“¿CÓMO SE HACE?”

PROCESOS DIALÓGICOS DE ENSEÑAJE DE LA ESCRITURA ACADÉMICA EN TIKTOK

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.21680/1984-3879.2025v25n2ID42067

Palabras clave:

dialogismo, TikTok, Escritura Académica, interacción, enseñaje

Resumen

Este artículo investiga cómo las prácticas discursivas en los videos de TikTok movilizan procesos dialógicos de enseñanza-aprendizaje de la escritura académica, centrándose en la construcción de significados en torno a “cómo escribir un artículo científico” dentro de un entorno digital de circulación social. Basado en la Teoría Dialógica del Lenguaje desarrollada por el Círculo de Bajtín, el estudio conceptualiza TikTok como un ecosistema comunicativo de enseñanza-aprendizaje en el que los sujetos interactúan, responden y (re)elaboran orientaciones sobre la producción de textos científicos fuera de los espacios educativos tradicionales. El análisis se enfoca en las interacciones discursivas que ocurren en los comentarios de lo video (EducToks), entendidas como parte constitutiva de dicho ecosistema comunicativo. Los resultados muestran que la enseñanza-aprendizaje en este contexto se estructura dialógicamente, marcada por la circulación de voces, preguntas prácticas, humor, ejemplos situados y disputas sobre lo que se considera un “buen” texto científico. Se concluye que TikTok funciona como un espacio de mediación y orientación social del conocimiento académico, produciendo efectos reales en las prácticas de escritura a través de interacciones continuas y dialógicamente constituidas entre sus participantes.

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Biografía del autor/a

Maria Ariane Santos Amaro da Silva, Universidade Federal de Campina Grande

Mestra e doutoranda em Linguagem e Ensino pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e especialista em Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa e Literatura. Graduada em Letras Língua Portuguesa pela UFCG. Dedica-se à pesquisa em linguagem, discursos acadêmicos e mediações digitais, com foco em leitura, escrita, letramentos digitais e produção de conhecimento em ambientes de interação online, especialmente redes sociais como o TikTok. Áreas de interesse: Escrita Acadêmica e Gêneros Textuais; Letramentos Digitais; Educação e Tecnologias Digitais; Cultura Digital e Mídias Sociais; Estudos do Discurso e Teoria da Linguagem.

Fábio Marques de Souza, Universidade Estadual da Paraíba

Professor Doutor Associado na Faculdade de Linguística, Letras e Artes e no Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores da Universidade Estadual da Paraíba (PPGFP-UEPB), na linha de pesquisa Linguagens, Culturas e Formação Docente. Professor ad honorem (2018-2028), ministrando aulas e orientando pesquisas de Mestrado e Doutorado na área de Estudos Linguísticos, nas linhas de pesquisa Ensino de línguas e formação docente e Práticas Sociais, Históricas e Culturais de Linguagem no Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino (PPGLE-UFCG).

Manassés Morais Xavier, Universidade Federal de Campina Grande

Doutor em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba. Mestre em Linguagem e Ensino pela Universidade Federal de Campina Grande. Especialista em Tecnologias Digitais na Educação, Bacharel em Comunicação Social - Jornalismo e Licenciado em Letras - Língua Portuguesa pela Universidade Estadual da Paraíba. Realizou Estágio de Pós-Doutorado em Linguística na Universidade Federal da Paraíba. Professor Adjunto III de Língua Portuguesa e Linguística na Unidade Acadêmica de Letras, Centro de Humanidades, da Universidade Federal de Campina Grande (UAL/CH/UFCG) e Professor Permanente no Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino da Universidade Federal de Campina Grande (PPGLE/UFCG).

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Publicado

22-12-2025

Cómo citar

AMARO DA SILVA, Maria Ariane Santos; SOUZA, Fábio Marques de; XAVIER, Manassés Morais. “¿CÓMO SE HACE?”: PROCESOS DIALÓGICOS DE ENSEÑAJE DE LA ESCRITURA ACADÉMICA EN TIKTOK . Saberes: Revista Interdisciplinaria de Filosofía y Educación, [S. l.], v. 25, n. 2, p. BHK12, 2025. DOI: 10.21680/1984-3879.2025v25n2ID42067. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/42067. Acesso em: 24 dic. 2025.

Número

Sección

DOSSIÊ: Teoria Dialógica do Círculo de Bakhtin em foco: estudos sobre práticas sociais, históricas e culturais de linguagem

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