Impactos da inteligência artificial nas agências de viagens

um estudo baseado na percepção dos agentes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/2357-8211.2025v13n3ID40538

Palavras-chave:

Agência de viagens, Inteligência artificial, Impactos, Agente de viagens, Sistema inteligente

Resumo

O setor de agências de viagens enfrentou diversos impactos desde seu surgimento, e agora enfrenta novos desafios devido à crescente adoção da inteligência artificial (IA). Este estudo teve como objetivo identificar os impactos da IA no setor de agências de viagens sob a perspectiva dos agentes de viagens. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e exploratória. Os dados foram coletados por meio de entrevistas online com agentes de viagens, e a técnica de amostragem por bola de neve foi empregada para construir a amostra. No total, dez agentes foram entrevistados.  Os dados foram analisados por meio da análise de conteúdo temática. Os resultados indicaram que a maioria dos agentes já havia incorporado uma ou mais ferramentas de IA em seu trabalho diário, e todos os participantes concordaram que essas ferramentas aumentam a eficiência. Em relação aos impactos negativos, os agentes destacaram a preocupação com a segurança dos dados como principal desafio. Nenhum entrevistado percebeu a adoção da IA como uma ameaça à sua segurança no emprego, em contraste com estudos precedentes que sugeriram essa possibilidade. A percepção do futuro com a implementação da IA no mercado de agências de viagens foi positiva, e os entrevistados consideram que tais ferramentas podem fortalecer e melhorar a eficiência e a produtividade no setor, trazendo benefícios. Este estudo contribuiu para uma compreensão mais profunda da adoção de IA no setor de agência de viagens, oferecendo insights que podem ajudar os agentes a se adaptarem a essa realidade em evolução em sua prática profissional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Iza de Lima Sucine, Universidade Federal da Paraíba

Formação/curso: Bacharela em Turismo (Bachelor's Degree in Tourism). Instituição: Universidade Federal da Paraíba (Federal University of Paraíba, Brazil). E-mail: izasucine@hotmail.com. Orcid: https://orcid.org/0009-0009-2229-7160

Cibelle Batista Gondim, Universidade Federal da Paraíba

Formação/curso: Doutora em Turismo (PhD in Tourism) / Professora do Departamento de Turismo e Hotelaria (Professor at the Department of Tourism and Hospitality). Instituição: Universidade Federal da Paraíba (Federal University of Paraíba, Brazil). E-mail: cibelle.gondim@academico.ufpb.br. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-3255-5620.

Referências

Bardin, L. (2008). Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70.

Bockorni, B. R. S., & Gomes, A. F. (2021). A amostragem em snowball (bola de neve) em uma pesquisa qualitativa no campo da administração. Revista de Ciências Empresariais da UNIPAR, 22(1). https://doi.org/10.25110/receu.v22i1.8346

Boyd, R., & Holton, R. J. (2018). Technology, innovation, employment and power: Does robotics and artificial intelligence really mean social transformation? Journal of Sociology, 54(3), 331-345. https://doi.org/10.1177/1440783317726591

Brasil. Ministério do Turismo (2023). Glossário do Turismo 2023. Brasília, DF: Ministério do Turismo. Available at: http://www.dadosefatos.turismo.gov.br/gloss%C3%A1rio-do-turismo/882-a.html Access in: jul. 7th 2023.

Buhalis, D., & Law, R. (2008). Progress in information technology and tourism management: 20 years on and 10 years after the Internet - The state of eTourism research. Tourism management, 29(4), 609-623. https://doi.org/10.1016/j.tourman.2008.01.005

Buhalis, D., & Leung, R. (2018). Smart hospitality - Interconnectivity and interoperability towards an ecosystem. International Journal of Hospitality Management, 71, 41-50. https://doi.org/10.1016/j.ijhm.2017.11.011

Bulchand-Gidumal, J. (2022). Impact of artificial intelligence in travel, tourism, and hospitality. In Xiang, Z., Fuchs, M., Gretzel, U., & Höpken, W. (eds). Handbook of e-Tourism, 1943-1962. Springer Cham. https://doi.org/10.1007/978-3-030-48652-5_110

Claveria, O., Monte, E., & Torra, S. (2015). A new forecasting approach for the hospitality industry. International Journal of Contemporary Hospitality Management. 27(7), 1520-1538. https://doi.org/10.1108/ijchm-06-2014-0286

Doborjeh, Z., Hemmington, N., Doborjeh, M., & Kasabov, N. (2021). Artificial intelligence: a systematic review of methods and applications in hospitality and tourism. International Journal of Contemporary Hospitality Management, 34(3), 1154-1176. https://doi.org/10.1108/ijchm-06-2021-0767

Fontanella, B. J. B., Ricas, J., & Turato, E. R. (2008). Amostragem por saturação em pesquisas qualitativas em saúde: contribuições teóricas. Cadernos de saúde pública, 24, 17-27. https://doi.org/10.1590/s0102-311x2008000100003

Gretzel, U. (2011). Intelligent systems in tourism: A social science perspective. Annals of tourism research, 38(3), 757-779. https://doi.org/10.1016/j.annals.2011.04.014

Gunter, U., & Önder, I. (2016). Forecasting city arrivals with Google Analytics. Annals of Tourism Research, 61, 199-212. https://doi.org/10.1016/j.annals.2016.10.007

Huang, H. C. (2014). A Study on Artificial Intelligence Forecasting of Resort Demand. Journal of Theoretical & Applied Information Technology, 70(2). Available at: https://www.researchgate.net/profile/Han-Chen-Huang/publication/289095552_A_study_on_artificial_intelligence_forecasting_of_resort_demand/links/5695ca1a08ae3ad8e33d92de/A-study-on-artificial-intelligence-forecasting-of-resort-demand.pdf. Access in: jul. 9th, 2023.

Huang, M. H., & Rust, R. T. (2018). Artificial intelligence in service. Journal of service research, 21(2), 155-172. https://doi.org/10.1177/1094670517752459

Jarrahi, M. H. (2018). Artificial intelligence and the future of work: Human-AI symbiosis in organizational decision making. Business horizons, 61(4), 577-586. https://doi.org/10.1016/j.bushor.2018.03.007

Knani, M., Echchakoui, S., & Ladhari, R. (2022). Artificial intelligence in tourism and hospitality: Bibliometric analysis and research agenda. International Journal of Hospitality Management, 107, 103317. https://doi.org/10.1016/j.ijhm.2022.103317

Kopacek, P. (2014). Ethical and social aspects of robots. IFAC Proceedings Volumes, 47(3), 11425-11430. https://doi.org/10.3182/20140824-6-ZA-1003.00857

Kramer, R., Modsching, M., ten Hagen, K., & Gretzel, U. (2007). Behavioral impacts of mobile tour guides. In Sigala, M., Mich, L., Murphy, J. (eds). Information and communication technologies in tourism 2007, 109-118. Springer, Vienna. https://doi.org/10.1007/978-3-211-69566-1_11

Kuss, A. C., & Medaglia, J. (2023). Turismo y tecnologías de la información: de las agencias tradicionales a las tecnologías de viajes. Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo, 16, e-2668. https://doi.org/10.7784/rbtur.v16.2668

Law, R., Leung, K., & Wong, R. (2004). The impact of the Internet on travel agencies. International journal of contemporary hospitality management, 16(2), 100-107. https://doi.org/10.1108/09596110410519982

McCarthy, J. (2007). From here to human-level AI. Artificial Intelligence, 171(18), 1174-1182. https://doi.org/10.1016/j.artint.2007.10.009

Mckinsey Global Institute (2023). Generative AI and the future of work in America. Report, July 26, 2023. Available at: https://www.mckinsey.com/mgi/our-research/generative-ai-and-the-future-of-work-in-america . Access in: sept. 3th 2023.

Nedelkoska, L., & Quintini, G. (2018). Automation, skills use and training. OECD Social, Employment and Migration Working Papers, 202. Paris: OECD Publishing. https://doi.org/10.1787/2e2f4eea-en

Pencarelli, T. (2020). The digital revolution in the travel and tourism industry. Information technology & tourism, 22(3), 455-476. https://doi.org/10.1007/s40558-019-00160-3

Ricci, F., Rokach, L., & Shapira, B. (2021). Recommender systems: Techniques, applications, and challenges. Recommender systems handbook, 1-35. https://doi.org/10.1007/978-1-0716-2197-4_1

Sobiesk, E., Blair, J., Conti, G., Lanham, M., & Taylor, H. (2015, September). Cyber education: a multi-level, multi-discipline approach. In Proceedings of the 16th annual conference on information technology education (pp. 43-47). https://doi.org/10.1145/2808006.2808038

Standing, C., Tang-Taye, J. P., & Boyer, M. (2014). The impact of the Internet in travel and tourism: A research review 2001–2010. Journal of travel & tourism marketing, 31(1), 82-113. https://doi.org/10.1080/10548408.2014.861724

Tussyadiah, I. (2020). A review of research into automation in tourism: Launching the Annals of Tourism Research Curated Collection on Artificial Intelligence and Robotics in Tourism. Annals of Tourism Research, 81, 102883. https://doi.org/10.1016/j.annals.2020.102883

Tussyadiah, I., & Miller, G. (2019). Perceived impacts of artificial intelligence and responses to positive behaviour change intervention. In Pesonen, J., & Neidhardt, J. (eds). Information and Communication Technologies in Tourism 2019: Proceedings of the International Conference, pp. 359-370. Springer Cham. https://doi.org/10.1007/978-3-030-05940-8_28

United Nations (2015). The 2030 Agenda for Sustainable Development - The 17 Sustainable Development Goals. Department of Economic and Social Affairs Sustainable Development. Available at: https://sdgs.un.org/goals . Access in: jun. 1th 2023.

Viljoen, K., Roberts-Lombard, M., & Jooste, C. (2015). Reintermediation strategies for disintermediated travel agencies: a strategic marketing perspective. The International Business & Economics Research Journal (Online), 14(3), 561. https://doi.org/10.19030/iber.v14i3.9216

Xiang, Z., Wang, D., O’Leary, J. T., & Fesenmaier, D. R. (2015). Adapting to the internet: trends in travelers’ use of the web for trip planning. Journal of travel research, 54(4), 511-527. https://doi.org/10.1177/0047287514522883

Xiang, Z., Fuchs, M., Gretzel, U., & Höpken, W. (2022). Handbook of e-Tourism. Springer Cham. https://doi.org/10.1007/978-3-030-05324-6

Downloads

Publicado

27-11-2025

Como Citar

DE LIMA SUCINE, Iza; BATISTA GONDIM, Cibelle. Impactos da inteligência artificial nas agências de viagens: um estudo baseado na percepção dos agentes. Revista de Turismo Contemporâneo, [S. l.], v. 13, n. 3, p. 988–1010, 2025. DOI: 10.21680/2357-8211.2025v13n3ID40538. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/turismocontemporaneo/article/view/40538. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 6 7 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.