Impactos da inteligência artificial nas agências de viagens
um estudo baseado na percepção dos agentes
DOI:
https://doi.org/10.21680/2357-8211.2025v13n3ID40538Palavras-chave:
Agência de viagens, Inteligência artificial, Impactos, Agente de viagens, Sistema inteligenteResumo
O setor de agências de viagens enfrentou diversos impactos desde seu surgimento, e agora enfrenta novos desafios devido à crescente adoção da inteligência artificial (IA). Este estudo teve como objetivo identificar os impactos da IA no setor de agências de viagens sob a perspectiva dos agentes de viagens. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e exploratória. Os dados foram coletados por meio de entrevistas online com agentes de viagens, e a técnica de amostragem por bola de neve foi empregada para construir a amostra. No total, dez agentes foram entrevistados. Os dados foram analisados por meio da análise de conteúdo temática. Os resultados indicaram que a maioria dos agentes já havia incorporado uma ou mais ferramentas de IA em seu trabalho diário, e todos os participantes concordaram que essas ferramentas aumentam a eficiência. Em relação aos impactos negativos, os agentes destacaram a preocupação com a segurança dos dados como principal desafio. Nenhum entrevistado percebeu a adoção da IA como uma ameaça à sua segurança no emprego, em contraste com estudos precedentes que sugeriram essa possibilidade. A percepção do futuro com a implementação da IA no mercado de agências de viagens foi positiva, e os entrevistados consideram que tais ferramentas podem fortalecer e melhorar a eficiência e a produtividade no setor, trazendo benefícios. Este estudo contribuiu para uma compreensão mais profunda da adoção de IA no setor de agência de viagens, oferecendo insights que podem ajudar os agentes a se adaptarem a essa realidade em evolução em sua prática profissional.
Downloads
Referências
Bardin, L. (2008). Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70.
Bockorni, B. R. S., & Gomes, A. F. (2021). A amostragem em snowball (bola de neve) em uma pesquisa qualitativa no campo da administração. Revista de Ciências Empresariais da UNIPAR, 22(1). https://doi.org/10.25110/receu.v22i1.8346
Boyd, R., & Holton, R. J. (2018). Technology, innovation, employment and power: Does robotics and artificial intelligence really mean social transformation? Journal of Sociology, 54(3), 331-345. https://doi.org/10.1177/1440783317726591
Brasil. Ministério do Turismo (2023). Glossário do Turismo 2023. Brasília, DF: Ministério do Turismo. Available at: http://www.dadosefatos.turismo.gov.br/gloss%C3%A1rio-do-turismo/882-a.html Access in: jul. 7th 2023.
Buhalis, D., & Law, R. (2008). Progress in information technology and tourism management: 20 years on and 10 years after the Internet - The state of eTourism research. Tourism management, 29(4), 609-623. https://doi.org/10.1016/j.tourman.2008.01.005
Buhalis, D., & Leung, R. (2018). Smart hospitality - Interconnectivity and interoperability towards an ecosystem. International Journal of Hospitality Management, 71, 41-50. https://doi.org/10.1016/j.ijhm.2017.11.011
Bulchand-Gidumal, J. (2022). Impact of artificial intelligence in travel, tourism, and hospitality. In Xiang, Z., Fuchs, M., Gretzel, U., & Höpken, W. (eds). Handbook of e-Tourism, 1943-1962. Springer Cham. https://doi.org/10.1007/978-3-030-48652-5_110
Claveria, O., Monte, E., & Torra, S. (2015). A new forecasting approach for the hospitality industry. International Journal of Contemporary Hospitality Management. 27(7), 1520-1538. https://doi.org/10.1108/ijchm-06-2014-0286
Doborjeh, Z., Hemmington, N., Doborjeh, M., & Kasabov, N. (2021). Artificial intelligence: a systematic review of methods and applications in hospitality and tourism. International Journal of Contemporary Hospitality Management, 34(3), 1154-1176. https://doi.org/10.1108/ijchm-06-2021-0767
Fontanella, B. J. B., Ricas, J., & Turato, E. R. (2008). Amostragem por saturação em pesquisas qualitativas em saúde: contribuições teóricas. Cadernos de saúde pública, 24, 17-27. https://doi.org/10.1590/s0102-311x2008000100003
Gretzel, U. (2011). Intelligent systems in tourism: A social science perspective. Annals of tourism research, 38(3), 757-779. https://doi.org/10.1016/j.annals.2011.04.014
Gunter, U., & Önder, I. (2016). Forecasting city arrivals with Google Analytics. Annals of Tourism Research, 61, 199-212. https://doi.org/10.1016/j.annals.2016.10.007
Huang, H. C. (2014). A Study on Artificial Intelligence Forecasting of Resort Demand. Journal of Theoretical & Applied Information Technology, 70(2). Available at: https://www.researchgate.net/profile/Han-Chen-Huang/publication/289095552_A_study_on_artificial_intelligence_forecasting_of_resort_demand/links/5695ca1a08ae3ad8e33d92de/A-study-on-artificial-intelligence-forecasting-of-resort-demand.pdf. Access in: jul. 9th, 2023.
Huang, M. H., & Rust, R. T. (2018). Artificial intelligence in service. Journal of service research, 21(2), 155-172. https://doi.org/10.1177/1094670517752459
Jarrahi, M. H. (2018). Artificial intelligence and the future of work: Human-AI symbiosis in organizational decision making. Business horizons, 61(4), 577-586. https://doi.org/10.1016/j.bushor.2018.03.007
Knani, M., Echchakoui, S., & Ladhari, R. (2022). Artificial intelligence in tourism and hospitality: Bibliometric analysis and research agenda. International Journal of Hospitality Management, 107, 103317. https://doi.org/10.1016/j.ijhm.2022.103317
Kopacek, P. (2014). Ethical and social aspects of robots. IFAC Proceedings Volumes, 47(3), 11425-11430. https://doi.org/10.3182/20140824-6-ZA-1003.00857
Kramer, R., Modsching, M., ten Hagen, K., & Gretzel, U. (2007). Behavioral impacts of mobile tour guides. In Sigala, M., Mich, L., Murphy, J. (eds). Information and communication technologies in tourism 2007, 109-118. Springer, Vienna. https://doi.org/10.1007/978-3-211-69566-1_11
Kuss, A. C., & Medaglia, J. (2023). Turismo y tecnologías de la información: de las agencias tradicionales a las tecnologías de viajes. Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo, 16, e-2668. https://doi.org/10.7784/rbtur.v16.2668
Law, R., Leung, K., & Wong, R. (2004). The impact of the Internet on travel agencies. International journal of contemporary hospitality management, 16(2), 100-107. https://doi.org/10.1108/09596110410519982
McCarthy, J. (2007). From here to human-level AI. Artificial Intelligence, 171(18), 1174-1182. https://doi.org/10.1016/j.artint.2007.10.009
Mckinsey Global Institute (2023). Generative AI and the future of work in America. Report, July 26, 2023. Available at: https://www.mckinsey.com/mgi/our-research/generative-ai-and-the-future-of-work-in-america . Access in: sept. 3th 2023.
Nedelkoska, L., & Quintini, G. (2018). Automation, skills use and training. OECD Social, Employment and Migration Working Papers, 202. Paris: OECD Publishing. https://doi.org/10.1787/2e2f4eea-en
Pencarelli, T. (2020). The digital revolution in the travel and tourism industry. Information technology & tourism, 22(3), 455-476. https://doi.org/10.1007/s40558-019-00160-3
Ricci, F., Rokach, L., & Shapira, B. (2021). Recommender systems: Techniques, applications, and challenges. Recommender systems handbook, 1-35. https://doi.org/10.1007/978-1-0716-2197-4_1
Sobiesk, E., Blair, J., Conti, G., Lanham, M., & Taylor, H. (2015, September). Cyber education: a multi-level, multi-discipline approach. In Proceedings of the 16th annual conference on information technology education (pp. 43-47). https://doi.org/10.1145/2808006.2808038
Standing, C., Tang-Taye, J. P., & Boyer, M. (2014). The impact of the Internet in travel and tourism: A research review 2001–2010. Journal of travel & tourism marketing, 31(1), 82-113. https://doi.org/10.1080/10548408.2014.861724
Tussyadiah, I. (2020). A review of research into automation in tourism: Launching the Annals of Tourism Research Curated Collection on Artificial Intelligence and Robotics in Tourism. Annals of Tourism Research, 81, 102883. https://doi.org/10.1016/j.annals.2020.102883
Tussyadiah, I., & Miller, G. (2019). Perceived impacts of artificial intelligence and responses to positive behaviour change intervention. In Pesonen, J., & Neidhardt, J. (eds). Information and Communication Technologies in Tourism 2019: Proceedings of the International Conference, pp. 359-370. Springer Cham. https://doi.org/10.1007/978-3-030-05940-8_28
United Nations (2015). The 2030 Agenda for Sustainable Development - The 17 Sustainable Development Goals. Department of Economic and Social Affairs Sustainable Development. Available at: https://sdgs.un.org/goals . Access in: jun. 1th 2023.
Viljoen, K., Roberts-Lombard, M., & Jooste, C. (2015). Reintermediation strategies for disintermediated travel agencies: a strategic marketing perspective. The International Business & Economics Research Journal (Online), 14(3), 561. https://doi.org/10.19030/iber.v14i3.9216
Xiang, Z., Wang, D., O’Leary, J. T., & Fesenmaier, D. R. (2015). Adapting to the internet: trends in travelers’ use of the web for trip planning. Journal of travel research, 54(4), 511-527. https://doi.org/10.1177/0047287514522883
Xiang, Z., Fuchs, M., Gretzel, U., & Höpken, W. (2022). Handbook of e-Tourism. Springer Cham. https://doi.org/10.1007/978-3-030-05324-6
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista de Turismo Contemporâneo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a CC Attribution 4.0 International que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
![]()



