A NATUREZA DIALÓGICA DA LINGUGEM EM BAKHTIN E O CÍRCULO
O ATO NA REALIDADE E ACONTECIMENTO DO SER
DOI:
https://doi.org/10.21680/1984-3879.2025v25n2ID42273Palavras-chave:
Círculo de Bakhtin; dialogismo; interação discursiva; Filosofia do ato.Resumo
A linguagem dialógica, conforme concebida por Mikhail Bakhtin e o Círculo, representa um pilar ontológico da comunicação humana, marcada pela interação constante entre sujeitos sociais e historicamente situados. Essa perspectiva enfatiza o dialogismo como qualidade inerente a todo enunciado, onde o eu se constitui em relação ao outro, permeando práticas discursivas ativas e responsáveis. O lugar teórico deste texto ampara-se na Teoria Dialógica da Linguagem do Círculo de Bakhtin, considerando a arquitetônica do ser como conceito sistematizador que incorpora as categorias dialogicidade, interação discursiva e o ato responsável em Bakhtin (2017 [1920-24]), (2016 [1952-53]); Volóchinov (2019 [1930]), além de Brait (2020), Fiorin (2020), Amorim (2004). Vemos afirmado na filosofia do ato que Bakhtin fortalece os preceitos filosóficos da natureza dialógica da linguagem, na afirmativa de que o ato penetra na composição da motivação responsável do ser único em suas experiências dialógico-discursiva, demarcada pelos registros avaliativos intrínsecos aos enunciados dessa interação; bem como é no ato responsável do ser que os elementos teóricos e os elementos da vida se unem em uma relação de vida, cultura e atividade. Essa abordagem dialógico-discursiva transcende visões monolíticas da linguagem, posicionando-a como arena de vozes sociais em tensão, onde o ato do sujeito se revela no acontecimento não como transmissão neutra, mas como evento singular de valoração ética e ideológica.
Downloads
Referências
AMORIM, Marília. O pesquisador e o seu outro: Bakhtin nas ciências humanas. São Paulo: Musa, 2004.
BAKHTIN, Mikhail Mikhailovich. O tempo e o espaço nas obras de Goethe. In.: Estética da criação verbal. Introdução e tradução de Paulo Bezerra. 6. ed. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2011[1974], p. 225-261.
BAKHTIN, Mikhail Mikhailovich. Os gêneros do discurso. Tradução de Paulo Bezerra. 2. ed. São Paulo: 34, 2016 [1952/1953].
BAKHTIN, Mikhail Mikhailovich. Para uma filosofia do ato responsável. Trad. de Valdemir Miotello e Carlos Alberto Faraco. 3.ed. São Carlos: Pedro & João Editores, 2017 [1920-24].
BRAIT, Beth. Alguns pilares da arquitetura bakhtiniana. In.: BRAIT, Beth. (Org.). Bakhtin: Conceitos-chave. 5. ed. São Paulo: Contexto: 2020, p. 7-10.
BRAIT, Beth.; MELO, Rosineide de. Enunciado/ enunciado concreto / enunciação. In.: BRAIT, Beth (org.) Bakhtin: conceitos-chave. São Paulo: Contexto, 2020.
FARACO, Carlos Alberto. Linguagem & diálogo: as ideias linguísticas do Círculo de Bakhtin. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.
FIORIN, José Luiz. Introdução ao pensamento de Bakhtin. 2. ed. 4. reimpressão. São Paulo: Contexto, 2020.
MACHADO, Irene. Gêneros discursivo. In.: BRAIT, Beth. (Org.). Bakhtin: conceitos-chave. 5. ed. São Paulo: Contexto, 2020, p. 151-166.
MEDVIEDEV, Pável Nikoláievitch. O método formal nos estudos literários: introdução crítica a uma poética sociológica. Tradução do russo por Ekaterina Américo e Sheila Grillo. São Paulo: Contexto, 2012 [1928].
SOBRAL, Adail. Do dialogismo ao gênero: as bases do pensamento do círculo de Bakhtin. Campinas: Mercado de Letras, 2009.
SOBRAL, Adail. A filosofia primeira de Bakhtin: roteiro de leitura comentado. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2019.
TEIXEIRA, Elizabeth. As três metodologias: acadêmica, da ciência e da pesquisa. 9. ed. Petrópolis: Vozes: 2012.
VOLÓCHINOV, Valentin Nikolaevich. A palavra na vida e a palavra na poesia: ensaios, artigos, resenha e poemas. Organização, tradução, ensaio introdutório e notas de Sheila Grillo e Ekaterina Vólvoka Américo. São Paulo: 34, 2019 [1926].
VOLÓCHINOV, Valentin Nikolaevich. Marxismo e Filosofia da Linguagem: Problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem/ Valentin Volóchinov, tradução, notas e glossário de Sheila Grillo e Ekaterina Vólkova Américo; ensaio introdutório de Sheila Grillo. 2. ed. São Paulo: 34, 2018 [1929].
XAVIER, Manassés Morais. Educomunicação em perspectiva dialógico-discursiva. São Paulo: Mentes Abertas; Campina Grande: EDUFCG, 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Maria Lúcia Serafim, Manassés Morais Xavier

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a revista Saberes e publicaremos a correção num dos próximos números.
English
Español (España)
Português (Brasil)