Defensores da escola pública: ecos das propostas defendidas por grandes pensadores presentes no Manifesto da Educação Nova
DOI :
https://doi.org/10.21680/2596-0113.2023v6n1ID31970Mots-clés :
Intelectual da educação, Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova, Obrigatoriedade na educação.Résumé
Este trabalho é resultado de pesquisa de caráter exploratório do estado da arte com a finalidade de abordar os princípios fundamentais da laicidade, da gratuidade e da obrigatoriedade do ensino presentes nas ideias propostas por intelectuais como Emile Durkheim (1858-1917), John Dewey (1859-1952) e Rui Barbosa (1849-1923), acerca de uma nova política de educação que ecoam nas propostas da política educacional constantes do Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova, publicado em 1932. O corpus de análise bibliográfica se dá a partir da seleção de textos e obras que abordassem a temática foco de pesquisa, considerando- se a atualidade da discussão trazida no documento, decorridos mais de oitenta anos de sua publicação, e pelo fato de se observar ecos de ideias, defendidas por grandes pensadores, como Rui Barbosa no final do século XIX, presentes no referido Manifesto, e que podem ser consideradas atuais nos dias de hoje. A partir da pesquisa, observa-se que a presença dos educadores responsáveis pelas reformas nos anos 20 do século XX nas principais iniciativas educacionais do país nas décadas seguintes, acabou por marcar na historiografia a origem da Escola Nova no Brasil naquele período.
Téléchargements
Références
APPLE, Michael W.; TEITELBAUM, Kenneth. John Dewey (1859-1952). In: PALMER, Joy A. 50 Grandes Educadores: de Confúcio a Dewey. São Paulo: Contexto. 2008. p. 217-223.
AZEVEDO, Fernando de (et. al.). Manifestos dos pioneiros da Educação Nova (1932) e dos educadores 1959. Coleção Educadores. Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana, 2010. Disponível em: <http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/me4707.pdf> Acesso em 30 jan. 2023.
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988. 292 p. Disponível em: <https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/518231/CF88_Livro_EC91_2016.pdf> Acesso em 30 jan. 2023.
GADOTTI, Moacir. História das Ideias Pedagógicas. São Paulo: Ática, 1996.
GERHARDT, Tatiana Engel; SILVEIRA, Denise Tolfo. Métodos de Pesquisa. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2009. Disponível em:
<http://www.ufrgs.br/cursopgdr/downloadsSerie/derad005.pdf> Acesso em: 30 jan. 2023.
LOURENÇO FILHO. Introdução ao estudo da Escola Nova. São Paulo: Melhoramentos, 1950. p. 133.
MACHADO, Maria Cristina Gomes. Rui Barbosa. Coleção Educadores. Recife: Fundação Joaquim Nabuco; Editora Massangana. 2010. Disponível em: Acesso em 30 jan. 2023.
PICKERING, William. Émile Durkheim (1858-1917). In: PALMER, Joy A. 50 Grandes Educadores: de Confúcio a Dewey. São Paulo: Contexto. 2008. p. 202-207.
SAVIANI, Dermeval. Breves considerações sobre fontes para a história da educação. In: LOMBARDI, J. C. e NASCIMENTO, M. I. M. (Org). Fontes, História e Historiografia da Educação. Campinas: Autores Associados, 2004.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés History of Education in Latin America - HistELA 2023
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons — Attribution 4.0 International — CC BY 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.