Necessidade de Informação dos Gestores da Secretaria de Estado da Educação do Estado do Paraná
DOI:
https://doi.org/10.21680/2447-0198.2021v5n1ID23418Palavras-chave:
Necessidade Informacional. Comportamento Informacional. Gestão da Informação. Gestor Escolar. Sistemas de Informação.Resumo
Estudo sobre as necessidades informacionais para a tomada de decisão de gestores escolares e do Sistema Estadual de Registros Escolares, sistema de informação para gestão escolar. Objetiva investigar as necessidades informacionais para tomada de decisão dos gestores da Secretaria de Estado da Educação do Estado do Paraná. Propõe como objetivos específicos: a) identificar as necessidades informacionais para tomada de decisão dos gestores da secretaria; b) categorizar as necessidades informacionais para tomada de decisão dos gestores da Secretaria de Estado da Educação; c) examinar se as necessidades informacionais dos gestores da Secretaria de Estado da Educação são atendidas pelo Sistema Estadual de Registros Escolares. Propõe desenvolver uma pesquisa exploratória e descritiva de abordagem quantitativa e qualitativa com o uso do questionário e da entrevista semiestruturada como instrumentos de coleta de dados. Pretende contribuir para a melhor compreensão das necessidades informacionais dos gestores e reconhecimento se o sistema de informação utilizado atente essas necessidades.
Downloads
Referências
ALVES, Jorge Luiz. Legislação educacional: vida legal das instituições de ensino integram o sistema estadual de educação. In: PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Superintendência de Educação. O professor PDE e os desafios da escola pública paranaense, 2012. Curitiba: SEED/PR., 2014. V.1. (Cadernos PDE). Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2012/2012_ufpr_gestao_artigo_jorge_luiz_alves.pdf. Acesso em: 23 maio 2020. ISBN 978-85-8015-063-6.
ANGELO, Elis Regina Barbosa. Métodos e Técnicas de Pesquisa em Turismo. Rio de Janeiro: Fundação CECIERJ, 2012. v. único. Disponível em: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/8741. Acesso em: 15 nov. 2020.
ARAÚJO, Carlos Alberto Ávila. Arquivologia, biblioteconomia, museologia e ciência da informação: o diálogo possível. São Paulo: ABRAINFO, 2014. Disponível em: https://pt.scribd.com/document/388443516. Acesso em: 10 set. 2020.
ARAÚJO, Carlos Alberto Ávila. Estudos de usuários da informação: comparação entre estudos de uso, de comportamento e de práticas a partir de uma pesquisa empírica. Informação em Pauta, Fortaleza, v. 1, n. 1, p. 61–78, jan./jun. 2016. Disponível em: http://www.periodicos.ufc.br/index.php/informacaoempauta/article/view/2970. Acesso em: 10 set. 2020.
ARAÚJO, Carlos Alberto Ávila. Imaginação e Sociabilidade: novos conceitos para o estudo de usuários da informação. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 16., 2015, João Pessoa. Anais [...]. João Pessoa: UFPB, 2015. v. 16, 18 p. Disponível em: http://hdl.handle.net/123456789/2836. Acesso em: 10 out. 2020.
ARAÚJO, Carlos Alberto Ávila. Information practices: the relevance of the concept to information user studies. Annals of Library and Information Studies (ALIS), v. 66, n. 3, p. 101-109, set. 2019. Disponível em: http://nopr.niscair.res.in/bitstream/123456789/51959/1/ALIS%2066%283%29%20101-109.pdf. Acesso em: 14 nov. 2020.
ARAÚJO, Carlos Alberto Ávila. Um mapa dos estudos de usuários da informação no Brasil. Em Questão, Porto Alegre, v. 15, n. 1, p. 11–26, jan./jun. 2009. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/EmQuestao/article/view/9317. Acesso em: 9 nov. 2020.
BRASIL. Lei 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. 1990. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L8069.htm. Acesso em: 7 out. 2019.
CARRIÓN RODRÍGUEZ, Guadalupe. Gloria Ponjuán Dante. Gestión de información en las Organizaciones: Principios, conceptos y aplicaciones. Investigación Bibliotecológica: archivonomía, bibliotecología e información, [Ciudad de México], v. 12, n. 24, p. 142-147, jan./jun. 1998. DOI: http://dx.doi.org/10.22201/iibi.0187358xp.1998.24.3867.
CELEPAR. Código de conduta e integridade. 2018. Disponível em: https://portais.pr.gov.br/intranet_celepar_gli/arquivos/file/Codigo_de_Conduta/Codigo_de_Conduta_e_Integridade_Celepar.pdf. Acesso em: 10 jun. 2020.
CHOO, Chun Wei. A organização do conhecimento como as organizações usam a informação para criar significado, construir conhecimento e tomar decisões. São Paulo: Ed. Senac/SP, 2006.
CÔRTES, Pedro Luiz. Administração de sistemas de informação. São Paulo: Saraiva, 2008.
DAVENPORT, Thomas. A ecologia da informação. São Paulo: Futura, 1998.
FIGUEIREDO, Nice Menezes de. Estudos de uso e usuários da informação. Brasília: IBICT, 1994.
GASQUE, Kelley Cristine Gonçalves Dias; COSTA, Sely Maria de Souza. Evolução teórico-metodológica dos estudos de comportamento informacional de usuários. Ciência da Informação, Brasília, v. 39, n. 1, p. 21–32, abr. 2010. DOI 10.1590/S0100-19652010000100002.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
GUGEL, Ivair. Sistema Estadual de Registro Escolar: uma ferramenta à serviço da escola pública. In: PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Superintendência de Educação. Os Desafios da Escola Pública Paranaense na Perspectiva do Professor PDE, 2014. Curitiba: SEED/PR., 2016. V.1. (Cadernos PDE). Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2014/2014_unioeste_gestao_artigo_ivair_gugel.pdf. Acesso em: 23 jun. 2020. ISBN 978-85-8015-080-3
INEP. Educacenso. 2020a. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/conselho-nacional-de-educacao/114-conhecaomec-1447013193/sistemas-do-mec-88168494/135-educacenso#:~:text=Educacenso%20%2D%20O%20Educacenso%20%C3%A9%20uma,levantamento%20%C3%A9%20feito%20pela%20internet. Acesso em: 25 jul. 2020.
INEP. Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. 2020b. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/ideb. Acesso em: 7 out. 2019.
LAUDON, Kenneth C.; LAUDON, Jane P. Sistemas de informação gerenciais. Tradução Célia Taniwaki. 11. ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2014.
LE COADIC, Yves François. A Ciência da Informação. Tradução Maria Yêda F. S. de Filgueiras Gomes. Brasília: Briquet de Lemos, 2004. Disponível em: http://portaldeperiodicos.eci.ufmg.br/index.php/pci/article/view/64. Acesso em: 30 jul. 2020.
MARCHIORI, Patricia Zeni. A ciência e a gestão da informação: compatibilidades no espaço profissional. Ciência da Informação, Brasília, v. 31, n. 2, p. 72–79, maio./ago. 2002. DOI 10.1590/S0100-19652002000200008.
MARTÍNEZ-SILVEIRA, Martha; ODDONE, Nanci. Necessidades e comportamento informacional: conceituação e modelos. Ciência da Informação, Brasília, v. 36, n. 1, p. 118–127, maio./ago. 2007. DOI 10.1590/S0100-19652007000200012.
MCGEE, James; PRUSAK, Laurence. Administrando a informação sob perspectiva do processo. In: MCGEE, James; PRUSAK, Laurence. Gerenciamento estratégico da informação: aumente a competitividade e a eficiência em sua empresa. 10. ed. Rio de Janeiro: Campus, 1994. p. 106–127.
MENDONÇA, Thais Carrier; VARVAKIS, Gregório. Análise do uso da informação para tomada de decisão gerencial em gestão de pessoas: estudo de caso em uma instituição bancária. Perspectivas em Ciência da Informação, v. 23, n. 1, p. 104–119, jan./mar. 2018. DOI 10.1590/1981-5344/2417.
MORESI, Eduardo Amadeu Dutra. Gestão da informação e do conhecimento. In: TARAPANOFF, Kira (org.). Inteligência organizacional e competitiva. Brasília: UNB, 2001. p. 111–142. DOI: 10.1590/S0100-19652002000300012.
OLIVEIRA, Ely Francina Tannuri de. Estudos métricos da informação no Brasil: indicadores de produção, colaboração, impacto e visibilidade. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2018. p. 48-49.
OLIVEIRA, Selma Maria de. Informação a serviço da escola: o Sistema Estadual de Registro Escolar (SERE) do Paraná. 2013. 136 p. Dissertação (Mestrado em Ciência, Gestão e Tecnologia da Informação) – Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2013. Disponível em: http://hdl.handle.net/1884/30025. Acesso em: 19 maio 2020.
PARANÁ. Secretaria da Educação. Censo escolar. 2011a. Disponível em: http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=223. Acesso em: 19 maio 2020.
PARANÁ. Secretaria da Educação. Resolução n. 4534, de 25 de outubro de 2011. Adequação das Instituições Escolares da Rede Estadual Pública da Educação Básica do Estado do Paraná, na organização do Ensino, gestão de espaço e distribuição de recursos humanos. 2011b. Disponível em: https://www.legislacao.pr.gov.br/legislacao/pesquisarAto.do?action=exibir&codAto=65747&indice=1&totalRegistros=2798&dt=24.6.2020.14.24.4.919. Acesso em: 24 jul. 2020.
PARANÁ. Secretaria da Educação. Resolução n. 4008, de 24 de agosto de 2012. Determinar às Instituições Escolares, para fins de organização e lotação nas funções administrativas, na atividade de docência, na função técnico pedagógica e na função de apoio, que se orientem pelos parâmetros. 2012. Disponível em: https://www.legislacao.pr.gov.br/legislacao/pesquisarAto.do?action=exibir&codAto=89097&indice=1&totalRegistros=1&dt=4.10.2019.21.30.26.749. Acesso em: 27 out. 2019.
PARANÁ. Secretaria da Educação. Sistemas de registro. 2011c. Disponível em: http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=81. Acesso em: 19 maio 2020.
PARANÁ. Decreto n. 8425, de 7 de dezembro de 2017. Aprova o Regulamento da Secretaria de Estado da Educação - SEED. 2017. Disponível em: https://www.legislacao.pr.gov.br/legislacao/pesquisarAto.do?action=exibir&codAto=186990&codItemAto=1168291#1168291. Acesso em: 13 out. 2020.
PARANÁ. Portal da Transparência. 2020. Portal da Transparência. Disponível em: http://www.transparencia.pr.gov.br/pte/pessoal/estrutura-organizacional/pages/pessoal/estruturaOrganizacional/exibir_estruturaOrganizacional?windowId=b75. Acesso em: 24 jul. 2020.
PERINI, Luis Cláudio. Administração de sistemas de informação: RH. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2009.
PRADO, Edmir Parada Vasques; SOUZA, Cesar Alexandre de. Fundamentos de sistemas de informação. Rio de Janeiro: Elsevier Campus, 2014. Disponível em: http://www.sciencedirect.com/science/book/9788535274356. Acesso em: 29 jul. 2020.
SHAPIRO, Carl; VARIAN, Hal Ronald. A economia da informação. In: SHAPIRO, Carl; VARIAN, Hal Ronald. A economia da informação. Rio de Janeiro: Elsevier Campus, 1999. p. 13–33.
TV PAULO FREIRE. Registro de Classe Online (RCO). [S. l.]: TV Paulo Freire, 2014. Disponível em: http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/modules/video/showVideo.php?video=18700#. Acesso em: 23 maio 2020.
WILSON, Thomas Daniel. Human Information Behavior. Informing Science: The International Journal of an Emerging Transdiscipline, v. 3, n. 2, p. 49–56, 2000. DOI 10.28945/576.
WILSON, Thomas Daniel. On user studies and information needs. Journal of Documentation, v. 37, n. 1, p. 3–15, jan. 1981. DOI 10.1108/eb026702.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os autores manterão seus direitos autorais e garantirão à revista o direito de primeira publicação de seu trabalho, que estará simultaneamente sujeito à Licença Internacional Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0). Os usuários podem ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar ou enlaçar os artigos completos desta revista, sem a necessidade de requerer permissão ao editor ou ao autor, desde que seu autor e sua primeira publicação sejam indicados. A licença não permite usos comerciais dos artigos publicados.
Os autores podem adotar outros contratos de licença não exclusivos para a distribuição da versão da obra publicada (ex: depositar em repositório institucional ou publicar em volume monográfico) desde que indicada a publicação inicial nesta revista.
Os autores são autorizados e recomendados a divulgar seus trabalhos pela Internet (por exemplo, em repositórios institucionais ou em seus sites) antes e durante o processo de submissão, o que pode levar a trocas interessantes e aumentar as citações de o trabalho publicado. Nesse caso, solicitamos que o cabeçalho do manuscrito indique: "Esta é uma versão pre-print enviada à Revista Informação na Sociedade Contemporânea (https://periodicos.ufrn.br/informacao)"
A Revista Informação na Sociedade Contemporânea adere aos principios e valores da publicação científica como expressos por AmeliCA para preservar o acceso aberto ao conhecimento científico sob modelos não comerciais.