ECOSSSISTEMAS TECNOLÓGICOS E DIALOGISMO REFLEXÕES SOBRE A BNCC À LUZ DE BAKHTIN

REFLEXÕES SOBRE A BNCC À LUZ DE BAKHTIN

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1984-3879.2025v25n2ID42178

Palavras-chave:

BNCC, tecnologias digitais, dialogismo

Resumo

Este artigo analisa os sentidos atribuídos às tecnologias digitais no componente de Linguagens da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), à luz da Teoria Dialógica da Linguagem (TDL), desenvolvida por Mikhail Bakhtin e o Círculo. Parte-se da compreensão de que a linguagem é uma prática social, ideológica e responsiva, sendo os ambientes digitais espaços de enunciação e disputa simbólica. O estudo tem como objetivo geral compreender de que modo os usos das tecnologias digitais no ensino de Linguagens, conforme orientado pela BNCC, podem ser interpretados à luz da TDL. Os objetivos específicos consistem em: analisar os fundamentos da TDL, com foco nos conceitos de enunciado, dialogismo e responsividade; investigar como a BNCC aborda o uso das tecnologias digitais no componente de Linguagens; e refletir sobre as implicações formativas e discursivas das tecnologias como práticas de linguagem na escola. A pesquisa, de natureza qualitativa e documental, toma como corpus a BNCC, com foco nas passagens que tratam da cultura digital, das mídias e dos multiletramentos. A análise, guiada pela TDL, é organizada em três eixos: a tecnologia como potencial de aprendizagem; a constituição do sujeito digital; e o apagamento dos conflitos sociais no discurso sobre o digital. Os resultados indicam que a abordagem curricular tende a adotar uma lógica performativa e tecnicista, invisibilizando desigualdades estruturais. Conclui-se que a presença das tecnologias digitais na escola deve ser pensada a partir de uma pedagogia dialógica, que valorize a escuta, a autoria e a responsabilidade ética dos sujeitos.

 

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Biografia do Autor

Alisson dos Santos França, Universidade Federal de Campina Grande

Graduado em Letras, Língua Portuguesa, pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Durante a graduação, participou do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), no qual desenvolveu pesquisas sobre a transposição didática de práticas de linguagem no ensino remoto e o retorno ao ensino presencial, com foco nas experiências exitosas. Atualmente, mestrando em Linguagem e Ensino, na área de concentração em Estudos Linguísticos, pela mesma instituição. A linha de pesquisa foca nas práticas históricas, sociais e culturais, com ênfase na análise do discurso.    

Manassés Morais Xavier, Universidade Federal de Campina Grande

Doutor em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba. Mestre em Linguagem e Ensino pela Universidade Federal de Campina Grande. Especialista em Tecnologias Digitais na Educação, Bacharel em Comunicação Social - Jornalismo e Licenciado em Letras - Língua Portuguesa pela Universidade Estadual da Paraíba.

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Publicado

24-12-2025

Como Citar

FRANÇA, Alisson dos Santos; XAVIER, Manassés Morais. ECOSSSISTEMAS TECNOLÓGICOS E DIALOGISMO REFLEXÕES SOBRE A BNCC À LUZ DE BAKHTIN: REFLEXÕES SOBRE A BNCC À LUZ DE BAKHTIN. Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação, [S. l.], v. 25, n. 2, p. BHK25, 2025. DOI: 10.21680/1984-3879.2025v25n2ID42178. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/42178. Acesso em: 24 dez. 2025.

Edição

Seção

DOSSIÊ: Teoria Dialógica do Círculo de Bakhtin em foco: estudos sobre práticas sociais, históricas e culturais de linguagem

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