Comunicação Inclusiva e Acessibilidade para o Turista Estrangeiro no Centro Histórico de João Pessoa
DOI:
https://doi.org/10.21680/2357-8211.2024v12n1ID34131Palavras-chave:
Turismo Acessível, Comunicação Inclusiva, Língua EstrangeiraResumo
A acessibilidade começou a ser estudada pelas lentes do turismo nas últimas décadas, com um crescente reconhecimento da importância de tornar os destinos turísticos disponíveis para todos. A moderna mobilidade internacional tem impulsionado o desenvolvimento de novas soluções para, não apenas promover uma maior integração desses turistas com meio, mas também assegurar uma compreensão histórico-cultural, que é fundamental para o local. Sendo assim, este estudo tem como objetivo analisar a comunicação do Centro Histórico de João Pessoa para atender à demanda turística internacional, a fim de verificar se a região possui recursos que promovam um turismo satisfatório para esse público. A pesquisa de abordagem qualitativa, com coleta de dados in loco, utilizou-se de técnica de observação estruturada em dez atrativos do Centro Histórico, além de entrevista não-estruturada com respectivos colaboradores. Com base na análise dos dados coletados, concluiu-se que a situação comunicacional no centro histórico de João Pessoa não atende às necessidades dos turistas internacionais. A falta de placas e sinais traduzidos, a falta de guias bilíngues e o pouco uso de recursos digitais podem comprometer experiência do turista, já que se tornar mais difícil de obter informações. Melhorias nessas áreas são necessárias para tornar o turismo em João Pessoa mais inclusivo e acessível para o público estrangeiro.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista de Turismo Contemporâneo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).