Diversidade pedagógica de formação humana no ideário democrático em escolas confessionais
DOI:
https://doi.org/10.21680/2596-0113.2020v3n0ID20525Palavras-chave:
Ensino Confessional, Estado Laico, Pluralidade Religiosa, Protestantismo, Cultura EscolarResumo
Este artigo analisa o estabelecimento de três escolas protestantes e seus projetos educacionais estabelecidos no final do século XIX e nos meados do século XX. Têm-se o intuito de percebê-los como norteadores de práticas pedagógicas plurais, quando a identidade protestante estava em construção no Brasil. Utilizou-se de uma revisão bibliográfica com um referencial teórico diversificado de acordo com as pesquisas realizadas. Conclui-se que houve a abertura e o estabelecimento de um solo fértil de projetos educacionais o que favoreceu a atuação de intelectuais vinculados a uma religião específica.
Downloads
Referências
A GAZETA. Lavras, 11 set. 1931.
Abreu, Geysa Spitz Alcoforado de. (2003). Escola Americana de Curitiba (1892-1934): um estudo do americanismo na cultura escolar. Dissertação de mestrado. PUC/SP.
Abreu, Geysa Spitz Alcoforado de. (2011). O Ensino regular da Caligrafia: a experiência da Escola Americana de Curitiba no Final do Século XIX e início do século XX. Revista HISTEDBR On-line, v. 43, p. 132-142.
Capri, Roberto. (1923). Estado do Paraná. São Paulo: Empresa Editora Brasil – CAPRI & OLIVERO.
Castro, Cesar Augusto; Silva, Diana Rocha da. (2016). A institucionalizac?a?o dos grupos escolares no Maranha?o. Revista Linhas. Floriano?polis, v. 17, n. 33, p. 284-308, jan./abr. 2016.
Chamon, Carla Simone. (2005). Maria Guilhermina Loureiro de Andrade:?a trajeto?ria profissional de uma educadora (1869/1913). Tese (doutorado) – Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Educac?a?o. Belo Horizonte: FaE.
Chartier, Roger. (2002). A histo?ria cultural, entre pra?ticas e representac?o?es. Trad. Maria Manuela Galhardo, 2a ed. Difel editora. 2002. Colec?a?o Memo?ria e sociedade.
Cruz, Marile?ia dos Santos. (2013). Ampliac?a?o e Modernizac?a?o do sistema de ensino prima?rio no interior do Maranha?o. VII Congresso Brasileiro de Histo?ria da Educac?a?o [anais].
Foucault, Michel. (2013). Vigiar e punir: história da violência nas prisões. Petrópolis, RJ: Vozes.
Gammon, Clara. (1959). Assim brilha a luz: a vida de Samuel R. Gammon. Lavras: Imprensa Gammon.
Goldman, Frank P. (1972). Os pioneiros americanos no Brasil: educadores, sacerdotes, covos e reis. Tradução: KRÁHENBÜHL, Olívia. São Paulo: Pioneira.
Hilsdorf, Maria Lu?cia Spedo. (1977). Escolas americanas de confissa?o protestante na Provi?ncia de Sa?o Paulo, um estudo de suas origens. Dissertac?a?o de Mestrado. Sa?o Paulo: USP.
Hilsdorf, Maria Lu?cia Spedo. (1986). Francisco Rangel Pestana: jornalista, político, educador. 1986. Tese (Doutorado) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo. São Paulo.
Hunt, Lynn. (1995). A nova história cultural. São Paulo: Martins Fontes.
Julia, Dominique. (2001). A Cultura escolar como objeto histórico. Revista Brasileira de História da Educação. Tradução: Gizele de Souza. São Paulo: Autores Associados, n. 1, janeiro/junho, pp. 9-43.
Laguna, Shirley Puccia. (1999). Reconstrução histórica do Curso Normal da Escola Americana de São Paulo (1889-1933). Internato de meninas: uma leitura de seu cotidiano e da instrução e educação feminina aí ministradas. Dissertação de mestrado, Programa de História e Filosofia da Educação, da Pontifícia Universidade de São Paulo.
Maciel, M. M. (2018). Educación religiosa y regulaciones del cuerpo. History of Education in Latin America - HistELA, 1, e16404. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/histela/article/view/16404. Acesso em: 18 mar. 2020.
Melo, Sandra Maria Barros Alves. (2012). Percurso histo?rico da formac?a?o de professores para a escola prima?ria no Maranha?o: Impe?rio e Repu?blica Velha. IX Semina?rio Nacional de Estudos e Pesquisas “Histo?ria, sociedade e educac?a?o no Brasil” [anais], Universidade Federal da Parai?ba – Joa?o Pessoa.
Mesquida, Peri. (1994). Hegemonia norte-americana e educac?a?o protestante no Brasil: um estudo de caso. Trad. Celso Rodrigues Filho. Juiz de Fora: EDUJF; Sa?o Bernardo do Campo: Editeo.
Mills, Eva Yarwood. (1976). Eva. 8:28. Lancaster: Brookshire Publications.
Mills, Eva Yarwood. (1985). Entrevista concedida a Charles Stoner em 25 de marc?o de 1985.
Nascimento, Ester Fraga Carvalho. (2007). Educar, Curar, Salvar: uma ilha de civilizac?a?o no Brasil tropical. Maceio?: Editora da Universidade Federal de Alagoas.
Nunes, Maria Thetis. (1992). Ensino secundário e sociedade brasileira. São Cristóvão: Ed. Universidade Federal de Sergipe.
O INSTITUTO. Lavras, jun. 1931.
PROSPECTO das Escolas do Instituto Evangélico. Biblioteca do Instituto Presbiteriano Gammon. Lavras, 1925.
PROSPECTO do Instituto Evangélico. Biblioteca do Instituto Presbiteriano Gammon. Lavras, 1921.
PROSPECTO do Instituto Evangélico. Biblioteca do Instituto Presbiteriano Gammon. Lavras, 1925.
PROSPECTO do Instituto Evangélico. Casa Editora Presbyteriana: Lavras, 1908.
PROSPECTO INSTITUTO GAMMON. Biblioteca do Instituto Presbiteriano Gammon. Lavras, 1937.
Silva, Abdoral Fernandes da. (1997). Nossas rai?zes: a histo?ria da Alianc?a das Igrejas Crista?s Evange?licas do Norte do Brasil (AICENB). 2 ed. Sa?o Lui?s.
Smith, Dugal. (1986). Fazendo progresso. Sa?o Paulo: Imprensa Batista Regular.
Souza, Rosa Fátima de. (1998). Templos de civilização: a implantação da escola primária graduada no Estado de São Paulo (1890-1910). São Paulo: Fundação Editora da Unesp.
Vago, Tarcísio Mauro Vago. (2002). Cultura escolar, cultivo de corpos: educação physica e gymnastica como práticas constitutivas dos corpos de crianças no ensino público primário de Belo Horizonte (1906-1920). Bragança Paulista: EDUSF.
Veiga, Cynthia Greive. (2002). A escolarização como projeto de civilização. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 21, p. 90-103, set./dez. 2002.
Veras, Loyde Anne Carreiro Silva. (2017). Memo?rias da Terra de Beula?: a construc?a?o de uma vida e produc?a?o de um lugar nas autobiografias de Eva Mills. 2017. Dissertac?a?o (Mestrado em Educac?a?o). Escola de Educac?a?o e Humanidades. Pontifi?cia Universidade Cato?lica do Parana? – PUCPR, Curitiba, 2017.
Veras, Roge?rio de Carvalho.?(2005). Entre bodes e embatinados: representac?o?es de um conflito religioso no Maranha?o. [monografia] Curso de Histo?ria da Universidade Federal do Maranha?o. – Sa?o Lui?s.
Warde, Mirian Jorge. (2001). Americanismo e Educação: a fabricação do “homem novo”. Projeto de pesquisa desenvolvido no Programa EHPS – PUC-SP, com apoio da Capes e do CNPq.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons — Attribution 4.0 International — CC BY 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.