiro: Garamond, 2008.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Cleidijane Siqueira Santos, Renata Mayara Moreira de Lima, José de Lima Albuquerque 2023
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Partage dans les Mêmes Conditions 4.0 International.