O uso da inteligência artificial na produção de artigos científicos
análise das orientações dos eductokers
DOI:
https://doi.org/10.21680/1984-3879.2025v25n01ID40435Palavras-chave:
Inteligência Artificial, Escrita acadêmica, tiktok, Ecossistema ComunicativoResumo
Este estudo analisa como usuários do TikTok orientam o uso da inteligência artificial (IA) na escrita de artigos científicos, considerando a plataforma como um ecossistema comunicativo de ensinagem. A pesquisa examina conteúdos digitais que combinam práticas acadêmicas e populares para ensinar escrita acadêmica, destacando benefícios e riscos do uso da IA. Embora as orientações reconheçam a utilidade das ferramentas digitais, apontam limitações quanto ao uso crítico e ético da IA, evidenciando a necessidade de maior reflexão sobre os impactos na autonomia intelectual e na originalidade dos textos. O TikTok, assim, funciona como espaço híbrido de aprendizado, onde saberes formais e informais se cruzam, gerando oportunidades e desafios para a formação acadêmica. A análise contribui para compreender as dinâmicas comunicativas contemporâneas e suas implicações para a educação digital.
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